A personalidade única do Toyota C-HR demonstra a
flexibilidade que a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) ofereceu
aos desenvolvedores do veículo em três áreas: design, motor e dinâmica,
possibilitando que eles entregassem uma proposta renovada no segmento crossover,
principalmente no que se refere a suas linhas de estilo cupê.
Como resultado, o Toyota C-HR mantém-se fiel às
características do carro-conceito que atraiu tantos olhares nos salões de Paris
em 2014 e Frankfurt, em 2015. Além disso, o modelo traz uma novidade para o
segmento com a introdução de um inédito propulsor 1.8L híbrido, possibilitando
que a experiência ao dirigir seja perfeitamente alinhada com o estilo de vida
urbano atual e com um nível de eficiência nunca visto no segmento crossover.
Finalmente, conduzido pela visão de seu engenheiro-chefe,
Hiroyuki Koba, "Resposta, linearidade e consistência", a
dirigibilidade do C-HR foi inspirada nos modernos hatchbacks no que se refere à precisão e
controle da direção, em virtude do aperfeiçoamento da nova plataforma Toyota e
de seu baixo centro de gravidade. O intuito foi possibilitar que o C-HR fosse
prazeroso ao dirigir, não somente nos grandes centros urbanos, mas nas estradas
pelo mundo afora, independente da condição do pavimento, oferecendo excelente
controle e dirigibilidade.
Destaque-se com paixão
Consciente do já congestionado mercado de crossovers,
o time de desenvolvimento decidiu desde o início por uma abordagem centrada em
uma clara e única imagem do cliente.
Ele é um motorista impulsionado pela emoção, que quer se
destacar e gosta de ser o primeiro a curtir produtos e experiências novas. Ele
busca por estilo e vê o carro como uma extensão de sua personalidade. E, uma
vez que ele vive majoritariamente na cidade, seu carro precisa acompanhá-lo ao
se movimentar pelo tráfego dos grandes centros urbanos.
Linhas de estilo cupê
Em resposta aos gostos e necessidades deste cliente, o
Toyota C-HR apresenta um estilo distinto que traz dinamismo e fluidez ao
mercado crossover. O produto final
permanece notavelmente fiel ao carro-conceito que foi mostrado pela primeira
vez no Salão de Paris, em 2014.
Apresentando uma carroceria inspirada no diamante, com a
parte que circunda as rodas enfatizando o conceito de força e robustez, a
estrutura modulada do C-HR combina um perfil de teto baixo com um vão livre
elevado do solo em uma cabine de estilo cupê elegante.
A frente representa uma evolução no conceito de
identidade visual Keen Look da Toyota. A grade superior flui a partir da
logomarca, no centro, até encontrar as extremidades dos faróis finos de LED de
estilo agressivo, que envolvem completamente a frente do veículo até as
laterais.
Na traseira, destaca-se a abertura das portas localizada
na parte superior e as lâmpadas de LED em formato de bumerangue, transmitindo
uma característica ainda maior de agressividade e robustez ao crossover.
O C-HR é o resultado de uma cooperação global entre os
três centros de design da Toyota localizado em três continentes diferentes e
foi capitaneado por Kazuhiko Ozawa, designer chefe do projeto. O desenho
exterior original foi criado pelo estúdio de design Calty, na Califórnia.
Motor
O Toyota C-HR será equipado com uma gama de motores
desenvolvida para entregar exatamente o prazer ao dirigir que esse cliente
procura.
Equipado com a mais nova geração do propulsor híbrido, o
C-HR tem emissões de CO2 menores
que 90 g/km, inigualáveis em seu segmento. Entregando 120 cv de potência, o
novo motor 1.8L é mais leve e eficiente, além de oferecer um desempenho melhor
que seu antecessor. Além disso, mudanças em seu desenho resultaram em uma
eficiência termal da ordem de 40%. Outros componentes também ficaram mais
leves, menores e foram reposicionados na busca pela otimização do sistema, além
de contribuir para o centro de gravidade mais baixo do carro.
O Toyota C-HR ainda possui uma versão 1.2L turbo de 113 cv
de potência, que fez sua estreia no compacto Auris. Nele, é possível escolher
uma transmissão manual de seis velocidades ou uma automática CVT, esta
disponível nas versões 4x2 e 4x4. Para fechar as opções de motorizações, ainda
estará disponível uma versão 2.0L com câmbio CVT apenas em alguns mercados.
Além do crossover
Com o seu centro de gravidade baixo e suspensão traseira
multilink, a nova plataforma TNGA formou um ponto de partida ideal para
garantir que todas as características do chassi pudessem ser concebidas para
obter uma resposta imediata e natural às ações do motorista.
Em particular, a direção foi concebida para ser
perfeitamente linear, fazendo com que o Toyota C-HR tenha uma precisão de
condução muito superior à média dos crossovers.
Avançados equipamentos de
segurança
Em linha com a estratégia da Toyota de democratizar
avançados equipamentos de segurança, o C-HR será equipado com tecnologia
usualmente reservada para modelos de segmentos superiores. O Toyota Safety
Sense System, que será oferecido como equipamento de série no C-HR, inclui
itens como: sistema de pré-colisão, alerta de troca de faixa, Road Sign Assist
e Automatic Highbeam, bem como detecção de pedestres e cruise control
adaptativo.
Produção
O Toyota C-HR será produzido na planta industrial da
empresa em Sakarya, Turquia. Esta é a primeira vez que um modelo híbrido será
produzido naquele país.
O Toyota C-HR é uma das estrelas da marca no Salão de
Genebra 2016, que ocorre de 3 a 13 de março.
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