Wagner Gonzalez |
Um dos últimos circuitos clássicos da F-1 mistura clima
instável com tração que encanta pilotos. A curva Eau Rouge é um do últimos
ícones que não sucumbiram ao mercantilismo da categoria, que volta à ativa no
próximo domigo e faz do GP da Bélgica uma das etapas mais aguardadas da
temporada. Na Stock Car brasileira o paulista Thiago Camilo venceu pela
terceira vez a Corrida do Milhão, disputada em Goiânia, e Nelsinho Piquet
venceu no Rallycross.
Batatas fritas e cervejas de
primeira
Viajar pela Bélgica é uma
das mais completas experiências que um turista pode experimentar, especialmente
no período primavera-verão do hemisfério norte. Se nas autoestradas a atração é
a iluminação que se destaca, pelas rodovias menores a paisagem campestre e o
onipresente cheiro de batatas fritas é pouca coisa mais forte que a atração que
as cervejas locais despertam aos hedonistas de plantão, jamais traídos pela
ausência de uma cozinha tão elaborada quanto a francesa, porém mais ace$$ível.
Para abrir o apetite sugiro provar a cerveja e o queijo produzidos pela Abadia
de Val-Dieu, que fica em . A alta dosagem alcóolica do líquido em questão casa
muito bem com o sabor refinado do sólido mencionado.
Se além disso você ainda curte automobilismo, na medida
que você se afasta de Liége, rumo sul, vai começar a ver indicações que vão
arrepiar seus pelos: Francorchamps, Malmedy, Spa, Stavelot... Sim, estamos na
região das Ardenhas e palco de um traçado imortalizado em cenas do filme Grand
Prix, anedotas sobre Carlos Pace, alguns acidentes espetaculares e muito mais.
Um dos lugares mais carismáticos do automobilismo mundial, Spa-Francorchamps já
sofreu amputações que reduziram sua extensão de 14, 08 km para metade disso.
Mesmo assim seu charme não
perdeu cidadania nem ímpeto: os mais fanáticos diriam que Spa é daquelas pistas
que separam homens de meninos, com certa razão: existisse um prêmio Nobel para
pilotos, quem faz a Eau Rouge de pé embaixo seria digno de, no mínimo, receber
menção honrosa. Heróis e adoradores, nenhum deles passa incólume a uma loja de
miniaturas situada a algumas centenas de metros da curva Maison Blanche, aquele
cotovelo para a direita no final na reta dos boxes. Os donos são fanáticos por
modelismo que expõem na vitrina modelos obscenamente raros e ultra-detalhados.
Spa também mexe com os
brasileiros por causa de sua topografia variada, coisa que exacerba as saudades
do velho Interlagos de oito quilômetros. A longa reta de Stavelot, iniciada
após a curva Eau Rouge, antecede um trecho em descida com à direita e à
esquerda para todos os gostos e um acerto de chassi e aerodinâmica dos mais
críticos: não se pode desprezar aquele bom trecho de pé embaixo em troca de uma
asa mais inclinada para manter o carro grudado ao chão nos trechos mais
sinuosos. Sem dúvida, é pista para quem entende do riscado.
Mais do que acelerar, frear e entender de muita
informática embarcada, pilotar nas colinas das Ardenhas requer uma habilidade
ainda mais próxima da dor no calo do mindinho do pé esquerdo do que dos
algoritmos analisados por um computador de última geração. Trocando em miúdos,
em Spa jamais chove por atacado, conta-se nos dedos da mão esquerda, e só
naquelas com unha encravada, quantas vezes caiu água em toda a pista no mesmo
instante. Coisas de microclima bem temperamental, daqueles capazes de consagrar
heróis, carimbar “inesquecível” em táticas equivocadas e pregar peças
homéricas, tudo isso só porque chove aqui mas não chove lá. E você só descobre
isso na hora que chega onde está molhado... . Em poucas palavras, poucas pistas
mostram claramente a real competitividade de pilotos e equipes e eficiência dos
carros.
Sauber e McLaren
vitaminadas...
Fernando e Felipe, Jenson e
Marcus, respectivamente líderes e coadjuvantes dessas duas equipes, estão
ansiosos para o final de semana: Ferrari e Honda prometeram entregar motores
mais potentes às equipes suíça e inglesa para o GP da Bélgica. Presente que vem
em boa hora: o traçado belga é daqueles onde o motor fala mais alto e assume
papel dos mais importantes.
FIA fecha o grid da F-1
2016...
A equipe Haas, que vai equipas
seus carros com o trem de força Ferrari na condição de cliente preferencial,
será a única novidade na lista de concorrentes do Campeonato Mundial de F-1 de
2016. A FIA (Federação Internacional do Automóvel) divulgou nos últimos dias
nota onde afirma que as duas propostas apresentadas não preencheram os
requisitos técnicos, financeiros e organizacionais exigidos para preencher as
vagas abertas para a categoria. O comunicado não informava o nome dos
candidatos reprovados mas sabe-se que a ART Grand Prix, organização liderada
por Nicolas Todt (filho do presidente da FIA) tinha planos de disputar a F-1 no
ano que vem.
...e adia o lançamento da nova
F-2
Prevista para ser reabilitada
a partir de 2016, a F-2 FIA teve seu renascimento postergado para, no mínimo,
2017. Aparentemente a falta de fornecedores de motores e fabricantes de chassis
seriam as causas da decisão.
Do acidente ao terceiro milhão
em duas semanas
O espetacular acidente que
sofreu em Curitiba no início do mês vai ficar marcado ainda mais intensamente
na carreira de Thiago Camilo: no domingo (16/8) ele venceu pela terceira vez a
Corrida do Milhão, cereja do bolo no calendário da categoria onde o ganhador
recebe o prêmio de R$ 1 milhão, fato inédito na história da categoria. Depois
de alinhar em décimo-primeiro e assumir o quarto lugar logo após a largada,
Camilo assumiu a segunda posição durante a janela de reabastecimento e teve a
vida facilitada quando Ricardo Maurício foi obrigado a abandonar a prova com
problemas mecânicos.
Depois de conquistar a
primeira edição do Campeonato Mundial de F-E, o brasileiro Nelson Piquet
conseguiu mais uma vitória no último fim de semana, desta vez na disputa da
etapa de Washington, DC, do Red Bull Global Rallycross Championship. Após a
prova de classificação, ele liderou as duas baterias eliminatórias, a semifinal
e final e subiu ao degrau mais alto do pódio ao lado do sueco Patrik Sandell
(segundo) e Ken Block.
WG
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