A Audi do Brasil
lança hoje no mercado nacional o RS 4 Avant, a quarta geração de um dos
esportivos mais emblemáticos da marca. O modelo combina excelente condução com
a usabilidade do dia a dia. Apresentado no último Salão do Automóvel de São
Paulo, em novembro de 2018, o RS 4 Avant vem equipado com motor V6 de 2.9 TFSI,
que desenvolve 450 cv de potência. A máquina, que tem tração permanente quattro
da Audi, faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, o que a coloca no topo de linha
da família A4.
Os designers da
montadora se inspiraram em diversos detalhes esportivos usados no Audi 90
quattro IMSA GTO ao projetar o RS 4 Avant. A frente apresenta entradas de ar
sólidas com uma estrutura em colmeia típica dos modelos RS e uma ampla
grade Singleframe. Em comparação com o A4 Avant, as caixas de
rodas, que foram ampliadas em 30 milímetros cada, também são destacadas pelos
relevos quattro nas rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas. Na
traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de
teto, equipamentos específicos da linha RS, compõem um visual ousado.
No novo RS 4
Avant, o motor V6 biturbo 2.9 TFSI tem torque máximo de 600 Nm – 170 Nm a mais
do que seu predecessor – e atinge uma ampla faixa de rotação, entre 1.900 e 5.000
rpm. Com esse conjunto, o carro tem velocidade máxima de 280 km/h e faz de 0 a
100 km/h em 4,1 segundos.
A potência de
450 cv é transferida para o sistema de tração permanente quattro,
característica única no segmento, por meio de um câmbio de oito velocidades
Tiptronic com tempos de trocas de marcha reduzidos e preparados especialmente
para a condução esportiva. O bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o
eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro. Agilidade, precisão, estabilidade e
tração podem ser ajustadas com o software do Controle Eletrônico de
Estabilidade (ESC). O diferencial esportivo ainda oferece um ajuste específico
onde é possível desativar o controle ESC pressionando o botão por mais de 3
segundos.
A suspensão
esportiva deixa o RS 4 Avant sete milímetros mais baixo do que o A4 Avant. Os
motoristas podem criar sua própria experiência pessoal de direção usando o Audi
Drive Select, com quatro modos de condução disponíveis: Comfort,
Dynamic, Auto e Individual. O consumo médio
de combustível é de 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. O novo RS 4 Avant
pesa 1.715 kg, já o seu motor pesa apenas 182 kg.
O interior na
cor preta destaca o caráter esportivo do RS 4 Avant e os assentos têm costura
em padrão de colmeia. O volante multifuncional com base plana, a estrutura do
câmbio automático e as faixas iluminadas do painel trazem o emblema RS. No Audi
Virtual Cockpit, gráficos específicos da linha RS fornecem informações sobre
força G, pressão dos pneus e temperatura, bem como potência e torque. O
temporizador de voltas é capaz de memorizar até 99 voltas e comparar os tempos
entre si. Status de componentes técnicos como a temperatura do óleo, do motor e
do fluido de transmissão e a pressão do ar nos pneus são apresentados no
painel.
O RS 4 Avant
está com mais espaço interno em sua nova geração. A distância entre eixos
possui 2.826mm, enquanto a largura dos ombros nos assentos frontais foi
ampliada em 11 milímetros. O apoio central de braço da frente, os suportes
laterais de porta, os porta-copos e o novo compartimento atrás da luz central
interna enfatizam as características da marca na usabilidade cotidiana.
Em sua
configuração básica, o compartimento de bagagem do novo RS 4 Avant oferece 505
litros, volume que sobe para 1.510 litros com os assentos rebaixados. O
carregamento do porta-malas é simplificado por soluções inteligentes, como a
abertura e o fechamento elétrico com sistema hands-free, que
responde ao movimento do pé.
Para manter os
olhos na via em todos os momentos, o motorista conta com o Head-up
Display no RS 4 Avant. O dispositivo projeta todas as informações
relevantes diretamente no para-brisa, no campo de visão do motorista, com
símbolos facilmente compreensíveis e dígitos numéricos. Se estiver em modo
manual, o visor também sugere a mudança de marcha com o paddle shift (câmbio
borboleta).
O sistema
de infotainment está acessível por meio do sistema MMI Touch presente
no console central. O touchpad sensível ao toque oferece
entrada de caracteres ou gestos com dedos. Outras funções são selecionadas por
meio do controle de voz. Já o visor central mede 8,3 polegadas.
O ar
condicionado do novo Audi RS 4 Avant regula a temperatura e distribuição do ar
separadamente para o condutor, passageiro dianteiro e passageiros traseiros.
Quando um dedo aproxima de um dos controles de temperatura, sua função aparece
em dimensões maiores e pode ser selecionado com o toque na tela. Os passageiros
no banco de trás usam uma unidade de controle colocada do console central
traseiro para ajustar a temperatura.
O sistema de som
Bang & Olufsen oferece a melhor qualidade de áudio, com amplificador de 755
watts, 19 alto-falantes e dois subwoofers. O novo Audi RS 4 Avant
estará disponível por R$ 546.990 a partir deste mês.
O RS 4 Avant
traz como opcional o pacote Audi Assistance Tour, que contempla
ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como o Traffic Jam Assist (auxilia
na condução durante engarrafamentos e movimentação de velocidade até 65 km/h),
o Audi Active Lane Assist (que corrige a direção e alerta sobre
possível saída da faixa sem sinalizações), o Adaptive Cruise Control (mantém
distância do veículo da frente acelerando e freando se necessário com auxílio
de sensores e câmera) e o assistente de luz alta Audi.
Freios de
cerâmica também estão disponíveis como opcional e trazem vantagens na
otimização do sistema de frenagem, que garantem mais segurança e esportividade.
Especificações
técnicas
AUDI RS 4 AVANT
Motor: 2.9 turbo
FSI
Cilindros
/cilindrada: 4 em linha/2.894 cm³
Potência: 450 cv
entre 5.700 e 6.700 rpm
Torque máximo:
600 Nm entre 1.900 e 5.000 rpm
Tração: quattro
Transmissão:
tiptronic, 8 velocidades
Peso: 1.715 kg
Comprimento:
4.781 mm
Largura: 1.866
mm
Altura: 1.404 mm
Distância
entre-eixos: 2.826 mm
Tanque de
combustível: 58 l
Porta-malas: 505
l
Aceleração 0-100
km/h: 4,1s
Velocidade
máxima: 280 km/h
Nenhum comentário:
Postar um comentário