quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Caminhões e reboques aerodinâmicos da Mercedes-Benz economizam combustível



Daimler lança iniciativa "Caminhão & Reboque Aerodinâmicos" para reduzir ainda mais o consumo de combustível nestas combinações. Duas soluções inovadoras, práticas, de fácil implantação e de curto prazo foram desenvolvidas pela marca.
O novo reboque aerodinâmico da Mercedes-Benz pode economizar aproximadamente 2.000 litros de diesel anualmente, fazendo com que o operador economize quase 3.000 euros. Além disso, o modelo reduz a emissão de CO2 em mais de cinco toneladas por ano.
Em termos reais, caminhões sujeitos a cobrança de pedágio nas estradas alemãs (12 t e acima) rodam cerca de 25 bilhões de quilômetros, o que corresponde a 300 milhões de litros de diesel que podem ser economizados em um ano, assim como mais de 800.000 toneladas de emissões de CO2.
O segundo veículo, o caminhão aerodinâmico da Mercedes-Benz, economiza de 300 a 600 litros de diesel anualmente e até 1,5 toneladas de CO2. O reboque e o caminhão aerodinâmico foram apresentados durante o Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA) – a maior feira do setor do mundo.

O reboque aerodinâmico projetado e desenvolvido pela Mercedes-Benz diminui a resistência do ar em aproximadamente 18%. Isso resulta em uma redução do consumo de combustível em jornadas longas de 4% a 5%. As medições foram feitas em túnel de vento em condições reais.

Não só um conceito futurista, o reboque aerodinâmico da Mercedes-Benz está pronto para uso diário, sem quaisquer restrições. Baseia-se em uma carroceria do tipo baú frigorífico convencional, com uma unidade de refrigeração na parte da frente. O reboque aerodinâmico atende todas as exigências do transporte diário seja pelo espaço até o solo, o ângulo de saída ou a facilidade de carregamento pela traseira. A carroceria do tipo baú permanece inalterada, apesar das medidas aerodinâmicas.
Assim como com o reboque aerodinâmico, a praticidade para o uso diário também é de suma importância no caminhão aerodinâmico. Por exemplo, os painéis de acabamento laterais podem ser dobrados, fornecendo fácil acesso ao tanque de combustível e Arla, por exemplo, assim como às rodas traseiras. A distância ao solo e os ângulos de saída também cumprem as exigências de uso diário.

Diversas medidas adotadas no reboque aerodinâmico diminuem a resistência do ar. Um spoiler reduz a distância até a unidade de tração, diminuindo a resistência do ar por 1%.
Além disso, os painéis de acabamento em plástico nas laterais do caminhão aerodinâmico contribuem com uma melhoria de 8% na resistência do ar.
O difusor traseiro tem formato de um paralelogramo se junta com os painéis da parte inferior da carroceria. Também feito em plástico, melhora a resistência do ar por cerca de 2%.
Um componente importante do sistema aerodinâmico completo é a “cauda de barco”. Feita em alumínio, o equipamento é um afunilamento traseiro que mede até 400 mm de comprimento, melhorando a resistência do ar.

O desenvolvimento do reboque e do caminhão aerodinâmicos não terminará com a apresentação dos protótipos no IAA. Outras medições extensivas de consumo de combustível e testes de direção serão conduzidas ainda em 2012 pela Mercedes-Benz. No próximo passo, clientes escolhidos testarão o Mercedes-Benz Actros e a combinação de reboque aerodinâmico em operações de transporte diárias.

Já em meados de 1980, a Mercedes-Benz pesquisava a aerodinâmica em caminhão/reboque. Estas envolviam pesquisas sobre o efeito dos painéis defletores de ar, de acabamentos laterais e afunilamentos da traseira. Já naquela época o túnel de vento da empresa estava localizado na planta de Stuttgart-Untertürkheim.
Os trabalhos no túnel de vento totalizaram 2.600 horas, nas quais cada detalhe foi examinado de perto.

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