O novo Audi A4
está entre os carros mais seguros de sua categoria. O consórcio europeu Euro
NCAP atribuiu ao modelo a pontuação máxima de cinco estrelas no quesito
segurança de adultos e crianças, assim como em proteção de pedestres.
O A4 também recebeu o "Euro NCAP avançado", prêmio especial pelo
sistema de assistência de freio multicollision,
equipamento de série, e para o sistema básico Audi pre sense, que está disponível como opcional. O assistente
de freio multicollision trava automaticamente os freios do carro no caso de um acidente, reduzindo
assim o perigo de derrapagem, bem como o risco de colisões maiores. Já o Audi pre sense reforça o cinto de segurança em situações
de risco e fecha as janelas e o teto solar.
Outro elemento-chave entre os itens de segurança do A4 é o sistema de
assistência Audi pre sense city – um aviso antecipado e função de frenagem de emergência – também de série.
Em velocidades de até 85 km/h, o dispositivo verifica se há outros veículos ou
pedestres no caminho. Se houver risco de uma colisão, o sistema avisa o
motorista em várias fases: primeiro visualmente e acusticamente e, em seguida,
por um solavanco nos freios. Finalmente, desencadeia uma frenagem de emergência
automática caso seja necessário.
Há ainda uma série de outros sistemas de assistência que aumentam a segurança
do A4, incluindo os assistentes anti-colisão, de curva e de saída. Enquanto o
anti-colisão ajuda o condutor a dirigir perto de algum obstáculo, o assistente
de curva monitora o tráfego próximo a curvas por meio do fluxo de tráfego em
baixa velocidade. Em uma situação perigosa, o sistema freia o carro até a total
parada para impedir a entrada em uma curva ou esquina quando o tráfego está
parado.
O aviso da saída minimiza o risco de batidas ao abrir as portas. Os LEDs que
acendem na cor vermelha avisam os ocupantes para não abrir as portas quando
outros veículos se aproximam por trás.
Fundado em 1997, o Programa de Avaliação de Veículos Novos (NCAP) investiga o
desempenho de novos modelos de automóveis em casos de acidentes. Em 2015,
o consórcio passou a realizar testes de colisão de impacto frontal e lateral
ainda mais exigentes a fim de refletir cenários reais de acidentes com mais
precisão.
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