segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

JAGUAR I-PACE GANHA SELO CONPET DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA VEICULAR


O I-PACE, modelo 100% elétrico da Jaguar, recebeu, no último dia 30, o Prêmio CONPET, Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e do Gás Natural, obtendo nota A tanto na comparação relativa da categoria, como na comparação absoluta geral entre os veículos comercializados em 2019. Na ocasião, executivos da marca receberam o troféu com o selo de eficiência energética no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobrás (Cenpes) no Rio de Janeiro.

O prêmio de eficiência energética veicular é entregue para modelos com os melhores consumos energéticos e participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Todos os testes coordenados pelos técnicos do Cenpes dão suporte técnico ao PBEV e validam os dados de eficiência declarados pelas fabricantes participantes do programa.

O teste é dividido em duas etapas: na primeira, realizada em pista, é possível levantar os dados aerodinâmicos e de atrito dos veículos; na segunda, são analisados os dados de consumo energético. Ambas as etapas são acompanhadas por técnicos do CONPET, responsáveis por analisar os dados coletados. Após o resultado, todos os carros são comparados e classificados, podendo receber desde a letra “A”, como mais eficiente, até “E”, como menos eficiente.

As unidades do Jaguar I-PACE vendidos no Brasil receberão o Selo CONPET, concedido apenas aos modelos classificados com nota A e vencedores nos comparativos de categoria e geral, indicando o modelo como referência em eficiência energética.

O primeiro modelo 100% elétrico da Jaguar, o I-PACE, representa o futuro da Jaguar Land Rover, ao oferecer total eficiência, design, desempenho e zero emissão de poluentes. Equipado com uma bateria de íon de lítio de 90 kWh de última geração, com garantia de 8 anos, o modelo traz autonomia de até 470 km por carga, de acordo com o ciclo WLTP.

Com dois motores elétricos, que desenvolvem 400 cv de potência, o modelo elétrico traz torque instantâneo de 69,6 kgfm, força suficiente para levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos, desempenho digno de um superesportivo. Por conta disso, a Jaguar foi a primeira marca a se juntar à ABB FIA Fórmula E, tendo criado o primeiro campeonato de apoio à categoria, o Jaguar I-PACE eTROPHY.

O Jaguar I-PACE está disponível no Brasil com preços a partir de R$ 452.200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário