quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Volkswagen do Brasil é reconhecida, pela 14ª vez, com o título de Empresa Amiga da Criança

A Volkswagen do Brasil acaba de receber, pelo 14º ano consecutivo, com o título de Empresa Amiga da Criança, concedido pela Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). O título reconhece as empresas que desenvolvem ações em benefício de crianças e adolescentes, filhos de funcionários e de comunidades, nas áreas de assistência social, educação e saúde.

A empresa recebeu o título pela primeira vez em 2002, e tem renovado anualmente o reconhecimento por meio de iniciativas realizadas pela Fundação Volkswagen e também pelo compromisso firmado com seus fornecedores contra o trabalho infantil.

A Fundação Volkswagen, que é responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 35 anos, oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados.

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliou para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Além de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo, neste ano a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso, Sergipe, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”.

A Volkswagen do Brasil conta com uma política de requisitos relacionados à sustentabilidade nas relações com os seus parceiros comerciais, que estabelecem normas que devem ser respeitadas por todas as empresas que integram a sua cadeia de suprimentos. Além disso, a empresa mantém nos contratos com as empresas parceiras, cláusulas de compromisso contra o trabalho infantil, entre outros pontos.

As cláusulas dos documentos estabelecem diversas obrigações aos aderentes, entre as quais a erradicação do trabalho infantil e escravo, a utilização de madeira certificada e a adoção de práticas comerciais justas, éticas e solidárias, baseadas na eliminação de qualquer discriminação de raça, gênero e religião.

Os produtos e serviços provenientes dos fornecedores, assim como seus processos produtivos, também devem minimizar os riscos de danos ao meio ambiente e à saúde da população em geral. As empresas fornecedoras da Volkswagen também devem apoiar, participar ou desenvolver projetos, campanhas e programas que contribuam com a educação e a melhoria das condições sociais. Os documentos ainda requerem que os fornecedores adotem princípios anticorrupção, antifraude, antitruste e de combate à propina em sua governança corporativa.

Criado em 1995, pela Fundação Abrinq, o Programa Empresa Amiga da Criança mobiliza e reconhece empresas que realizam ações sociais para o público interno e comunidade, promovem e divulgam os direitos da criança e do adolescente.

Inicialmente, o Programa Empresa Amiga da Criança era voltado para a prevenção e erradicação do trabalho infantil e o estímulo às empresas para a realização de ações sociais na comunidade. Posteriormente, em 2001, o Programa ampliou suas prioridades e convidou as empresas a desenvolverem ações sociais também para seu público interno.

O Programa Empresa Amiga da Criança tem como objetivo geral engajar o setor empresarial na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Para tanto, o Programa se propõe a:
Reconhecer por meio do título de Empresa Amiga da Criança, as empresas que desenvolvam ações em benefício de crianças e adolescentes, filhos(as) de funcionários(as) e de comunidades, nas áreas de assistência social, educação e saúde;
Estimular o aprimoramento das ações sociais para crianças e adolescentes desenvolvidas pelas empresas;

Contribuir para que as empresas reconhecidas pelo Programa sejam valorizadas por sua atuação social junto ao público infanto-juvenil.

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