Das características específicas do negócio da LOGA, empresa do Grupo Solvi, especializada em coleta de lixo na região Noroeste de São Paulo e em outros estados brasileiros, nasceu o projeto de um sistema de nivelamento eletrônico para compensar o peso do caminhão, caçamba e lixo depositado, conforme a distribuição da carga e o piso da via, otimizando as operações e facilitando a dirigibilidade.
Batizado de ELC - Electronic Leveling Control ou Controle de Nivelamento Eletrônico – o grupo Solvi contou com mais duas parcerias no projeto que tinha o objetivo de alterar a suspensão de convencional (feixe de mola) para pneumática, e a Knorr-Bremse Brasil, que desenvolveu o sistema de gerenciamento eletrônico da suspensão em sua matriz na Europa e adaptou à realidade brasileira, em seu centro tecnológico instalado no país.
Para os testes, a LOGA contou com um caminhão VW 17.280. Adequações na suspensão original foram feitas para receber o sistema da Knorr Bremse, composto por componentes como, válvulas com sensor eletrônico e sensor de nível (pressão e altura), todos controlados eletronicamente pela ECU – Electronic Control Unit ou Unidade de Controle Eletrônico, o que permite o monitoramento da carga dentro da cabine e, ainda, controlar a altura da suspensão. Além disso, a LOGA conseguirá controlar em tempo real e à distância as operações de seus caminhões monitorando o peso da carga impedindo que o trabalho seja realizado além das especificações.
O sistema de gerenciamento eletrônico da suspensão desenvolvido pela Knorr-Bremse pode ser aplicado em caminhões e ônibus para as mais diversas operações. O objetivo é que ele proporcione facilidades nas operações e nos controles da carga ou conforto dos passageiros de seus clientes visando também a redução de custo de manutenção da suspensão.
Outra vantagem do sistema é a otimização da operação, já que ele evita o excesso de peso em um dos lados do caminhão, proporcionando mais segurança, evitando desgaste prematuro de suspensão e pneus.
Os diferenciais deste sistema da Knorr-Bremse incluem oferecer controle independente da pressão dos bolsões presentes nos eixos (suspenso e traseiro); controle da taxa de carga (Load Ratio Mode); e a possibilidade de configurar pelo software o volume de carga em cada eixo monitorado pelo ELC. O sistema já distribui essa carga nos dois eixos, conforme parametrização definida, e pode ser aplicado em qualquer configuração de eixo e tamanho de bolsões a partir de ajustes no software.
Nenhum comentário:
Postar um comentário