A região de Campinas, no interior de São Paulo, agora
pode contar com a expertise da marca Iveco Bus no transporte de passageiros.
Foram entregues seis chassis 170S28 para a Viação Vitali, tradicional empresa
do setor, que atua desde 2008 no transporte de passageiros e de cargas, e
conta com uma frota de 65 ônibus.
Para Albenzio Callegari, proprietário da Vitali, fatores
como a potência do motor e a confiança na marca foram pontos fundamentais na
hora de escolher o chassi. "No nosso ramo, é fundamental contar com
veículos de qualidade e que proporcionem uma viagem segura e confortável para
os passageiros." O executivo ressalta ainda que a linha de crédito
oferecida pelo Banco CNH Industrial foi outro ponto que facilitou a negociação.
O modelo de 17 toneladas é fabricado no Complexo
Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), e conta com um motor N67, da FPT
Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor é capaz de gerar potência
máxima de 280 cv. A transmissão utilizada é ZF, manual, de seis marchas, com
escalonamento compatível com as operações urbanas e rodoviárias.
Humberto Spinetti, diretor de Negócios de Ônibus da Iveco
para a América Latina, destaca a importância da venda, que marca a entrada
da Iveco Bus em Campinas. "Nossos produtos já rodam por importantes
regiões, como Minas Gerais, Porto Alegre e Pernambuco, e agora passam também a
atender o mercado campineiro de transporte. Esse é mais um importante passo para
a consolidação da marca no Brasil." A Iveco Bus já detém uma parcela
importante do mercado de ônibus europeu, com uma proporção de um veículo para
cada cinco rodando.
Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de
Campinas (Emdec), o sistema de transporte público de Campinas conta com 1.252
ônibus em operação, rodando em 206 linhas municipais. Nos últimos 12
meses, o Sistema Intercamp registrou uma média de 634 mil passageiros por dia
útil e 15,6 milhões de passageiros por mês.
O chassi 170S28U apresenta evoluções tecnológicas para
oferecer ao cliente a garantia de um produto robusto. Com um reforço
estrutural, o projeto foi pensado para dar resistência extra ao veículo nas
aplicações urbanas e de fretamento, facilitando a manutenção e diminuindo, por
exemplo, o tempo de treinamento dos funcionários que farão a revisão dos
ônibus.
A força do modelo da Iveco Bus deve-se ao motor N67, da
FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com
sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima
de 280 cv, a maior do segmento. O torque chega a 950 Nm, já disponíveis na
faixa de 1.250 a 1.950 rpm. A curva plana de torque e a grande disponibilidade
de força em baixas rotações garante, de uma só vez, mais economia de
combustível e mais conforto para o motorista, evitando constantes trocas de
marchas.
Desenvolver um veículo de transporte de passageiros
envolve tecnologia avançada para garantir conforto e bem-estar a bordo. O
chassi 170S28 foi projetado também com esse foco. A transmissão utilizada é ZF,
manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações urbanas
e rodoviárias. O sistema permite uma condução mais suave e melhor desempenho
operacional, sem deixar de lado a economia de combustível.
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