O automobilismo brasileiro
voltará a contar com uma categoria de monopostos para kartistas que desejam
seguir carreira nas grandes categorias nacionais e internacionais, dar
condições para que pilotos de todas as idades e experiências possam se
profissionalizar e viver do "negócio" competição, e democratizar o
acesso ao automobilismo através de uma oferta baseada em uma excelente relação
custo-benefício.
Estes são os objetivos da Fórmula Inter, a mais
inovadora modalidade de Fórmula do país, que terá início em janeiro de 2016,
através do Campeonato Paulista de Automobilismo, administrado pela Federação de
Automobilismo de São Paulo (FASP).
A categoria adota o modelo "seat and
drive", ou seja, o piloto paga pelo aluguel do equipamento e dos serviços,
e ao chegar à pista para competir encontra o carro pronto para sentar e
pilotar. O valor promocional de lançamento para a locação antecipada por prova
é de R$ 11.990,00. Todos os monopostos são propriedades da Formula Inter, e
portando, serão mantidos pela mesma, garantindo qualidade, segurança e
competitividade.
Além disso, a categoria irá oferecer a todos os
seus participantes acesso à Academia F.Inter, que irá ministrar aulas de
mecânica, dados, pilotagem, media training, marketing, entre outras disciplinas
complementares para quem deseja se aprimorar na profissão, tudo sob a
supervisão do ‘reitor’ Roberto Pupo Moreno, ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula
Indy. A primeira turma com 10 selecionados já está formada.
O F-Inter MG-15 foi desenvolvido graças a
experiência de mais de 45 anos de quem já fez história no automobilismo
brasileiro, e certificado por engenheiros de universidades nacional, que se
valeram das melhores práticas construtivas, dos mesmos softwares utilizados
pelos principais fabricantes de veículos de competição em todo o mundo, e dos
mais resistentes e avançados materiais, privilegiando a segurança, performance
e competitividade.
O nome Fórmula Inter é
uma homenagem à Interlagos, um dos circuitos mais famosos do mundo. Lugar onde
tantos fizeram história, onde tantos sonhos e paixões marcaram para sempre a
nossa memória.
O Fórmula Inter foi projetado e construído em São Paulo, nos arredores do
Autódromo de Interlagos. Seu projeto de engenharia foi testado, validado e
certificado em testes nos melhores softwares de simulação, que asseguram o
atendimento às melhores normas de segurança, resistência e eficiência
torcional.
Cerca de 95% dos componentes do carro foram desenvolvidos e são produzidos na
fábrica da Formula Inter. Além disso, foram adotadas soluções sustentáveis como
combustível etanol e tinta a base de água.
O carro tem um desenho inovador de grandes dimensões, e sua aerodinâmica foi
projetada utilizando os mesmos softwares (Computer Fluid Design) utilizados por
uma das principais equipes de Fórmula 1. A carenagem e as asas foram produzidas
pioneiramente no Brasil por controle numérico computadorizado (CNC), em
compostos de fibra de carbono, o que garante qualidade e elevado padrão de
acabamento.
Além de ter crash box dianteiro e traseiro, os destaques para a segurança vão
para os side pods estruturais em plano inclinado - que evitam que o piloto seja
atingido por impacto lateral -, e pelo habitáculo em fibra de carbono, com
extrator de banco e anel de segurança para a cabeça do piloto. O volante é em
fibra de carbono, com painel eletrônico "on-board".
O Fórmula Inter vai utilizar rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13
polegadas, com tala 8" na dianteira e 11" na traseira, que recebem
pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros.
O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção
direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, acoplado a
caixa de câmbio nacional com 4 marchas em "h". A velocidade máxima
projetada em Interlagos é de 245 km/h.
O modelo de participação será o de locação, através de uma organização
única, e compreende uma série de entregáveis que vão muito além da disponibilidade
do carro propriamente, e serão oferecidos imediatamente no fechamento do
contrato para toda a temporada. Trata-se de uma oferta completa para quem quer
começar ou permanecer no automobilismo.
Inclusos no pacote estão pneus e combustível necessários ao cumprimento dos
treinos oficiais, classificações e corridas, de acordo com o regulamento
técnico e desportivo a ser publicado ainda em 2015.
O valor da locação por prova para a temporada de 2016 é de R$ 13.990,00. E como
promoção de lançamento, o preço para a contratação antecipada será de R$
11.990,00 neste mês de agosto.
Muito mais que pilotar, o profissional do automobilismo deve estar
preparado para todos os desafios de uma carreira extremamente competitiva. A
missão da Formula Inter é oferecer os meios e a experiência de quem já chegou
lá para criar oportunidade de capacitação profissional dos pilotos.
Tendo como patrono Francisco Lameirão, ex-campeão de Fórmula Super Vê, e como
‘reitor’ Roberto Pupo Moreno, ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy, a Academia
irá formar pilotos em disciplinas como Marketing e Vendas, Media Training,
Comportamento, Mecânica, Tecnologia de Dados, Preparação Física e Psicológica,
Técnicas de Pilotagem, entre outras.
A
Incubadora de pilotos Fórmula Inter, iniciativa inédita no Brasil, é um
programa que visa formar jovens que sonham em ser piloto de automobilismo através
de um programa subsidiado.
Os pilotos foram selecionados através de um concurso realizado no facebook (www.facebook.com/formulainter ),
que mobilizou mais de 80 mil pessoas. Os 10 mais votados formam a primeira
turma da Incubadora de Pilotos Fórmula Inter: os paulistas Nikolas Gaigalas,
Leandro Montalvão, Luiz Menezes Júnior e Luan Giraldi, os catarinenses João
Antonio Bedin, André Lúcio Giotto e Joel Mendes Junior, os cariocas Daniel
Mageste e Thiago Izequiel, e o gaúcho Silvano Fernandes.
Além de participar de palestras e cursos ministrados na Academia Fórmula Inter,
bem como ter suporte comercial para venda de patrocínio, os escolhidos terão
direito a fazer uma corrida no campeonato de Fórmula Inter com o carro da
Incubadora.
O desempenho dos pilotos será medido regularmente e os cinco que atingirem as
maiores pontuações concorrerão a uma segunda corrida. O piloto que obter a
maior pontuação ao final da primeira turma ganhará a temporada de 2017
gratuitamente.
FICHA
TÉCNICA - FÓMULA INTER
Monoposto: F-Inter MG-15
Construtor: Minelli Racing
Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removível e side
pods laterais estruturais em plano inclinado
Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com
uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com
uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.
Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 embolos, distribuição de
carga dianteira e traseira regulável no cockpit.
Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.
Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8" dianteira e
11" traseira
Pneus: Pirelli PZero Slick - 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros
Caixa de Direção: Minelli Racing
Tanque de combustível: de borracha, capacidade 30 litros
Pintura: Sherwin Williams à base d’água
Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de banco
Banco de segurança: em fibra de carbono, removível
Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito
Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrônico
embutido
Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças
Aerofólio: Fibra de carbono, com 1.000mm regulável de 0 a 11 graus.
Asa: Fibra de carbono, com 1.800mm externo fixo em 11 graus
Flaps: em fibra de carbono, dianteiro 4 unidades reguláveis de O a 35 graus,
traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.
Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo
Dimensões:
Comprimento total: 4.320mm
Largura total: 1.800mm
Altura máxima: 1.000mm
Entre eixos: 2.465mm
Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm
Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm.
Peso: 520 kg sem combustível.
Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas
Coletor de admissão e escape: Minelli Racing
Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumínio para água
Sistema de Gerenciamento Eletrônico: Pro Tune Eletronic Systems
Potência: 191 hp a 6000 rpm
Torque: 21 kgfm a 6000 rpm
Câmbio: 4 marchas em H
Nenhum comentário:
Postar um comentário