Em meios às discussões
sobre as novas exigências de transporte em São Paulo, a MAN Latin America, em
parceria com a Apta Caminhões e Ônibus, vai aproveitar a Transpúblico, que
acontece de 1° a 3 de setembro, para reforçar sua atuação no cenário de mobilidade
inteligente no país. No estande da marca, os visitantes poderão conferir o
chassi 18.280 OT Low Entry, desenvolvido para atender às novas legislações de
transporte de São Paulo, o Volksbus 17.230 OD, equipado com suspensão
pneumática integral e o 9.160, primeiro ônibus aprovado com ar-condicionado
para transporte de passageiros na capital paulista.
“Estamos atentos às mudanças para melhoria da vida
da população ao utilizar o transporte coletivo no Brasil. Portanto, estaremos
mais uma vez na Transpúblico para ratificar nosso comprometimento nesta questão
que, cada vez mais, merece a atenção das montadoras no Brasil. A mobilidade
urbana tornou-se um forte fator de competitividade nas cidades de todo o mundo
e por isso precisa ser discutida sempre, a fim de encontrar medidas de fato
mais sustentáveis”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing
e Pós-Vendas da MAN Latin America.
Com sua criação inspirada para atender às novas
exigências de remodelação do transporte de São Paulo, o Volksbus 18.280 Low
Entry estará exposto na Transpúblico com transmissão automática Voith Diwa 5,
mais uma opção de tecnologia para escolha do cliente, que também pode optar
pela já conhecida ZF Ecolife. Com balanço dianteiro adaptável e oferecido com
entre-eixo de 3.000 mm, o veículo permite diferentes alternativas de
carrocerias, que se adequam à melhor necessidade da operação. Ainda possibilita
ter portas em ambos os lados.
O chassi é equipado com motor MAN D08 EGR de seis
cilindros com 280 cavalos e suspensão pneumática. Concebido em sinergia com um
projeto europeu da MAN, o veículo apresenta novos conceitos de construção e
soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível
de padrão mundial. Como nesta configuração não há degraus para entrar e as
portas são largas, o tempo de parada nos pontos é menor resultando em aumento
de produtividade e redução na duração do percurso. Conta ainda com a
funcionalidade eletrônica de “ajoelhamento”, que facilita o acesso dos
passageiros.
Já o Volksbus 17.230 OD, com suspensão pneumática
integral, alia maior conforto com a economia e o desempenho de um veículo já
consagrado no mercado. O modelo está equipado com o motor MAN D08 de quatro
cilindros e é o único em sua categoria que não necessita de Arla 32. Está
dotado dos conjuntos de freios de 410 mm, que proporcionam ao veículo atributos
como maior durabilidade das lonas destes componentes, acarretando menor número
de paradas para manutenção.
Também estará em destaque o chassi 9.160 OD,
primeiro veículo aprovado pela São Paulo Transportes (SPTrans) para seu
ar-condicionado. Com isso, o modelo, equipado com carroceria Solum da AMD, está
liberado para o transporte de passageiros na capital paulista, seguindo as
configurações previstas para o próximo edital de licitação. A medida ratifica a
confiança na marca Volkswagen, já que mais de 70% dos micro-ônibus que circulam
no estado são da marca alemã.
Os aparelhos de ar-condicionado instalados no
Solum são do modelo Spheros cc 205, fabricados com componentes de alumínio, que
além de serem mais leves e recicláveis, reduzem o peso de veículo. Para facilitar
o trabalho do condutor, o comando do sistema é eletrônico e com mostrador
digital de temperatura e controle automatizado que mantém o aparelho na
temperatura programada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário