Uma das principais
competições do kartismo brasileiro, a Copa São Paulo Light de Kart disputa
neste sábado (22/8) a sexta rodada da temporada, nas modernas e confortáveis
instalações do Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). E uma das
principais atrações, além das acirradas disputas entre cerca de 100 pilotos
divididos em oito categorias será a primeira aparição pública do Fórmula Inter,
novo monoposto nacional que se propõe a servir de preparação para os pilotos
que saem do kart.
"Temos a satisfação de mostrar um carro
moderno e seguro, projetado e construído por brasileiros, dentro de nossa
realidade econômica, para impulsionar a carreira daqueles pilotos que querem
dar um passo à frente em suas carreiras, depois de se formarem na melhor
escola, que é o kartismo", enaltece Marcos Galassi, Diretor Executivo da
mais inovadora modalidade de Fórmula do país, que terá início em janeiro de
2016, através do Campeonato Paulista de Automobilismo, administrado pela
Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).
Com sua fórmula baseada em motores sorteados entre
os participantes e equalizados pela RBC Preparações, de Belo Horizonte (MG), a
Copa São Paulo Light se tornou uma grande referência no quesito preparação de
novos talentos no kartismo.
"O Paulista Light é uma excelente escola para
abastecer a Academia Fórmula Inter, que irá ministrar aulas de mecânica, dados,
pilotagem, media training, marketing, entre outras disciplinas complementares
para quem deseja se aprimorar na profissão", acredita o executivo, que
lembra que toda a dinâmica ficará sob a supervisão do reitor Roberto Pupo
Moreno, ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy.
Com equipamentos semelhantes os pilotos do
Paulista Light são expostos, desde as primeiras categorias, a trabalharem da
melhor forma possível a sua pilotagem e o acerto dos karts, fazendo com que a
parte de motorização não interfira tanto no resultado final das competições. Na
maioria das categorias da Copa São Paulo os motores são sorteados.
"Neste quesito também somos similares. Além
de todos os carros e motores serem de nossa propriedade, iguais e equalizados,
eles serão sorteados a cada corrida. O piloto entra só com o seu equipamento
pessoal, com o seu banco moldado que forneceremos, e com o jogo de pneus que
receberá após também ser sorteado quando novo e depois ficará sob sua
responsabilidade", destaca Galassi.
O Fórmula Inter
A Fórmula Inter adota o modelo "seat and
drive", ou seja, o piloto paga pelo aluguel do equipamento e dos serviços,
e ao chegar à pista para competir encontra o carro pronto para sentar e
pilotar. O valor da locação por prova para a temporada de 2016 é de R$
13.990,00. E como promoção de lançamento, o preço para a contratação antecipada
será de R$ 11.990,00 neste mês de agosto.
O Fórmula Inter tem grandes proporções - 4.320 mm
de comprimento e 1.800 mm de largura -, aerodinâmica estudada por Computer
Fluid Design, carenagem e asas produzidas pioneiramente por controle numérico
computadorizado (CNC), em compostos de fibra de carbono. O volante é em fibra
de carbono, com painel eletrônico "on-board".
Para segurança ele possui crash box dianteiro e
traseiro, side pods estruturais em plano inclinado - que evitam que o piloto
seja atingido por impacto lateral -, e habitáculo em fibra de carbono, com
extrator de banco e anel de segurança para a cabeça do piloto. As rodas são de
13 polegadas, com tala 8" na dianteira e 11" na traseira, calçadas
com pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros.
O Power train é composto por motor 2.0, quatro
cilindros, 16 válvulas, injeção direta, eletrônica Pro Tune, que gera 191 hp e
torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, acoplado a caixa de câmbio nacional com 4
marchas em "h". A velocidade máxima projetada em Interlagos é de 245
km/h.
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