Parece ser consenso entre
os líderes da Fórmula Truck que para se chegar ao título desta 20ª temporada,
além de ser veloz é necessário muita constância, principalmente nos primeiros
lugares. Paulo Salustiano, segundo colocado no Campeonato Brasileiro, um ponto
atrás do líder Felipe Giaffone, também tem esse pensamento e tem conseguido se
manter nessa importante zona de pontuação em várias provas. Até agora ele
ganhou duas vezes no ano (Velopark e Santa Cruz do Sul) e chegou aos 240 pontos
contra 241 de Giaffone, que venceu três (Caruaru, Campo Grande e Goiânia). É se
manter no pódio o que Salustiano quer fazer na sétima etapa, dia 13 de setembro
em Curitiba.
“Este ano tem de ser uma temporada de muita
constância, pois temos muitos pontos em disputa. Tenho de terminar e pontuar o
máximo que puder. O problema é que, se alguma coisa de errado acontecer, posso
sair de Curitiba 50 pontos atrás ou 50 na frente. Estou focado em ser rápido e
em pontuar para ver se continuo brigando pelo título`”disse Salustiano, que
pilota o caminhão Mercedes-Benz 55 da equipe ABF.
Para o vice-líder, que devido a esse ponto (241 a
240) atrás do primeiro colocado usará um restritor que tira menos potência do
seu caminhão - o líder perde cerca de 70 cavalos enquanto que o segundo algo em
torno de 50 cv - a situação é tão complicada que quando, logo depois do final
da corrida de Santa Cruz, ele e Giaffone viram a classificação, um ficou triste
e o outro abriu um largo sorriso. Curiosamente quem ficou triste foi justamente
o líder, devido a continuar a usar o restritor menor numa pista como Curitiba,
em que os motores têm papel fundamental e ainda pela diferença mínima.
“Quando vi que estava em segundo e ele em primeiro
com essa diferença de um ponto, eu sorri e o Felipe ficou de cara fechada. Quem
não quer liderar um campeonato? Todos, mas estou contente por usar o restritor
do segundo colocado, pois Curitiba exige muito do motor e o restritor, com
certeza, fará bastante diferença. Vou tentar manter minha tocada e o ritmo da
última corrid”`, disse o piloto que tem três vitórias na mais popular categoria
do automobilismo da América do Sul, duas nesta temporada.
Salustiano se diz feliz por brigar pelo título com
Giaffone e Leandro Totti (terceiro colocado) dois pilotos que possuem títulos
da Fórmula Truck no currículo. Para ele, somente este fato já lhe dá orgulho.
Outro ponto que destaca é o fato de os caminhões Mercedes-Benz estarem lutando
diretamente com os Volkswagen, que se apresentavam como imbatíveis até o início
da temporada.
“Isso é resultado de muito trabalho de todos os
mecânicos da equipe ABF/Mercedes-Benz e do engenheiro de suspensão Pipo
Ferreira. Curiosamente ele é filho do Miguel Ferreira, e irmão do Marcelo
Ferreira, que cuidam dos caminhões da Volkswagen e da MAN, mas não existe troca
de informação entre eles. A Mercedes também tem colaborado na parte eletrônica
e tudo isso tem dado resultados positivos e que me levam a ver a perspectiva de
um sonho se concretizando”, disse Salu.
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