O OnStar estreia este ano no país e vai equipar
modelos da linha Chevrolet. Inédita em carros nacionais, a tecnologia vai
oferecer diversos serviços, entre eles o de Concierge, desenvolvido
exclusivamente para o mercado brasileiro.
Ao pressionar um botão na base do retrovisor, o motorista
é conectado à central de atendimento OnStar e pode pedir, enquanto dirige, que
o atendente busque informações na internet por ele. Dessa forma é possível
fazer consultas rápidas, como a previsão do tempo para a semana, a cotação do
dólar do dia, ou até conferir o placar de uma partida de futebol disputada na
noite anterior.Toda conversa acontece por meio do sistema de áudio do
veículo, que é equipado com um canal específico de telecomunicação e que
independe de um telefone celular.
Outra comodidade do serviço de Concierge do OnStar é que
ele funciona como uma espécie de assistente pessoal, pois pode reservar uma
mesa em um restaurante indicado ou mesmo agendar horário no salão de beleza de
preferência do cliente - sempre mediante disponibilidade. Os atendentes também
são aptos a oferecer informações turísticas ou sobre pontos de interesse (POI).
“O OnStar de certa forma humaniza o automóvel,
principalmente porque cria uma forte interação com o usuário e a percepção de
que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência que a pessoa tem ao
dirigir”, diz Carlos Meinert, diretor de Customer Experience da GM América do
Sul.
O serviço de Concierge do OnStar se mostra igualmente
útil em situações emergenciais. Na iminência de falta de combustível, por
exemplo, o motorista pode solicitar que seja enviado ao GPS do carro o destino
até o posto mais próximo. Havendo necessidade de auxílio de terceiros, como
para a troca de um pneu furado ou em caso de pane mecânica, o atendente do OnStar
direciona a ligação para o Chevrolet Road Service, precisando o local do
incidente.
Informações sobre ruas bloqueadas ou vias alagadas também
estarão à disposição do motorista por meio deste serviço.
Devido a sua tecnologia, o OnStar consegue identificar,
pelo final da placa, que o veículo está em um dia de restrição a sua circulação
(como ocorre no “rodízio” na cidade de São Paulo) e emite uma mensagem de
alerta automática ao condutor. Esse alerta está programado para ocorrer dentro
de uma área superior à da restrição, para que o motorista seja informado com a
devida antecedência.
A central de atendimento do OnStar funcionará 24 horas
por dia, sete dias por semana, e estará disponível para clientes Chevrolet de
todo o país que possuam a tecnologia habilitada em seus veículos.
Os primeiros modelos Chevrolet equipados com o OnStar no
Brasil serão o Cruze Sedã e o Cruze Sport6, recentemente renovados no país e
apresentados no último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O OnStar
estreia até o fim do ano na linha 2016 do Cruze.
Avançado sistema de telemática, o OnStar ainda oferecerá
ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação e Conectividade.
Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas funções:
Segurança - ajuda no processo de recuperação em caso de
roubo do veículo.
Emergência - notificação automática de acidente,
assistência 24 horas por meio de uma central de atendimento e de informações.
Conectividade - possibilidade de comandar e verificar
diversos itens do carro à distância por meio de aplicativo no smartphone,
incluindo o travamento/destravamento das portas e o acionamento da buzina e do
pisca-alerta, por exemplo.
Navegação – envio de destinos de forma remota ao sistema
multimídia do veículo.
Com 7 milhões de usuários no mundo, o OnStar está há 19
anos no mercado internacional e é líder global em soluções de segurança
conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação.Nesta semana, nos Estados Unidos, foi anunciado que o
serviço atingiu a marca de 1 bilhão de atendimentos – um contato a cada dois
segundos.
O OnStar no Brasil está sendo customizado para atender as
necessidades do consumidor local e detalhes adicionais sobre o novo sistema da
Chevrolet serão anunciados em breve.
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