A linha Tiger Explorer, da Triumph, foi completamente
remodelada e está chegando às concessionárias brasileiras, neste mês de julho,
nas versões XR (R$ 58.500,00) e XCx (R$ 70.500,00). A fabricante inglesa também
está iniciando as vendas, em julho, da nova Speed Triple R, que está disponível
nas concessionárias pelo preço de R$ 59.500,00. As novidades foram apresentadas
mundialmente na última edição do Salão de Milão, no final do ano passado.
Modernizada, a Tiger Explorer é a mais nova motocicleta adventure para pilotos que procuram por uma
aventura emocionante e, ao mesmo tempo, segura e confortável – seja no caminho
diário ao trabalho ou numa viagem intercontinental. Sem perder o estilo
inconfundível da primeira versão, lançada em 2011, a Tiger Explorer continua
com seu padrão de definição de classe superior, trazendo para o segmento um
novo nível da beleza contemporânea e muita imponência. Todos os modelos da
família são equipados com o mesmo motor tricilíndrico, exclusivo na categoriaadventure,
com 1.215 cc e 12 válvulas, capaz de desenvolver 139 cv de potência (a 9.300
rpm) e 123 Nm de torque (a 6.200 rpm).
TRIUMPH TIGER EXPLORER XR E TIGER EXPLORER XCx
Todos os modelos da família são equipados com o mesmo motor tricilíndrico,
exclusivo na categoria adventure,
com 1.215 cc e 12 válvulas, capaz de desenvolver 139 cv de potência (a 9.300
rpm) e 123 Nm de torque (a 6.200 rpm). Para fazer um melhor uso desta
potência, a nova Tiger Explorer possui embreagem hidráulica, com discos
múltiplos e auxílio de torque (slip assist), evitando a fadiga do piloto.
Ambos os modelos possuem um câmbio especialmente desenvolvido para facilitar as
viagens de longa distância, com uma relação de marchas longa, além de também
proporcionar uma economia de combustível de 5% em relação ao modelo anterior.
As novas Tiger Explorer XR e XCx ainda apresentam o benefício adicional de uma
transmissão final por eixos e baixos custos de manutenção. A motocicleta
apresenta um novo sistema de escape que auxilia o desempenho do motor e também
proporciona o clássico e imponente som que se espera de um motor Triumph de
três cilindros.
O modelo de entrada XR dispõe de freios ABS multicanal e combinados pela
dianteira e controle de tração, enquanto a Tiger Explorer XCx oferece,
adicionalmente, de série, o recurso de otimizar o uso dos freios ABS e do
controle de tração nas curvas, por meio do monitoramento do ângulo de
inclinação nas curvas. Isso garante à moto uma excelente estabilidade, frenagem
e controle, mesmo ao lidar com as curvas mais fechadas.
A nova Tiger Explorer oferece ao piloto a escolha de diferentes modos de
pilotagem. São duas opções na versão XR (“road/estrada” e “rain/chuva”) e três
na XCx (“road/estrada”, “rain/chuva” e “off-road”). A escolha permite ao piloto
a seleção de um modo com vários parâmetros críticos de desempenho, ajustados
para adequação às condições de estrada e de clima. A seleção pode ser feita de
modo rápido e fácil, mesmo em movimento. Cada Modo de Pilotagem muda todo o
mapa, os níveis dos freios ABS, o Controle de Tração e, na versão XCx, a
configuração do amortecedor do sistema TSAS.
O visual do novo modelo, apesar de renovado, mantem a personalidade
inconfundível de uma autêntica Tiger Explorer. Detalhes como os novos painéis
junto ao tanque de combustível e as novas carenagens do radiador tornam essas
linhas ainda mais marcantes. Os painéis também integram o para-lama dianteiro,
ajudando a criar um novo design, moderno e mais “atlético”. A aparência geral é
reforçada por tampas de motor pintadas, contrastando com as caixas de motor
pretas.
TRIUMPH SPEED TRIPLE R
Seu novo motor conta com 104 inovações que se combinam para produzir mais
potência e, o mais importante, mais torque em todas as faixas de rotações,
proporcionando também uma redução de até 10% no consumo de combustível. O
desempenho é incrível: são 140 cv de potência e 112 Nm de torque. As inovações
incluem uma nova câmara de combustão, novo cabeçote de cilindro, novo
virabrequim, novo desenho de pistão e novos corpos do acelerador Ride-by-Wire.
Outras inovações também incluem embreagem com sistema slip-assist, um radiador
menor e mais eficiente e novo escapamento de fluxo livre com aumento de 70% na
taxa de fluxo.
Como outros modelos da linha de motocicletas Triumph, a nova Speed Triple R
também conta com um conjunto de tecnologias focadas no piloto, incluindo freios
ABS comutável e controle de tração comutável. Entre os recursos que ampliam o
desempenho e a capacidade da Speed Triple R, estão uma nova ECU (Unidade
Eletrônica de Controle), aliada a um novo acelerador Ride-by-Wire ajustável,
com mapas de aceleração selecionáveis que melhoram a pilotagem, a resposta e o
controle. Agora, são cinco modos diferentes de pilotagem à disposição: “Road”,
“Rain”, “Sport”, “Track” e o novo “Rider Configurable”, que permite que o
piloto configure a motocicleta para obter o melhor desempenho de acordo com as
condições da estrada ou do meio ambiente.
A nova motocicleta redefine a lenda da Speed Triple,
oferecendo o equilíbrio perfeito entre potência, manejo, capacidade e
personalidade numa roadster desenvolvida para proporcionar o
máximo de diversão, emoção e atitude. O
modelo está disponível nas seguintes cores: Matt Graphite e Cristal White.
Nenhum comentário:
Postar um comentário