sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

MERCADO BRASILEIRO PUXA CRESCIMENTO DA MARCOPOLO EM 2019


A Marcopolo S.A. fechou 2019 com crescimento de 2,8% em relação ao ano anterior. A maior fabricante de carrocerias de ônibus das Américas e líder em soluções de mobilidade registrou receita líquida recorde de R$ 4,314 bilhões, contra R$ 4,197 bilhões em 2018. A demanda do mercado brasileiro fez os negócios da empresa no País aumentarem 17,6%, de R$ 1,916 bilhão no exercício anterior para R$ 2,252 bilhões, e representaram mais da metade da receita líquida (52,2%). O lucro líquido também cresceu 11,1% e atingiu R$ 212 milhões.

A produção global consolidada da Marcopolo totalizou 15.741 unidades, 2,2% inferior às 16.103 fabricadas no exercício de 2018. Desse total, 13.330 unidades foram produzidas no Brasil e as demais 2.411 unidades no exterior. Segundo José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, apesar do desempenho crescente da fabricante, o ano de 2019 foi marcado pela inconstância da demanda.

Nas operações do exterior, a Marcopolo alcançou crescimento tanto em receita como em volume de produção, com R$ 1,046 bilhão (elevação de 13,6% em relação aos R$ 921 milhões de 2018) e 2.411 unidades fabricadas (contra 2.145 do ano anterior, aumento de 12,4%). Marcopolo México, Superpolo (Colômbia) e Volgren (Austrália) foram os destaques positivos, com resultados crescentes. Enquanto as duas primeiras elevaram produção e resultados frente a 2018, a operação australiana, mesmo com diminuição de volumes, conseguiu reverter a condição de prejuízo do ano anterior.

Em 2019, a Marcopolo manteve sua liderança de mercado no Brasil, encerrando o ano com uma participação de 49,8%. O resultado é reflexo da estratégia adotada nos últimos dois anos de reforçar o relacionamento e a atuação junto aos clientes, criar soluções inovadoras, e oferecer amplo mix de produtos, com ampla rede de vendas e atendimento de serviços e pós-venda.

As perspectivas da Marcopolo para 2020 são de crescimento, com a continuidade da elevação de demanda no mercado interno, recuperação das exportações e resultados melhores em praticamente todas as operações internacionais.  No Brasil, a taxa básica de juros em seu menor nível histórico e a confirmação do esperado crescimento econômico, devem permitir o prosseguimento dos programas de renovação de frota em todos os segmentos.

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