De acordo com levantamento divulgado pela ABRACICLO,
Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas,
Bicicletas e Similares, a produção de motocicletas no acumulado do ano
totalizou 799.981 unidades, contra 908.947 em igual período de 2014,
equivalendo a um recuo de 12%. Na compração mensal, julho registrou queda de
13% em relação a junho, passando de 116.933 para 101.721 motos, além de um
decréscimo de 25,2% frente a igual mês do ano anterior (136.004).
As vendas no atacado – para concessionárias – chegaram a
752.747 motocicletas até o sétimo mês de 2015, volume 9,3% inferior ao
acumulado de 2014 (829.743). Quando comparado aos resultados de junho
(101.055), observa-se retração de 7,3% em julho, com 93.654 comercializações, e
queda de 17,1% em relação ao mesmo mês de 2014 (113.013).
No varejo, o acumulado de 2015 registrou 749.441 vendas,
o que representa retração de 10,6% ante o volume de 2014 (838.630). Em relação
ao mês anterior (101.102), houve um avanço de 6,6%. Já em comparação com o
mesmo mês de 2014 (121.012), a queda foi de 11%. Apesar de julho apresentar
dois dias a mais de comercialização em relação a junho – 23 e 21 dias úteis,
respectivamente –, a média diária de vendas no mês chegou a 4.684 unidades,
volume inferior (2,7%) ao da média de junho (4.814 unidades). Em relação à
média de julho de 2014, que registrou 5.261 vendas, a retração foi de 10,97%.
“As férias coletivas nas fábricas, localizadas no Polo
Industrial de Manaus, além das incertezas do contexto macroeconômico nacional
presentes no início do segundo semestre, incluindo crescimento da inflação,
risco à empregabilidade e baixa oferta de crédito para aquisição de veículos,
são os principais fatores impactantes para este cenário do setor. Apesar disso,
as montadoras permanecem confiantes e, inclusive, realizam lançamentos de novos
produtos. Acreditamos que o Salão Duas Rodas, a ser realizado de 7 a 12 de
outrubro, no Anhembi, em São Paulo (SP), trará vários atrativos aos
consumidores, podendo impulsionar o mercado de motocicletas”, declara Marcos
Fermanian, presidente da Abraciclo.
Exportações para Argentina e EUA
As exportações totalizaram 26.815 unidades de janeiro a
julho de 2015, o que representa um recuo de 49,3% frente a igual período de
2014, com 52.938 motos. Entretanto, em relação a junho (5.476 unidades), as
vendas externas de motocicletas em julho registraram alta de 56,6%, com 8.574
unidades. Os mercados externos que mais cresceram entre junho e julho foram
Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Canadá, Austrália, Bolívia e Costa Rica.Os resultados das exportações também são positivos na
comparação de julho passado com o mesmo mês de 2014, com ampliação de 14% nas
operações.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de
Duas Rodas
Com 39 anos de história e 12 associadas, a ABRACICLO –
Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas,
Bicicletas e Similares representa, no país, os interesses dos fabricantes de
transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por
objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.Representativa, a fabricação nacional de motocicletas –
majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as
seis maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na
quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as
fabricantes geram aproximadamente 16 mil empregos diretos no PIM.
MOTOCICLETAS
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BICICLETAS
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Frota nacional: mais de 20 milhões
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Frota nacional: mais de 70 milhões
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Produção anual: cerca de 1,4 milhão
de unidades |
Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades |
6º maior produtor mundial
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4º maior produtor mundial
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