Onda azul nos lançamentos automotivos
Qual a sua cor de carro
preferida? Se você respondeu branca, saiba que esta é a tonalidade escolhida
pela maioria das pessoas do mundo na hora de comprar um veículo novo. Mas já
observou que novas cores estão em evidência pela indústria automotiva em seus
lançamentos? O azul, por exemplo, parece ser a nova cor da vez, pelo menos na
hora dos fabricantes anunciarem seus novos produtos.Os consumidores buscam,
cada vez mais, produtos diferenciados e personalizados, a fim de expressar seus
valores e preferências individuais.
Acostumado com o dia-a-dia de novidades no mercado
brasileiro comecei a observar que as novidades estavam pintando sempre de azul:
Novo Fox, Ford Focus, Audi TT e Q3, Subaru WRX e WRX STI, Nissan New March,...
a lista será extensa, mas isso revela uma nova tendência de cores para nossas
ruas.
Por enquanto, o branco é a cor
mais popular do mundo entre os carros, com 29% da preferência. No Brasil, a
tonalidade é usada por táxis em algumas cidades e, por isso, guarda certa
rejeição — embora isso não interfira tanto. Inclusive, certa vez avaliando um
New Fiesta Sedã pelas ruas do Recife, observei um pedestre acenando em minha
direção, acreditando ser um táxi.
Vale ressaltar que, dentro da
cor branca, os compradores preferem a cor sólida (19%) à perolizada (10%). Em
segundo lugar aparece a elegante cor preta, com 19% de popularidade. O problema
é que sujeiras e riscos na carroceria ficam mais evidentes em carrocerias
pintadas nesta tonalidade.
O prata já foi a cor preferida
dos motoristas, mas hoje ocupa apenas a terceira colocação, com 14% da
preferência mundial. Pesa a seu favor a pouca desvalorização que agrega ao
carro e a menor exposição a riscos e sujeiras.Apesar de muitos a considerarem
sem graça, o cinza é outra cor tradicional. Tanto é que aparece nas primeiras
colocações, com 12% dos votos.
Fechando o "Top 5" das cores preferidas de
carros está o vermelho, com 9% de incidência mundial, cor que costuma reforçar
a esportividade do veículo e muito usada por montadoras em lançamentos.
Outra cor queridinha em
comerciais e lançamentos é o azul, que aparece em sexto, com 6% da preferência
global.
Desenvolvimento de novas cores
- Em sintonia com essa tendência, a Volkswagen do Brasil tem ampliado a oferta
de opções de cores para seus produtos. Em apenas cinco anos, o portfólio de
cores da marca aumentou em 77%.
Para comparação, os
lançamentos da linha Volkswagen 2010, quando chegaram ao mercado, contavam com
um “menu” de 13 cores.
Na atual linha 2015, esse
total foi ampliado para 23 opções de cores, entre sólidas, metálicas e
perolizadas, estrategicamente disponíveis de acordo com a proposta de cada
modelo.
A criação de novas cores é
baseada em novas tendências do mercado, visando atender as necessidades e os
desejos dos consumidores. Segundo o diretor de Design & Package da
Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga: “Para a Volkswagen do Brasil, o
fundamental é que, além de tendência, a cor seja perene, durável e agradável
por muitos anos. Portanto, nem toda tendência de moda se aplica. Pode-se dizer
que o trabalho de pesquisa de tendências é intercalado com a análise de mercado
e dos desejos e expectativas do consumidor nos mercados em que o veículo será
ofertado”.
Quando o assunto é tendência,
a supervisora de Color&Trim da empresa, Marilia Biill, conta que o verde,
por exemplo, é uma forte tendência de moda, porém é de aceitação restrita no
mercado brasileiro.
Já o azul se mantém muito
forte, principalmente em tons mais escuros. “Isso mostra que a Volkswagen está
no caminho certo.
Em 2014, a marca apostou nos
azuis, com destaque para o ‘Azul Acqua’, exclusivo para o Novo Fox; o ‘Azul
Cobalto’, exclusivo para o SpaceFox; e o ‘Azul Night’ e o ‘Prata Lunar’,
oferecidos em quase toda a linha 2015”, disse.
A Volkswagen também busca
sempre manter espaço para as cores duradouras, como os amarelos, laranjas e
vermelhos, geralmente oferecidos em versões mais esportivas. Para o lançamento
da Nova Saveiro Cross e Gol Rallye, por exemplo, a marca lançou o sólido
“Laranja Canyon”, em substituição ao “Laranja Atacama”, que nasceu como cor de
lançamento para o CrossFox 2011. E, graças à sua boa aceitação, estendeu a
opção para outros produtos. Já para o Novo CrossFox, foi criado o exclusivo
“Laranja Sahara”, com efeito metálico.
Os vermelhos mais escuros
também fazem sucesso entre os clientes que gostam de cores vibrantes, mas em
tons mais escuros e sofisticados, como é o caso do metálico “Vermelho Ópera”,
oferecido em toda a linha Volkswagen 2015, e do “Vermelho Wine”, exclusivo para
o Novo Space Cross.
Conheça o processo de criação
das cores da marca - A
equipe de Design de Acabamentos (Color&Trim) da Volkswagen do Brasil
desenvolve as cores da carroceria e também das peças plásticas internas e
externas do veículo.
O desenvolvimento e
implementação de novas tonalidades acontece de forma multidisciplinar, com o
envolvimento de diversas áreas da empresa como Design, Marketing, Engenharia,
Compras, Finanças, Laboratório de Materiais, entre outras, e em conjunto com
parceiros externos, como os fabricantes e fornecedores de tintas e pigmentos.
O processo de desenvolvimento
de novas cores parte de uma pesquisa de tendências de moda, consumo,
comportamento e mercado.
Com estes dados, os designers
criam um “briefing” que orienta os fornecedores quanto às necessidades da
Volkswagen para os novos produtos. Para chegar nessas ideias, a designer
responsável por cores na Volkswagen do Brasil, Telma Blasquez, e mais dois
coloristas fazem testes, estudos e misturas de cores na cabine de pintura
criada especialmente para a área de Design realizar suas alquimias.
O próximo passo fica por conta
dos fabricantes de tinta: apresentar propostas ao Design, que seleciona as
amostras e solicita ajustes e correções de tonalidade, brilho e pigmentação, a
fim de chegar a uma cartela de cores novas que atenda às necessidades de Design
e futuramente às expectativas do consumidor.
Os departamentos de Engenharia
e Laboratório de Materiais da Volkswagen do Brasil também orientam os
fornecedores quanto às exigências técnicas relacionadas a emissões,
durabilidade e demais especificações de qualidade das tintas, peças e
pigmentos.
Com isso, algumas melhorias de
desenvolvimento são necessárias para ajustar cada proposta de cor e assim novas
amostras são submetidas a testes e avaliações até atenderem à aparência e aos
requisitos técnicos necessários.
PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica,
além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal
Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a
Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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