segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Primeiro simulador de colheita de cana do Nordeste é da Case IH

Alagoas é o primeiro estado do Nordeste a contar com um simulador de colhedora de cana, graças à parceria entre a Case IH, a concessionária TECMAQ e o Serviço Nacional de Aprendizagem  Industrial (SENAI). 

O equipamento doado pela fabricante foi instalado na unidade do SENAI de São Miguel dos Campos, região onde há grande concentração de produção de cana-de-açúcar, e inicia mais uma importante fase na profissionalização de mão de obra agrícola no Brasil. Nos últimos três anos, mais de 10 mil operadores foram treinados em simuladores da Case IH em todo país.

O simulador é composto de uma cabine da colhedora modelo A8800, uma das mais modernas do mercado, mantendo todos os comandos originais da máquina. O treinamento usa recursos de realidade virtual, como os que são usados na formação de pilotos de avião, para preparar os operadores de máquinas para as condições reais da colheita da cana. As técnicas de projeção mapeada permitem uma imersão total na experiência, fazendo com que o profissional visualize o canavial, controle as variáveis e corrija possíveis erros.

A capacitação dá condições para que os operadores aprendam desde a localização de botões e comandos no painel da máquina até a realização de manobras consideradas complexas, como a descida da colhedora das rampas de transporte. Segundo Ricardo Jorge de Oliveira, diretor da TECMAQ, concessionária Case IH que atende a região, com o crescimento da colheita mecanizada no Nordeste, há um grande interesse dos produtores rurais nessa modalidade de treinamento.  “Nessa primeira fase, dez usinas já demonstraram interesse em inscrever aproximadamente duzentos operadores, que deverão ser divididos em turmas de dez alunos cada uma”, afirma Oliveira.


De acordo com Edgardo Legar, responsável pela área de Treinamento do Cliente da Case IH, além de evitar falhas ou acidentes com as máquinas por falta de conhecimento técnico, o simulador ajuda a tirar o melhor proveito da colhedora, colaborando para o aumento da produtividade. “Outra vantagem do simulador é que ele não depende de condições externas, como o clima, para funcionar, e não interfere na operação da colheita”, completa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário