domingo, 24 de julho de 2016

Cummins comemora batismo da 9ª embarcação da Baru Off Shore

A Cummins Brasil prestigiou no início deste mês o batismo da Baru Orion, 9ª embarcação de uma série de 12 crewboats ou FSV (Fast Supply Vessel), da Baru Offshore Navegação, subsidiária brasileira do grupo colombiano Intertug, desenvolvida para prestar apoio marítimo à Petrobrás. 

A cerimônia foi conduzida pelo Estaleiro ETP, construtor da embarcação, na Ilha do Viana, em Niterói (RJ). A Divisão de Negócios Marítimos da Cummins, por meio de seu Distribuidor Cummins Vendas e Serviços de Motores e Geradores (CVSMG), foi a responsável por entregar 48 motores de propulsão e 24 grupos geradores marítimos entre 2012 e 2014.

A Baru Orion, assim como o restante dos modelos da série, recebeu quatro motores eletrônicos, modelo QSK50-M que atende às normas de emissões IMO Tier II e EPA Tier II e traz potência de 1.800 hp, totalizando 7.200 hp por embarcação, além de dois grupos geradores Cummins modelo QSM11-CP, cuja finalidade é proporcionar energia auxiliar para a embarcação, com potência de 300 kw cada um. Cada crewboat, modelo UT 4000, traz no total 600 kw de energia. 

A eletrônica embarcada permite que a frota seja monitorada por satélite e dispõe de total controle dos sistemas internos, tais como consumo de combustível, performance do motor, posicionamento da embarcação, nível e status das operações em andamento.

Outra vantagem dos motores eletrônicos produzidos pela Cummins é o diagnóstico mais ágil por meio dos painéis eletrônicos produzidos especialmente para esse tipo de equipamento. Os motores QSK50-M também são fornecidos com sistema de filtragem centrífuga chamado "Eliminator", tecnologia que estende a troca do óleo, reduzindo o tempo de parada das embarcações e consequentemente aumento da produtividade.


Além da tecnologia empregada nos produtos Cummins, a participação dos engenheiros de Aplicações da Cummins no projeto foi de fundamental importância desde a concepção, com trabalho conjunto para especificação dos motores, passando pelo suporte dos desenho dos sistemas (ar, combustível, descarga e monitoramento), a instalação física dos mesmos, revisão e testes finais. 

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