A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) escolheu
a Goodyear como parceira exclusiva de pneus no Campeonato Europeu de Caminhões
durante os próximos três anos.
Essa parceria estende a participação da Goodyear
nesses eventos, para os quais tem produzido pneus especialmente projetados para
corridas desde 2004.
Por conta do excelente e comprovado desempenho de seus
pneus para competições de caminhão, como ocorreu no Rali Dakar 2016, a Goodyear
recebeu a oferta da FIA para ser a fornecedora exclusiva de pneus no Campeonato
Europeu de Caminhões. Na preparação para essa corrida, a Goodyear forneceu
apoio e recomendações técnicas para a equipe De Rooy por meio de simulações e
testes feitos em conjunto com o grupo de especialistas no Centro de Inovação da
Goodyear em Luxemburgo, que se concentraram na configuração e no uso correto da
calibragem dos pneus para superar as difíceis condições enfrentadas em Dakar.
A renovação dessa parceria para os próximos três anos
significa que a Goodyear será parceira do recém-formado ETRA Promotion GmbH
(ETRA), o novo promotor do evento. O ETRA tem o ambicioso plano de melhorar e
fortalecer a imagem e a percepção pública do campeonato bem como elevar o
número de participantes e a cobertura dos meios de comunicação. Essa nova
configuração do Campeonato Europeu de Caminhões da FIA é uma plataforma
interessante para a Goodyear, que demonstrará sua liderança inovadora na área
de pneus para caminhões e testará novas tecnologias para a criação de futuros
pneus para esse tipo de veículo nas pistas de corrida em condições de desafios
e competição.
Durante os próximos três anos, a Goodyear fornecerá pneus
especialmente concebidos para corridas de caminhão no tamanho 315/70R22.5 para
todas as equipes competindo no evento. Esses pneus de caminhão são feitos
usando uma estrutura semelhante à dos pneus padrão da Goodyear para caminhões.
A fim de elevar o desempenho e, principalmente, reduzir o risco de
superaquecimento e aumentar a rigidez lateral, a estrutura foi modificada em
alguns aspectos, mas é a banda de rodagem que desempenha um papel crucial,
atingindo temperaturas muito altas quando o caminhão é submetido a condições
para alcançar a tração ideal durante a corrida. Os pneus da Goodyear para
corridas de caminhão contam com uma banda de rodagem com um projeto específico.
Essa banda oferece uma excelente tração, tanto em condições de terra seca
quanto molhada. Em combinação com um desenho assimétrico característico do
ombro e alguns sulcos circulares, os pneus da Goodyear para corridas de
caminhão oferecem um desempenho integral, semelhante para todos os pilotos e
pistas.
Todos os pneus da Goodyear para corridas de caminhão têm
RFID (identificação por radio frequência), que dá a cada pneu uma identidade
única usada pelos funcionários da FIA.
Essa tecnologia consiste em um microchip inserido no pneu
durante a fabricação, que contém dados relacionados ao produto, incluindo um
código de identificação único. Isso permite que a FIA monitore cada pneu para
garantir que todas as equipes participantes na competição cumpram os regulamentos
relacionados com o número e o uso de pneus de corrida.
Programa previsto para o Campeonato Europeu de Caminhões
da FIA em 2016:
30 de abril/1º de maio – Red Bull Ring/Spielberg –
Áustria
28/29 de maio – Misano – Itália
11/12 de junho – Nogaro - França
2/3 de julho – Nürburgring – Alemanha
27/28 de agosto – Hungaroring – Hungria
3/4 de setembro – Most – República Tcheca
17/18 de setembro – Zolder – Bélgica
1º/2 de outubro– Jarama – Espanha
8/9 de outubro – Le Mans – França
Nenhum comentário:
Postar um comentário