Na vanguarda do segmento de veículos elétricos com o lançamento
do hatch LEAF, o modelo mais vendido do mundo com mais de 150 mil unidades
comercializadas desde 2010, a Nissan levou sua expertise para o eVADER, projeto
da Comissão Europeia que está desenvolvendo a próxima geração dos sistemas de
alertas sonoros para pedestres.
Em parceria com dez outros participantes do
consórcio, a marca japonesa colaborou com a criação de uma tecnologia que
produzirá sinais sonoros eficazes e segmentáveis para
alertar pedestres para a presença
de um veículo elétrico (EV, ou Electric Vehicle, em
inglês) nas proximidades e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto sobre os níveis
de poluição sonora.
A tecnologia
de alerta de pedestres é um tema atual por conta do crescimento das vendas de
carros elétricos, o que levou a discussões sobre os prós e contras do silêncio
proporcionado por esse tipo de veículo. Os baixos níveis de ruído são um grande
benefício, pois contribuem para a redução drástica da poluição sonora.
Como uma das
principais fabricantes veículos elétricos, e desenvolvedora do sistema Approaching
Vehicle Sound for Pedestrians (som
de veículos se aproximando para pedestres - VSP), item de série para seus
modelos elétricos (LEAF e e-NV200), a Nissan tem priorizado as pesquisas neste
assunto. David Quinn, líder do projeto e-VADER na Nissan, explica que a
segurança dos pedestres é de extrema importância para a marca. "É por isso
que já temos um alerta instalado em nossos carros elétricos como medida
preventiva. E, como líderes nesse segmento, estamos empenhados em melhorar
sempre. Nosso objetivo tem sido o de encontrar um ótimo equilíbrio entre os
carros serem percebidos pelas pessoas e a redução da poluição sonora",
completa.
A Nissan tem
desempenhado um papel pioneiro no desenvolvimento da tecnologia dos veículos
elétricos. Em 2010, com a introdução para o consumidor final do Nissan LEAF - o
primeiro veículo fabricado e vendido em série -, a empresa revolucionou o
segmento automotivo.
O som a ser
criado não tinha que ser apenas direcionado aos pedestres, mas deveria também
manter níveis reduzidos. Ruídos semelhantes aos de sirenes foram descartados
logo no início por serem considerados irritantes, altos e, em alguns casos,
emocionalmente perturbadores para alguns pedestres.
A versão final
do sistema possui uma câmera embutida no para-brisas do Nissan LEAF, que a
reconhece pedestres, ciclistas e outros que componentes do trânsito. No caso de
uma pessoa se aproximar do carro, seis alto-falantes de som direcionam o feixe
sonoro para alerta a pessoa da presença do veículo elétrico. O som é até cinco
decibéis mais baixo que o emitido por modelo convencional movido a gasolina ou
a diesel. A Nissan desenvolveu o sistema em um protótipo do LEAF, e demonstrou
sua aplicação em evento para a comunidade de deficientes visuais, em Barcelona,
Espanha, em dezembro de
2014. A receptividade da novidade foi muito positiva.
A pesquisa e
os resultados obtidos pelo projeto resultaram em um material de referência
inestimável para desenvolvimentos futuros nesta área – é provável que seja
utilizado para moldar a futura legislação da União Europeia sobre sons de
alerta para pedestres emitidos por veículos elétricos. Se desejar conhecer o
alerta do projeto, faça o download do arquivo neste link: http://www.newsroom.nissan-europe.com/download/media/specialfile/136171_1_5.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário