segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Chevrolet lança site de consulta e venda on-line de peças genuínas

Em um mundo cercado de modernidades, a tecnologia acaba sendo a melhor ferramenta das oficinas. E foi pensando em facilitar e agilizar a vida do reparador independente que a GM lança o site “Peça Chevrolet”, o primeiro desenvolvido por uma grande fabricante de automóveis a oferecer opção de consulta e compra online de peças.

De fácil navegação, o site traz diversas funcionalidades, como o catálogo digital de peças de todos os modelos Chevrolet comercializados no país desde 1964, nacionais e importados. Isso permite ao reparador encontrar rapidamente a peça correta a ser substituída.

Após escolher os itens desejados, o reparador seleciona uma autorizada e pede que o vendedor envie imediatamente um orçamento. O valor da compra e do frete, assim como a forma de pagamento, são negociados diretamente com a concessionária, sem intermediários, por meio de mensagens escritas em um chat.

Além de texto, o canal também possibilita o compartilhamento de imagens. Dessa forma, o reparador pode certificar-se de que está comprando a peça correta. Outro diferencial do site é que os itens vêm com atestado de originalidade, o que reflete em melhor qualidade e credibilidade ao serviço prestado pela oficina.

“Inovador, o site Peça Chevrolet apresenta-se como a maneira mais inteligente, prática e segura de adquirir um item de reposição original da marca”, destaca Marcelo Santiago, Gerente de e-Commerce para o Brasil e América do Sul. Para o executivo, essa é uma ferramenta que chega para agilizar o trabalho do reparador. “Quanto mais rápido é feito o conserto do veículo do cliente, mais satisfeito ele fica, e abre-se espaço para poder atender um outro carro e, assim, ampliar a receita do estabelecimento”, completa.

As concessionárias Chevrolet das cidades de Sorocaba, Bebedouro e São José dos Campos (SP) foram escolhidas para participar da primeira etapa da implantação do site, que logo habilitará outras autorizadas pelo país.

Para ter acesso ao site (www.pecachevrolet.com.br), o interessado preciso antes fazer o cadastro, que é gratuito. A compra de peças através desta ferramenta é restrita a oficinas.

Veja os recursos do site:
Catálogo de peças digitalizados dos carros Chevrolet vendidos no país desde 1964

Eventos, novidades e promoções destinadas ao público reparador

Orçamentos on-line e possibilidade de negociação de valores e do frete diretamente com a concessionária

Canal direto de atendimento ao reparador para consultas rápidas
Dicas de reparo passo-a-passo por veículo ou sistemas

Informações importantes sobre os novos carros da linha Chevrolet

PRESSÃO MONITORADA DOS PNEUS por Fernando Calmon

Uma das recentes novidades no programa Inovar-Auto (2012-2017) foi a adoção de pequenos bônus nos ciclos de aferição para as metas de redução de consumo de combustível. 

Trata-se de recursos técnicos que não podiam ser captados em laboratório, porém efetivos no uso cotidiano. Quatro itens passaram a valer:

Sistema desliga-religa o motor em paradas

Indicador de troca de marcha no painel

Controle da aerodinâmica da grade frontal

Sistema de monitoração de pressão dos pneus (SMPP)

SMPP é o mais importante não apenas por evitar aumento de consumo de combustível de pelo menos 1% a cada 10% de calibragem dos pneus abaixo do recomendado. Deve-se notar que mesmo circulando por vias bem pavimentadas, com rodas e pneus novos, é normal perder no mínimo 10% de ar por ano. Mas, dependendo de outras condições, um pneu sem a checagem quinzenal recomendada, pode rodar com pressão de 20% a 30% abaixo do normal sem que o motorista perceba.

O segundo aspecto está na segurança. Pneus com pressão baixa dificultam o controle do veículo em manobras e frenagens emergenciais. Pesquisas no exterior indicam que em 86% de acidentes analisados pelo menos um pneu estava subinflado. Também compromete sua durabilidade e atinge o bolso do motorista. Pneus sem pressão normal ficam mais sujeitos a furar. Assim, além do incômodo, pode comprometer a integridade dos ocupantes do veículo, se acontecer em locais de risco criminal.

A pressa e o esquecimento são, em geral, citados pelos motoristas por negligenciar a calibragem. Recentemente, SMPP tornou-se obrigatório em toda a União Europeia e já o era nos EUA, valendo também para motocicletas e veículos pesados. Uma luz no painel indica a baixa pressão e, em modelos mais caros, aparece em qual ou quais rodas está o problema.

Existem dois tipos de SMPP: direto e indireto. O direto é o mais utilizado e consiste de sensor de pressão na válvula de ar de cada pneu, pequeno transmissor de radiofrequência, além de microcontrolador e bateria. No painel há o receptor e ícone iluminado que aponta a anomalia em qualquer dos pneus sem individualização. Os mais sofisticados indicam a pressão em cada pneu, inclusive do estepe, e usam pequenas etiquetas ou transponders que dispensam bateria. Há vários fornecedores, inclusive no mercado de acessórios.

Na Inglaterra, a empresa WheelRight desenvolveu uma máquina para registrar automaticamente a pressão dos pneus em questão de segundos. Sem sair do carro (veja foto), o motorista recebe a informação na tela do aparelho ou imprime.

SMPP indireto trabalha com os mesmos sensores que medem a rotação de cada roda do sistema ESC (em inglês, controle eletrônico de estabilidade), também obrigatório nos EUA e Europa. Se há perda de ar, altera-se o diâmetro dinâmico do conjunto roda e pneu, suficiente para acender a lâmpada no quadro de instrumentos. O arranjo é mais simples, porém exige que o motorista restabeleça o sistema por meio de um botão ou no computador de bordo, após recalibrar os pneus.

Pelas vantagens diretas e indiretas, além de preço acessível, o SMPP deveria também ser obrigatório no Brasil. Por enquanto, é apenas equipamento incentivado no Inovar-Auto.

PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).

Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmon                                                                                                                               


Nissan March: 100 mil unidades vendidas no Brasil

Primeiro compacto com tecnologia e qualidade japonesa lançado no mercado brasileiro, o Nissan March atingiu a marca histórica de 100 mil unidades comercializadas no Brasil desde setembro de 2011. 

A linha, que foi totalmente renovada e passou a ser fabricada no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), a partir de abril de 2014, possui duas opções de motor: 1.0 12V 3 cilindros e 1.6 16V, ambos também produzidos na unidade industrial fluminense, seis versões de acabamento e preço inicial de R$ 36.990.

Do total geral, o Nissan New March nacional já teve mais de 30 mil unidades vendidas. O modelo tem qualidade japonesa, design moderno, interior bem acabado e traz uma completa lista de equipamentos desde a primeira opção da linha, com itens como direção elétrica progressiva, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, trava nas portas, retrovisores externos na cor da carroceria, entre outros. A linha oferece tecnologias diferenciadas para o segmento, como a câmera de ré e conexão com mídias sociais.

A alta qualidade de fabricação resulta em um menor custo de manutenção do New March. Assim, os preços das revisões até 60 mil km estão entre os mais baixos entre os encontrados para os modelos concorrentes no segmento, totalizando R$ 1.954. Os valores são fechados e fazem parte do "Compromisso Nissan", que inclui ainda três anos de garantia de fábrica e dois anos do "Nissan Way Assistance", serviço 24 horas com direito a serviços de assistência em caso de pane, colisão, furto ou pneu furado. O serviço também oferece carro reserva por quatro dias gratuitamente, conserto no local ou reboque, dependendo do que acontecer.

Quando chegou ao mercado brasileiro no fim de 2011, o Nissan March trouxe diferenciais que chamaram a atenção dos consumidores. Entre eles, o DNA japonês de qualidade de construção, nível de itens de segurança e de conforto de série, além do preço acessível por tudo isso. Desde a versão de entrada, o March trazia airbag duplo, computador de bordo, abertura interna da tampa do tanque de gasolina, ar quente e ajuste de altura do banco do motorista, entre outros itens. O compacto da Nissan possuía ainda a tecnologia de ponta empregada em uma moderna plataforma. Assim como ocorre agora com o New March, vendido no Brasil desde 2014, o March lançado em 2011 era o mesmo disponível para os consumidores da Europa.

Presente no Brasil desde 2000, a Nissan começou a produzir veículos em solo brasileiro dois anos depois, na fábrica em conjunto com sua parceira de Aliança, a Renault, em São José dos Pinhais (PR). O primeiro produto da marca fabricado nesta unidade industrial foi a antiga geração da Nissan Frontier. O Complexo Industrial de Resende (RJ), inaugurado oficialmente no dia 15 de abril de 2014, também fabrica o sedã compacto Novo Versa desde o início deste ano. A Nissan comemorou recentemente a marca histórica de 250 mil veículos produzidos no Brasil.


MAN Latin America reforça soluções de transporte na Transpúblico 2015

Em meios às discussões sobre as novas exigências de transporte em São Paulo, a MAN Latin America, em parceria com a Apta Caminhões e Ônibus, vai aproveitar a Transpúblico, que acontece de 1° a 3 de setembro, para reforçar sua atuação no cenário de mobilidade inteligente no país. No estande da marca, os visitantes poderão conferir o chassi 18.280 OT Low Entry, desenvolvido para atender às novas legislações de transporte de São Paulo, o Volksbus 17.230 OD, equipado com suspensão pneumática integral e o 9.160, primeiro ônibus aprovado com ar-condicionado para transporte de passageiros na capital paulista.

“Estamos atentos às mudanças para melhoria da vida da população ao utilizar o transporte coletivo no Brasil. Portanto, estaremos mais uma vez na Transpúblico para ratificar nosso comprometimento nesta questão que, cada vez mais, merece a atenção das montadoras no Brasil. A mobilidade urbana tornou-se um forte fator de competitividade nas cidades de todo o mundo e por isso precisa ser discutida sempre, a fim de encontrar medidas de fato mais sustentáveis”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Com sua criação inspirada para atender às novas exigências de remodelação do transporte de São Paulo, o Volksbus 18.280 Low Entry estará exposto na Transpúblico com transmissão automática Voith Diwa 5, mais uma opção de tecnologia para escolha do cliente, que também pode optar pela já conhecida ZF Ecolife. Com balanço dianteiro adaptável e oferecido com entre-eixo de 3.000 mm, o veículo permite diferentes alternativas de carrocerias, que se adequam à melhor necessidade da operação. Ainda possibilita ter portas em ambos os lados.

O chassi é equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros com 280 cavalos e suspensão pneumática. Concebido em sinergia com um projeto europeu da MAN, o veículo apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial. Como nesta configuração não há degraus para entrar e as portas são largas, o tempo de parada nos pontos é menor resultando em aumento de produtividade e redução na duração do percurso. Conta ainda com a funcionalidade eletrônica de “ajoelhamento”, que facilita o acesso dos passageiros.

Já o Volksbus 17.230 OD, com suspensão pneumática integral, alia maior conforto com a economia e o desempenho de um veículo já consagrado no mercado. O modelo está equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros e é o único em sua categoria que não necessita de Arla 32. Está dotado dos conjuntos de freios de 410 mm, que proporcionam ao veículo atributos como maior durabilidade das lonas destes componentes, acarretando menor número de paradas para manutenção.

Também estará em destaque o chassi 9.160 OD, primeiro veículo aprovado pela São Paulo Transportes (SPTrans) para seu ar-condicionado. Com isso, o modelo, equipado com carroceria Solum da AMD, está liberado para o transporte de passageiros na capital paulista, seguindo as configurações previstas para o próximo edital de licitação. A medida ratifica a confiança na marca Volkswagen, já que mais de 70% dos micro-ônibus que circulam no estado são da marca alemã.

Os aparelhos de ar-condicionado instalados no Solum são do modelo Spheros cc 205, fabricados com componentes de alumínio, que além de serem mais leves e recicláveis, reduzem o peso de veículo. Para facilitar o trabalho do condutor, o comando do sistema é eletrônico e com mostrador digital de temperatura e controle automatizado que mantém o aparelho na temperatura programada.

Tarcísio Dias - Mecânica Online



Advanced PFI – Combinação de quatro tecnologias na redução de consumo e emissões


É cada vez menor a distância entre as inovações tecnológicas e nosso mercado. Atendendo convite da Robert Bosch América Latina conheci de perto o principal Centro de Engenharia da Bosch, em Abstatt, Alemanha, que desde 1999 tem desenvolvido soluções individuais para sistemas eletrônicos, combinando as vantagens da tecnologia em série e comprovadas para diversos clientes situados na Alemanha, Japão, América do Norte, França, Áustria, China, Brasil, Reino Unido e Itália.

Foi uma oportunidade para conhecer no presente o futuro das inovações automotivas. Direto da fonte, com quem desenvolve e certifica os novos recursos. E nada melhor que encontrar brasileiros na linha de frente de projetos tão importantes. Thomas Junge e Martin Leder apresentaram as principais inovações desenvolvidas e em especial uma que tem tudo para ser aplicada em veículos no Brasil, a Advanced PFI, que revela a evolução do tradicional sistema PFI mais utilizado atualmente.

No sistema já utilizado em nosso mercado (PFI) Port Fuel Injection, a mistura ar/combustível é formada fora do cilindro do motor no coletor de admissão. O injetor pulveriza o combustível na válvula de admissão. Durante a descarga de admissão, o movimento para baixo do pistão faz a sucção da mistura ar/combustível através da válvula de admissão aberta para dentro da câmara de combustão.

Agora, vamos entender o que muda com o Advanced PFI. O objetivo continua o mesmo: maior rendimento do motor, máxima economia de combustível e impacto ambiental reduzido, alinhado com as novas metas de emissões de CO2 a serem cumpridas. Mas de que forma? Combinando quatro tecnologias.

1 - Dupla injeção de combustível – Por meio de dois injetores de combustível instalados na galeria, para cada cilindro, ocorre um reforço no posicionamento e direcionamento da pulverização das gotículas atomizadas de combustível, melhorando assim a distribuição do combustível na mistura com o ar e reduzindo a condensação na parede do cilindro e o tempo de injeção. Ocorre um ganho na estabilidade da ignição e na rapidez de conversão do catalisador, que ocorre mais rapidamente.

2 - Aumento da pressão do combustível - A bomba de combustível, no sistema de baixa pressão varia a pressão de combustível para atender as necessidades específicas. Quando você liga o veículo a pressão é temporariamente aumentada, variando de 4,2 até 6 bar, a fim de apoiar a formação da mistura e reduzir o tamanho da gota de pulverização (diâmetro médio de Sauter - SMD).

Esse sistema permite variar não apenas a pressão de combustível conforme a necessidade do motor, mas também a vazão da bomba, só permitindo a passagem necessária de combustível. Dessa forma a bomba trabalha menos, o alternador também trabalha menos, exigindo menos energia do carro. Maior pressão, melhor vaporização, melhor partida.

O aumento da pressão eleva a quantidade máxima de combustível medida a plena carga. A massa de combustível vaporizado é aumentada e a condensação de combustível na parede do coletor é reduzida.

3 - PFI Scavenging – Uma das ocorrências em motores turbos é a dificuldade em vencer a inércia da turbina e da sua capacidade volumétrica, mais conhecida como turbo lag, ou perda de potência nas baixas rotações, ou seja, o tempo de resposta necessário até que o turbo possa "alimentar" o motor com mais mistura.

O Scavenging nada mais é que o aumento na velocidade de “lavagem” do cilindro (expulsar o ar queimado da combustão anterior), que considera o tempo de escape dos gases e o início de uma nova admissão, que só acontece quando a válvula de escape está completamente fechada. O ganho na curva de torque é muito próximo quando comparado ao motor de injeção direta.

4 - Injeção com válvula de admissão aberta (OVI - Open Valve Injection) – Recurso pouco utilizado no Brasil devido a geração elevada de hidrocarbonetos (combustível não queimado que segue para a válvula de escape), passa a ser importante em conjunto com as outras três tecnologias, permitindo o aumento na taxa de compressão em cerca de um ponto (1,0), que reduz o consumo de combustível em carga parcial.

A injeção dupla amplia os efeitos do OVI por meio de melhoria da atomização e vaporização, bem como segmentação otimizada.

Vantagens para o cliente – Na prática essa combinação de quatro tecnologias resulta na redução das emissões (12% menos CO2 com a dupla injeção); ganho de cerca de 1% de economia no consumo devido o controle de variação da pressão de injeção do combustível (alternador não fica trabalhando a todo tempo carregando a bateria); a injeção com válvula aberta traz como benefício a redução na temperatura do motor (entre 0,5 e 1º C), aumento da taxa de compressão e economia de mais 1% no consumo; e o turbo (scavenging) o ganho na redução de consumo é da ordem de 10%.

Ao todo, a soma de todos os benefícios vai permitir uma economia de até 12% no consumo de combustível, além da funcionalidade melhorada devido o inovador desenvolvimento da injeção de combustível. Aumento de até 40% no ganho em torque. Mais de 20% de redução das emissões no ciclo de teste.

Essa tecnologia ainda não chegou ao Brasil, mas a Bosch já realiza o desenvolvimento com testes por aqui. A motorização escolhida foi a 1.4 bicombustível com taxa de compressão de 9,8:1 e produz 154 cavalos de potência a 5.500 rotações por minuto e torque de 206 Nm com rotação de 2.250 por minuto. As fotos revelaram o Fiat Punto em análise.

Centro avançado de Engenharia da Bosch - Desde 2011 a área de engenharia da Bosch tem presença direta no Brasil, permitindo facilitar que novos recursos possam ser oferecidos conforme as necessidades dos fabricantes automotivos por aqui instalados.

Entre as diversas atividades, os engenheiros dão suporte aos sistemas bicombustíveis, sendo responsável ​​pela calibração do motor em bancos de ensaio da própria Robert Bosch América Latina, a calibração do veículo (por exemplo, comportamento, dirigibilidade), diagnósticos de calibração de emissões, a bordo, e calibração do pacote de software para o sensor flex-fuel, bem como preparação dos documentos de certificação para a homologação.

Além de carros de passageiros a equipe de Engenharia da Bosch na América Latina está fornecendo soluções de engenharia para a indústria de mineração.


PERFIL

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.



TVH-Dinamica apresenta novidades na Autonor

A Autonor – Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste 2015 está próxima. De 16 a 19 de setembro, a TVH-Dinamica estará na Rua Q, estande de 14 a 17, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda/PE. O diretor geral da TVH-Dinamica Alex Wiederhold, convida clientes e visitantes a passarem no estande para conhecerem as novidades em peças agrícolas.

Os clientes e novos compradores que visitarem o estande da TVH-Dinamica (Rua Q, de 14 a 17) na feira poderão conhecer os últimos lançamentos da empresa:

- Motores de partida, bem como os componentes: mancal e alavanca de acionamento, bucha, impulsor, induzido, rolamento, jogo de fixação, estator, porta escovas, ventilador, parafusos, rotor, capacitador, tampa, guarnição de borracha, regulador, alternador e retificador da Letrika (MAHLE ORIGINAL);

- Instrumentos de alta precisão da Tractorcraft, como o horímetro, tratômetro e o tacômetro;

- Jogos completos de juntas para motores e as juntas avulsas da linha MetalGraf;

- Correias para colheitadeiras da marca Continental e outras tradicionais do mercado e amplo portfólio de itens da Tractrocraft e Bepco, marcas próprias já consolidadas no mercado que atendem diversas marcas de máquinas agrícolas, como Massey Ferguson, Valmet, CBT e Ford New Holland.

- Acessórios, como assentos com cinto de segurança para tratores e creeper - redutor de velocidade.

A empresa conta com mais de 19 mil componentes no portfólio da linha agrícola, destinados à parte elétrica, motor, transmissão e eixos, além de acessórios.

Serviço:
Autonor – Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste 2015
Data: 16 a 19 de setembro

Localização: Av. Prof. Andrade Bezerra, S/N - Salgadinho, Olinda - PE 

domingo, 30 de agosto de 2015

NOVO TRATOR 7215 É O DESTAQUE DA AGRALE NA EXPOINTER

A Agrale, uma das mais tradicionais fabricantes de tratores do mercado brasileiro, irá expor sua linha completa de produtos na 38ª Expointer. Entre os destaques estão o trator Agrale 7215, com 215 cv, modelo de maior potência fabricado pela marca e desenvolvido para atender a agricultura empresarial, e o trator 4233, primeiro modelo isodiamétrico (rodados do mesmo tamanho) produzido no Brasil. Considerada uma das mais tradicionais feiras do segmento agropecuário, a Expointer acontecerá de 29 de agosto a 6 de setembro de 2015, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

Lançado recentemente, o trator Agrale 7215 se destaca pelo baixo consumo de combustível e pelo alto desempenho, sobretudo em culturas como soja, milho, trigo, arroz e algodão, em função de suas características que proporcionam economia operacional e garantem uma ótima relação custo/benefício. Ideal para grandes propriedades, o trator é robusto, de simples operação e focado na agricultura empresarial.

O novo trator conta com uma cabine desenvolvida exclusivamente para o modelo, que propicia maior conforto e segurança, e é equipado com o motor MWM MaxxForce,  de seis cilindros, turboalimentado e intercooler, com 215 cv de potência, que garante desempenho superior, menor consumo de combustível e baixo custo de manutenção. 

Com transmissão sincronizada de 16 marchas (12 à frente e quatro à ré), o modelo apresenta o melhor escalonamento de marchas da categoria, que permite um grande número de velocidades de trabalho, trazendo maior produtividade para o agricultor. Outro destaque é sistema hidráulico de vazão (210 l/min à 2.300 rpm) e válvula de vazão contínua de série, com 10 vias para acoplamentos, sendo 6 vias para controle remoto e 4 vias para o controle de vazão.

Primeiro trator isodiamétrico

Também é destaque no estande da Agrale na Expointer, o novo trator 4233, primeiro modelo isodiamétrico produzido no Brasil. Com proposta inovadora, o trator possui dimensões reduzidas, tornando-se ideal para trabalhos em culturas baixas e estreitas, que exigem equipamentos de dimensões reduzidas, como na viticultura (uva latada), fruticultura e avicultura, entre outras.

O modelo possui rodados dianteiro e traseiro com as mesmas dimensões, o que faz com que o operador trabalhe mais próximo do solo e amplia a segurança em terrenos irregulares e íngremes. O trator 4233 possui altura mínima até o assento de apenas 760 mm – a menor de seu segmento. Equipado com motor Agrale M790, com 30 cv de potência, transmissão de 12 marchas (oito à frente e quatro à ré), e  capacidade de levante hidráulico de 1.050 kg, além controle remoto de série e arco de segurança retrátil.

Também em exposição no evento, a Nova Geração do Agrale Marruá, com o modelo AM 200, único caminhão 4X4 com cabine dupla de série disponível no mercado, projetado para uso em operações severas, em locais de difícil acesso.


Caminhão VW de 420 cavalos será palco de atrações na Expointer

De 29 de agosto a 6 de setembro, na Expointer, na cidade de Esteio (RS), o caminhão Volkswagen Constellation 25.420 6x2 V-Tronic será palco do projeto Carrega Brasil, uma iniciativa idealizada pelo Canal Rural e que está percorrendo eventos do calendário do agronegócio brasileiro. 


Lançado em 2014 pela montadora sob o conceito Sob Medida – Menos você não quer, mais você não precisa, o cavalo-mecânico Constellation 25.420 V-Tronic chegou para suprir uma forte demanda dos clientes por veículos mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior e melhor relação custo benefício. Junto com os demais modelos da família 420 cavalos — os Constellation 19.420 e 26.420 também são parte da nova linha —, o 25.420 atende ao mercado de extrapesado, segmento que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.


Destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias utilizando semirreboques de até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC até 53 toneladas, o Constellation 25.420 6x2 é equipado com motor Cummins de 420 cavalos de potência e caixa automatizada ZF, que combina o baixo custo de manutenção de uma caixa de câmbio manual, com a facilidade da mudança automática de marchas, proporcionando conforto, maior produtividade do motorista e economia na operação.

Por conta de seus atributos, o modelo já é considerado mais um case de sucesso da MAN Latin America. Os números comprovam a boa aceitação do veículo no mercado. Em 2014, primeiro ano de vendas, foram comercializadas 1.150 unidades, garantindo ao cavalo-mecânico a quinta colocação entre os mais vendidos do seu segmento, segundo dados da Anfavea.

Novo SpaceFox tem o menor custo de reparabilidade da categoria

Um dos itens mais valorizados pelos clientes é o custo de manutenção do veículo. O índice de reparabilidade, relativo ao custo e tempo de reparo do veículo após uma colisão, está cada vez mais importante na decisão de compra. E a Volkswagen é a marca com os melhores índices de reparabilidade do País, de acordo com o ranking do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

Entre os modelos da Volkswagen, destaque para o Novo SpaceFox, que atingiu o melhor desempenho da categoria no índice de reparabilidade da pesquisa CAR Group, realizada pelo CESVI Brasil, entidade de pesquisas independente mantida por seguradoras de veículos e pela indústria automotiva nacional. A station wagon da Volkswagen registrou classificação 20, em um escala de 10 a 60 (sendo 10 o melhor resultado e 60 o pior índice).

De acordo com o resultado da pesquisa, o “Cesvi concluiu que as características do projeto do veículo, somadas a um preço equilibrado das peças, fizeram com que o SpaceFox se tornasse uma referência em reparabilidade, com uma classificação 20 no ranking CAR Group”.

No impacto dianteiro, o Cesvi Brasil concluiu: “O veículo possui componentes de absorção do impacto que facilitaram sua reparação. Após o teste, foi verificado que sua travessa frontal com crash box evitou danos severos à longarina”. Para o impacto traseiro, um resultado supreendente: “o SpaceFox teve um excelente comportamento estrutural no crash test traseiro”, afirma o Cesvi Brasil.

O SpaceFox introduziu no País o conceito de sportvan – reúne a esportividade das peruas (station wagons) e a versatilidade e espaço interno dos veículos multiuso. Na linha 2016, o modelo recebeu atualizações no visual e novos itens de segurança e tecnologia, como o novo sistema App-Connect. Esse recurso proporciona maior conectividade com o sistema multimídia, permitindo espelhamento do smartphone com as plataformas MirrorLink, Android Auto e Apple Car Play.

Desde o seu lançamento, em 2006, o SpaceFox se caracterizou por atrair uma variada gama de consumidores, atraídos por suas características especiais: amplo espaço interno, a versatilidade proporcionada pelo banco traseiro corrediço e a grande quantidade de porta-objetos. Tudo isso num veículo com um design dinâmico e harmonioso, dotado de um conjunto mecânico de reconhecida resistência e confiabilidade e fabricado seguindo os rigorosos padrões de qualidade da marca Volkswagen.

Volkswagen up! tem o menor custo de reparo entre todos os veículos do Brasil.

O cross up! da Volkswagen registrou a classificação 10 no ranking do Cesvi Brasil, a melhor possível, no custo e no tempo de reparo do veículo. O cross up! teve um resultado ainda melhor que o do up!, até então o modelo com menor custo de reparabilidade do mercado, com classificação 11. 

Em 2014, a Volkswagen conquistou três categorias no Car Group. Além do up!, a Saveiro foi a campeã na categoria picape compacta cabine simples pelo quarto ano consecutivo. O SpaceFox venceu no segmento de station wagon compacta pela segunda vez seguida.

fabricados no Brasil, Mercosul e importados. A atualização do ranking é feita mensalmente e serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos.


O índice do CAR Group também tem influência no cálculo da tarifa do seguro. Isso ocorre porque as seguradoras calculam os preços das apólices com base, entre outros fatores, nos resultados dos testes de impacto de baixa velocidade (a 15 km/h) realizados pelo CESVI Brasil.

Audi no Salão de Frankfurt: quatro mostras em uma

Mais uma vez, a Audi utilizará uma ousada arquitetura de exibição no Salão Internacional de Frankfurt.  Em vez de um estande tradicional, um espaço para experiências multimídia convidará os visitantes a explorar os quatro temas-chave da Audi no evento, utilizando todos os seus sentidos: Audi Sport, quattro, Audi Technologies e Audi ultra.  

Para isso, a empresa está construindo um prédio temporário na área de exposições. Centrada na última edição do modelo mais vendido da marca, a obra arquitetônica proporcionará um destaque espetacular ao novo A4.

"Nós nunca desenvolvemos antes uma apresentação tão focada tematicamente como esta. Nunca tivemos a oportunidade de descrever as inovações da Audi com tamanho detalhamento. No Salão de Frankfurt 2015, vamos oferecer aos nossos visitantes uma experiência que nunca tiveram até agora. Esta é uma combinação única", declara Luca de Meo, membro do Conselho da AUDI AG para Vendas e Marketing.

A entrada da exibição da Audi é o ponto de partida para o chamado "caminho da experiência", um corredor ao redor da exposição de automóveis no interior do prédio. Um percurso de aproximadamente 100 metros levará os visitantes através dos quatro temas destacados pela marca no salão deste ano: a genética esportiva da Audi Sport, o portfólio de informações sob o título "Audi Technologies" - que vão desde o Cockpit Virtual à iluminação a laser -, as eficientes tecnologias da Audi ultra e a história de sucesso da tração integral quattro. 

Formatos de apresentação inovadores vão atrair todos os sentidos ao longo da caminhada, desde a “sala de gelo” da quattro, com temperatura de -21o C, até uma vitrine holográfica que utiliza realidade aumentada para relacionar informações digitais sobre as tecnologias da Audi com os automóveis reais expostos no pavilhão.

O novo A4 apresenta diversas tecnologias inovadoras para o seu segmento. Ele se destaca no ponto central, onde a caminhada leva à mostra dos carros. O modelo mais vendido da marca está posicionado no centro do pavilhão, em uma plataforma rotativa que é parte de uma bússola gigante. À medida em que a bússola se volta para cada um dos pontos cardeais, todas as mídias da exibição se alternam entre os quatro mundos temáticos da Audi. Outra visão do futuro é dada pelo conceito e-tron quattro, onde os visitantes poderão experimentá-lo pela primeira vez. O utilitário-esportivo revela características de como será o primeiro carro elétrico de produção da marca das quatro argolas.

A estrutura temporária da Audi no Salão de Frankfurt neste ano ocupa uma área de 3.500 m2 no Agora, espaço central da área de exposições. A construção foi iniciada na metade de julho e mais de 200 km de cabos e cerca de 700 m2 de superfícies de LEDs serão instalados no prédio. A área de exposição no interior do pavilhão terá espaço para 33 automóveis. Para desenvolver e implementar o conceito da mostra durante o evento, a AUDI AG trabalha com a colaboração das empresas Schmidhuber+Partner GbR e Mutabor Design GmbH.

A Audi já apresentou seus carros em prédios exclusivos no Salão de Frankfurt em 2011 e 2013. Em 2013, a marca recepcionou mais de 800 mil visitantes no salão e recebeu vários prêmios importantes por sua apresentação, inclusive o troféu "Golden Nail" (Prego de Ouro) do Art Directors Club (Clube dos Diretores de Arte) da Alemanha. O 66º Salão Internacional de Frankfurt abrirá os portões para visitação entre 19 e 27 de setembro.

                                                                                      

sábado, 29 de agosto de 2015

Coca-Cola utilizará Renault Kangoo 100% Elétrico em Curitiba

A Coca-Cola, uma das maiores indústrias alimentícias e de bebidas do mundo, começará a testar um Kangoo Z.E. (Zero Emissão) 100% elétrico em suas operações em Curitiba. A Femsa Brasil, o maior engarrafador do sistema Coca-Cola no país, usará o veículo para realizar entregas na região central da capital paranaense. O Renault Kangoo Z.E. é o primeiro furgão totalmente elétrico disponível e homologado no mercado brasileiro.

A versão mantém as mesmas qualidades funcionais do Kangoo com motor de combustão interna, idêntico volume de carga (650 kg) e o mesmo padrão de conforto. O modelo é equipado um pacote de baterias de íon-lítio que permite rodar 170 km com uma só carga e pode ser recarregado entre 6 e 8 horas, variando de acordo com a rede de energia da cidade. O motor elétrico é capaz de gerar 44 kW (60cv) e 23,0 kgfm, levando o furgão a uma velocidade máxima de 130 km/h limitada eletronicamente.

Altamente sustentável, o Kangoo Z.E. não emite poluentes na atmosfera e consome somente 3KVA/16A de energia para rodar 120 km, o equivalente a um banho de 15 minutos em chuveiro elétrico. Um dos grandes diferenciais do furgão elétrico é o quadro de instrumentos com indicadores de autonomia, capacidade da bateria e média de consumo instantâneo.

No Brasil, o Renault Kangoo Z.E. está sendo utilizado também pela Patrus Transportes, em Belo Horizonte; pelos Correios, para a entrega de encomendas na região central de Curitiba e em Brasília. Estão sendo testados também por empresas como Fedex, pelo Grupo TPC, Itaipu Binacional, CPFL e prefeitura de Curitiba.

Com quatro modelos, a Renault é o único grupo automobilístico mundial a oferecer uma gama completa de veículos 100% elétricos. Além do Kangoo Z.E., a Renault também comercializa o hatch de quatro lugares Zoe, o sedã Fluence Z.E. e o Twizy, um modelo ultracompacto de dois lugares para uso urbano. Desde 2013, quando iniciou a venda de veículos elétricos no País a marca já comercializou mais de 80 unidades para empresas e instituições públicas em projetos de mobilidade zero emissões.

Líder mundial em emissão zero
A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo e investe  4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização do primeiro elétrico, em 2011, foram mais de 250 mil veículos vendidos pela Aliança no mundo, atingindo a liderança do segmento zero emissão.

Juntos, os veículos elétricos Renault e Nissan já rodaram aproximadamente 4 bilhões de quilômetros sem emissão de poluentes – o que seria suficiente para circundar o planeta 100.000 vezes. A utilização dos veículos elétricos Renault-Nissan permitiu economizar mais de 200 milhões de litros de combustível – o suficiente para encher quase 80 piscinas olímpicas, além de ter contribuído para o meio ambiente, deixando de emitir 450 milhões de kg de CO2 durante o uso.

Volkswagen Driving Experience 2015 apresenta carros para clientes de São Paulo

A Volkswagen do Brasil proporcionou aos seus clientes de São Paulo, no último final de semana (22 e 23/8), o programa Driving Experience: uma estratégia de apresentação da marca com carros disponíveis para test drive, que está percorrendo todas as regiões de vendas do Brasil. A ação deu a oportunidade aos clientes para conhecerem detalhes do lançamento speed up! e do híbrido plug-in Golf GTE, além do Novo Touareg, Novo Jetta, Golf Variant, Fox Rock in Rio, Fox Pepper e Amarok Dark Label.



“Proporcionamos aos nossos clientes um dia de interação com a marca, para que eles pudessem conhecer a qualidade, o desempenho e a alta tecnologia de nossos produtos. Com isso, procuramos criar ainda maior proximidade entre a Volkswagen e os consumidores e impulsionar vendas”, disse o gerente de Brand Experience, Luiz Antonio Buozzi. Além de São Paulo, o evento já passou por Curitiba, Goiânia, Vitória, entre outras regiões. E também deve ser realizado em Piracicaba e Belo Horizonte, até o final do ano.


Durante o evento no Sambódromo do Anhembi, os consumidores tiveram a oportunidade de verificar a demonstração de tecnologias como os sistemas Pro Active (onde um piloto profissional manobrou de maneira radical o veículo para mostrar o acionamento automático dos cintos de segurança e vidros) e ACC (um instrutor mostrou como o veículo acelera e freia sozinho, depois de programado). Os consumidores puderam experimentar o novo motor TSI, através da atividade Arrancada up! TSI.


Os clientes ainda conferiram uma exposição de veículos, contaram com serviço de venda de automóveis – onde o up! TSI foi um dos mais vendidos - e uma loja da Volkswagen Collection, com acessórios da marca; além do Espaço Kids.

IAA Cars - inovações técnicas dentro e fora do motor‏

Este ano, a IAA Cars será realizada em Frankfurt de 17 a 27 de setembro com o tema “Mobility connects”. Em seu novo estande, F26, no salão 8, o fornecedor da indústria automobilística KSPG AG apresentará uma grande variedade de produtos para redução de consumo de combustível  e emissões sob as marcas KOLBENSCHMIDT (KS) e Pierburg. 

Entre as inovações expostas está um compressor elétrico que impulsiona os gases de escape espontaneamente para aumentar a pressão do turbo compressor nos motores a combustão.

Com estande de aproximadamente 500m², a Divisão Hardparts (marca KOLBENSCHMIDT - KS) irá apresentar os seus mais recentes desenvolvimentos em pistões de aço para os motores de automóveis e seus inovadores pistões superleves. Outras inovações também estão nas arruelas de encosto (ajuste axial), projetadas especificamente para motores de passeio de alta eficiência. Os demais itens expostos incluem peças estruturais em alumínio com baixo peso e blocos de motor para a linha pesada, sendo que alguns já possuem tratamento superficial. 

A Riken Corporation, líder de mercado em tecnologias de anéis de pistão, também estará presente no estande. Em abril deste ano, a Riken e a KOLBENSCHMIDT (KS) assinaram um acordo de cooperação em uma escala global no desenvolvimento e comercialização de kits e pistões com anéis.

O gerenciamento inteligente da energia e do aquecimento que integra vários ciclos do arrefecimento dos motores, são fatores determinantes nos motores dos veículos atuais. A divisão Mechatronics (marca Pierburg) irá expor um novo tipo de válvula variável, adequada para sistemas de arrefecimento com derivação de fluxo. Entre os destaques, seguindo a mesma linha de produto, será exposto uma válvula de desvio de ar da nova geração e com aletas de by-pass elétrica, controlada por sistemas de recirculação de gases de escape EGR, assim como a bomba de água elétrica CWA 950-48V. 

Para sistemas elétricos com 48V de tensão, esta bomba gera 950W de potencia, graças a elevada tensão de alimentação. Estarão presentes também as bombas de óleo elétricas e variáveis, bombas de vácuo e de refrigeração. Todos estes produtos se adaptam com flexibilidade às novas expectativas sobre eficiência energética dos motores, contribuindo para redução do consumo de combustível e emissões.