A Cummins Brasil prestigiou no
início deste mês o batismo da Baru Orion, 9ª embarcação de uma série de 12
crewboats ou FSV (Fast Supply Vessel), da Baru Offshore Navegação, subsidiária
brasileira do grupo colombiano Intertug, desenvolvida para prestar apoio
marítimo à Petrobrás.
A cerimônia foi conduzida pelo Estaleiro ETP, construtor
da embarcação, na Ilha do Viana, em Niterói (RJ). A Divisão de Negócios
Marítimos da Cummins, por meio de seu Distribuidor Cummins Vendas e Serviços de
Motores e Geradores (CVSMG), foi a responsável por entregar 48 motores de
propulsão e 24 grupos geradores marítimos entre 2012 e 2014.
A Baru Orion, assim como o restante dos
modelos da série, recebeu quatro motores eletrônicos, modelo QSK50-M que atende
às normas de emissões IMO Tier II e EPA Tier II e traz potência de 1.800 hp,
totalizando 7.200 hp por embarcação, além de dois grupos geradores Cummins
modelo QSM11-CP, cuja finalidade é proporcionar energia auxiliar para a
embarcação, com potência de 300 kw cada um. Cada crewboat, modelo UT 4000, traz
no total 600 kw de energia.
A eletrônica embarcada permite que a frota
seja monitorada por satélite e dispõe de total controle dos sistemas internos,
tais como consumo de combustível, performance do motor, posicionamento da
embarcação, nível e status das operações em andamento.
Outra vantagem dos motores eletrônicos
produzidos pela Cummins é o diagnóstico mais ágil por meio dos painéis
eletrônicos produzidos especialmente para esse tipo de equipamento. Os motores
QSK50-M também são fornecidos com sistema de filtragem centrífuga chamado
"Eliminator", tecnologia que estende a troca do óleo, reduzindo o
tempo de parada das embarcações e consequentemente aumento da produtividade.
Além da tecnologia empregada nos produtos
Cummins, a participação dos engenheiros de Aplicações da Cummins no projeto foi
de fundamental importância desde a concepção, com trabalho conjunto para
especificação dos motores, passando pelo suporte dos desenho dos sistemas (ar,
combustível, descarga e monitoramento), a instalação física dos mesmos, revisão
e testes finais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário