Uma centelha para o futuro: A apresentação do
Mission E Cross Turismo da Porsche no Salão de Genebra é um estudo conceitual
de um Cross Utility Vehicle (CUV) elétrico. Esse veículo para todo terreno é
direcionado para pessoas com um estilo ativo que gostam de passar seu tempo
livre viajando, praticando esportes ou outras atividades ao ar livre. Graças à
tração nas quatro rodas, diferentes tipos de terrenos podem ser explorados com
facilidade, conta com um interior espaçoso para levar equipamento esportivo de
todos os tipos. Sistemas de montagem modernos facilitam levar pranchas de surf
ou uma bicicleta elétrica Porsche.
As vantagens desse carro de quatro portas e quatro lugares incluem o design
emocionante, com elementos off-road marcantes, assim como o novo conceito de
mostradores e controle com telas sensíveis ao toque e acompanhamento do olhar.
O veículo conceito com 4,95 metros de comprimento está pronto para ser
carregado na rede de carga rápida de 800 volt e também pode ser carregado via
indução através de uma estação de carga ou por um sistema Porsche de
gerenciamento doméstico de energia. Pronto para a estrada, o Mission E Cross
Turismo é uma continuação do estudo Mission E que a Porsche apresentou no Salão
Internacional de Frankfurt em 2015.
Um capô baixo entre para-lamas poderosamente curvados: mesmo à primeira vista,
a dianteira do Mission E Cross Turismo revela claramente seus laços com o
icônico carro esporte Porsche 911. As entradas de ar verticais na frente, conhecidas
como "cortinas de ar" são um dos marcantes detalhes de design do
carro. Faróis Matrix LED representam outro destaque de estilo. As típicas luzes
de condução diurna da Porsche com quatro pontos evoluíram, tornando-se
estreitos elementos de vidro tridimensionais. Incrustradas em quatro aletas
flutuantes, essas luzes também incluem o novo indicador de quatro pontos. Além
disso, o veículo é beneficiado pelo facho alto de alta performance Porsche
X-Sight. Os elementos off road de design incluem arcos robustos das rodas e
soleiras, o visual impactante do defletor dianteiro e saia traseira, juntamente
com altura em relação ao solo mais elevada.
A silhueta é marcada pela linha de teto esportiva que desce no sentido da
traseira chamada "flyline" pelos designers da Porsche. Esse item
reflete a traseira do Panamera Sport Turismo. O design dinâmico das janelas
laterais também é típico do estilo da Porsche. Os amplos para-lamas e laterais
com aspecto tridimensionais, com saídas de ar atrás das caixas de rodas dianteiras
reforçam a personalidade crossover esportiva do veículo conceito que tem 1,99
metro de largura. Saias laterais diferenciadas com visual off-road e rodas de
20 polegadas com pneus 275/40 R 20 são alguns dos outros detalhes que definem o
veículo.
Com sua pintura exclusiva cinza claro metálico, o estudo é reconhecido
imediatamente como um Porsche quando visto de trás. Além do defletor esportivo
que flui junto ao teto, o veículo também apresenta a tradicional faixa luminosa
ocupando toda a sua largura. O logotipo da Porsche iluminado em branco tem
letras de vidro e está incrustrado dentro de uma cobertura tridimensional com
um grafismo lembrando um circuito. Quando o veículo está sendo carregado, a
letra "E" da marca Porsche fica pulsando e as linhas do circuito
também piscam, proporcionando aos clientes uma impressionante experiência
tangível do fluxo de energia do veículo. O grande teto de vidro panorâmico que
se estende do para-brisa até a tampa traseira cria uma generosa sensação de
espaço.
O Mission E Cross Turismo dá uma ideia sobre como uma versão Turismo de
produção em série com atributos de cross utility poderia parecer: um veículo
que é adequado na mesma medida para viagens, para a vida diária e para aventura
e um versátil companheiro na cidade ou no campo. O modelo crossover tem como
público alvo pessoas com um estilo ativo que gostam de passar seus momentos de
lazer viajando, praticando esportes ou outras atividades ao ar livre.
O interior mostra uma interpretação inteiramente nova de elementos clássicos da
Porsche, transportados para a era digital. Tomando como exemplo o painel de
instrumentos, esse componente dá ênfase à largura do veículo e consiste de uma
seção superior e inferior com formato de asa. O painel tem uma disposição
claramente horizontal, com um mostrador ultra largo para o motorista e o
passageiro. O conjunto de instrumentos flutuante é curvado e inclinado para o
motorista e consiste de três grafismos de mostradores circulares, exibidos
digitalmente em telas TFT. O console central entre os bancos dianteiros se
eleva na direção do painel. Juntamente com a iluminação ambiente, a luz
indireta do console central cria uma atmosfera especialmente única.
Dois motores síncronos permanentemente acionados com potência de sistema acima
de 600 hp (440 kW) aceleram o Mission E Cross Turismo até 100 km/h em menos de
3,5 segundos e até 200 km/h em menos de 12 segundos. Esse desempenho soma-se ao
nível de energia contínuo inédito entre veículos elétricos: múltiplas
arrancadas sucessivas são possíveis sem perda de performance. A tração integral
controlada sob demanda com o Porsche Torque Vectoring que distribui
automaticamente o torque para as rodas individualmente, transfere a força para
a pista.
O chassi: suspensão pneumática adaptativa para mais conforto e agilidade
O esterçamento nas quatro rodas contribui para a exemplar agilidade e
estabilidade desse veículo, enquanto a suspensão pneumática adaptativa permite
um aumento de até 50 milímetros na distância do solo. O Porsche Dynamic Chassis
Control (PDCC - controle dinâmico do chassi) é outro item disponível a bordo. O
sistema proporciona estabilização de rolagem ativa e evita a inclinação lateral
do veículo nas curvas. Ele também diminui a instabilidade lateral em terrenos
acidentados.
Um ponto alto do Mission E Cross Turismo é o novo conceito de display e
controles. Operação intuitiva e informações, tais como o display head up
posicionado otimamente no campo de visão do motorista, não causam distrações.
E, graças a novas soluções de conectividade, o veículo pode ser integrado
perfeitamente a um estilo de vida digital. O resultado é uma experiência de uso
completamente única.
Display para o motorista com acompanhamento dos olhos: O conjunto de
instrumentos possui três mostradores virtuais redondos. Eles são designados
para as categorias Porsche Connect, Performance, Drive, Energy e Sport Chrono.
Usando uma câmera no espelho retrovisor interno, o sistema de acompanhamento
dos olhos pode reconhecer para que instrumento o motorista está olhando. Os
displays nos quais o condutor está interessado podem assim ser movidos para a
frente, enquanto os outros são reduzidos ao fundo conforme ele deixa de
observá-los. Os mostradores são operados usando controles de toque inteligentes
posicionados no volante.
Pequenas telas de toque: Essas são localizadas nos módulos de regulagem
multifuncionais das janelas (para posicionamento dos bancos e funções de
conforto dos assentos), assim como nas saídas de ar sem barbatanas à direita e
esquerda do painel. A intensidade da ventilação, por exemplo, pode ser regulada
passando o dedo para a esquerda ou direita dessas telas.
O enfoque na "smart cabin" (cabine inteligente) simplifica a
operação. As regulagens do veículo, climatização e luz ambiente são todas ajustadas
automaticamente aos desejos dos ocupantes e à situação de condução.
O sistema Porsche Connect já oferece mais de 20 serviços digitais e
aplicativos. No Mission E Cross Turismo, o "DestinationsApp"
demonstra quais benefícios adicionais a plataforma digital poderá
disponibilizar no futuro. Usando esse aplicativo, uma viagem de final de semana
pode ser planejada rápida e facilmente através de uns poucos passos num
smartfone. O aplicativo sugere destinos de viagem inspiradores, possibilita
fazer reservas de forma rápida e sem esforço e cuida do planejamento do
caminho, restaurantes e equipamento esportivo. O motorista pode até mesmo
adequar o chassi do Mission E Cross Turismo à rota selecionada através do
"DestinationsApp", assim como escolher o tipo de música mais
adequado, o controle do ar-condicionado e a iluminação ambiente para a viagem.
A arquitetura de 800 volts do veículo garante que a bateria de íons de lítio
seja carregada para um alcance de aproximadamente 400 quilômetros (com base no
NEDC - ciclo europeu de avaliação de consumo) em cerca de 15 minutos. O veículo
conceito permite carregamento de bateria flexível tanto em viagem quanto em
casa e é compatível com a rede de carga rápida que está sendo estabelecida nas
estradas europeias como parte da joint venture IONITY. No local de trabalho, o
Mission E Cross Turismo pode ser carregado através de tecnologia de indução e,
em casa, tanto uma estação de carga como o sistema Porsche de gerenciamento
doméstico de energia podem ser usados para recarregar a bateria. Esta última
opção pode ser combinada com o sistema fotovoltaico da própria residência, para
recarregar usando energia solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário