quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Volvo promove demonstração de caminhões pesados elétricos nos Estados Unidos


A Volvo Trucks faz hoje nos Estados Unidos uma apresentação de caminhões pesados elétricos desenvolvidos pela marca especialmente para aquele país. A demonstração será feita durante um evento na concessionária TEC Equipment, na cidade de Fontana, na Califórnia. As novas tecnologias de eletromobilidade da Volvo foram integradas no caminhão VNR, modelo produzido e comercializado exclusivamente no mercado norte-americano.


O evento é resultado do projeto Soluções Verdes de Baixo Impacto para Transportes Pesados da Volvo (Low Impact Green Heavy Transport Solutions – Lights, na sigla em inglês). O trabalho é uma colaboração entre 15 parceiros públicos e privados para demonstrar a viabilidade de um transporte de cargas 100% elétrico em áreas urbanas e com alta densidade de trânsito nos Estados Unidos. O Grupo Volvo contribuiu com US$ 36,7 milhões de um total de US$ 90 milhões do projeto. O Departamento Regional de Gestão da Qualidade do Ar da Costa Sul (South Coast Air Quality Management District) dos EUA administra os recursos e supervisiona a iniciativa.

Os caminhões, do modelo Volvo VNR Elétrico, serão colocados em operações comerciais reais em duas das principais transportadoras da Califórnia: a Dependable Supply Chain Services e a NFI. Na América do Norte, o Volvo VNR Elétrico se tornará o modelo de caminhão ideal para curtas distâncias e trajetos regionais em distribuição urbana pesada, transporte de contêineres e outras
aplicações em que veículos elétricos terão um forte progresso inicial.

A Volvo Trucks iniciará a primeira fase de produção em série e oferta comercial do Volvo VNR Elétrico nos Estados Unidos no final deste ano. Recentemente, a Volvo começou na Europa a venda de caminhões elétricos para transporte urbano. A empresa também já apresentou na Suécia caminhões-conceito elétricos pesados para operações em construção civil e distribuição regional.

Um comentário: