A
Volkswagen do Brasil acaba de receber, pelo 15º ano consecutivo, o título de
Empresa Amiga da Criança, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da
Criança e do Adolescente. O título reconhece as empresas que desenvolvem ações
em benefício de crianças e adolescentes, filhos de funcionários e de
comunidades, em áreas como assistência social, educação e saúde.
A empresa
recebeu o título pela primeira vez em 2002 e tem renovado anualmente o
reconhecimento. Entre os trabalhos de responsabilidade social da Volkswagen do
Brasil estão os projetos de Educação e Desenvolvimento Social oferecidos pela
Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da companhia há 36
anos. A Volkswagen do Brasil também solicita responsabilidade social de seus
fornecedores, por meio de contrato, incluindo cláusulas que proíbem o trabalho
infantil e escravo, por exemplo. Ao receber o reconhecimento, a Volkswagen do
Brasil tem autorização para continuar utilizando o selo Empresa Amiga da
Criança, por mais um ano, em seus materiais de comunicação, site, produtos,
entre outros.
Fundação Volkswagen
já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil
A
Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de
Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a
instituição já beneficiou na última década, até 2015, 1.437.884 alunos em todo
Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de
441 cidades, em 18 Estados brasileiros. Os projetos de Desenvolvimento Social,
por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.
Em seu histórico
de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu os Estados de Alagoas, Amapá,
Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do
Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro,
São Paulo e Sergipe.
Os
projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da
Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida
em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três
de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade”
e “Instituto Baccarelli”.
Compromisso
Público de Sustentabilidade pelos Fornecedores
A Volkswagen do
Brasil foi pioneira no setor automobilístico brasileiro a assumir o compromisso
público formal de requerer de seus fornecedores condutas voltadas ao bem-estar
social e à preservação do meio ambiente. A empresa registrou em cartório os
documentos "Condições Especiais de Compra para Fornecimento
Sustentável" e "Condições de Sustentabilidade", que estabelecem
normas de sustentabilidade para todas as empresas que integram a sua cadeia de
suprimentos e também para as instituições financeiras e seguradoras com as
quais mantém relações.
As cláusulas dos
documentos estabelecem diversas obrigações aos aderentes, entre as quais a
adoção de práticas comerciais justas, éticas e solidárias, baseadas na
erradicação do trabalho infantil e escravo e na eliminação de qualquer
discriminação de raça, gênero e religião.
Os produtos e
serviços provenientes dos fornecedores, assim como seus processos produtivos,
também devem minimizar os riscos de danos ao meio ambiente e à saúde da
população em geral. As empresas fornecedoras da Volkswagen também devem apoiar,
participar ou desenvolver projetos, campanhas e programas que contribuam com a
educação e a melhoria das condições sociais. O documento ainda requer que os
fornecedores adotem princípios anticorrupção, antifraude, antitruste e de
combate à propina em sua governança corporativa.
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