A Cunzolo encontrou na Scania a parceria ideal para
oferecer a seus clientes um guindaste articulado com capacidade de 40 toneladas
de capacidade de carga, que o torna único na América do Sul. Para formar o
conjunto, avaliado em R$
1,5 milhão, foi escolhido
o caminhão fora de estrada Scania G 440 8x4, adaptado para receber o guindaste
modelo F1950 da italiana Fassi. O negócio foi realizado pela Casa Scania
Codema.
“Mais uma vez a Scania prova o quanto oferece as soluções
mais completas ao mercado. Somos a única fabricante a disponibilizar um produto
para esse novo segmento e ter a capacidade de adaptar tudo o que esse conjunto
caminhão-guindaste necessita, sem perder a garantia”, afirma Victor Carvalho,
diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. “Trata-se de uma venda
emblemática, fruto de um grande trabalho de engenharia e parceria entre as
empresas para encontrar a configuração perfeita. Os clientes da Cunzolo ganham
um equipamento exclusivo, que propicia muitos benefícios para seus
negócios.”
“Encontramos na Scania a única fabricante capaz de
atender a tudo o que necessitávamos. Manter a garantia após todas as adaptações
foi um diferencial fundamental, além do chassi reconhecidamente
reforçado, que permitiu receber um equipamento tão potente. Apenas a Scania
chegou ao patamar de exigência de robustez que desejamos”, diz Marcos Cunzolo,
diretor comercial da Cunzolo, tradicional empresa de prestação de serviços para
movimentação de cargas e acesso em altura, por meio do fornecimento de
guindastes, empilhadeiras, transporte rodoviário e plataformas aéreas.
“Historicamente, a Cunzolo é famosa pela inovação. Novamente, estamos
antecipando um movimento no mercado, criando uma tendência. Temos certeza de
que haverá uma forte migração para esse novo nicho que nasce com a chegada do
guindaste articulado de 40 t.”
A grande capacidade de carga e o alcance (42 metros de
altura com o cesto aéreo, já homologado pela recente norma NR12) desse novo
caminhão-guindaste impressionam no mercado, pois os concorrentes mais próximos
comportam 25 toneladas de peso e atingem 30 metros de altura, respectivamente.
“É quase 60% a mais de tonelagem, com um caminhão muito mais robusto, econômico
e eficiente. E sua envergadura e dimensões reduzidas trazem várias vantagens
para nossos clientes em diversos tipos de demanda. Além de outro destaque que
são os 36 metros de alcance horizontal”, explica Cunzolo.
Outros diferenciais destacam o produto na América Latina:
a possibilidade de atuar com a lança baixa (zero grau), também em 360º e em
quaisquer dimensões de espaço, e sistema de trabalho com controle remoto total.
O tamanho reduzido do conjunto caminhão-guindaste permite acessar áreas que um
dispositivo telescópico não conseguiria, pois trabalha em estruturas de
qualquer altura sem a necessidade de desmontar telhados (gerando mais economia
e segurança para os clientes), por exemplo, em substituições de pontes
rolantes.
Quando pensou em trazer para o mercado nacional um
guindaste articulado de 40 toneladas de capacidade de carga, a Cunzolo fez uma pesquisa
na Europa. A Fassi indicou a Scania, que já tinha um caminhão adaptado na
Holanda. A partir daí as três empresas iniciaram as conversas. Todo o processo
durou um ano para que o caminhão-guindaste estivesse corretamente homologado
dentro das leis nacionais e totalmente adaptado para o trabalho.
A Scania trouxe toda a experiência da Europa para
desenvolver essa solução no Brasil. Pelo fato de o chassi Scania ser produzido
em sistema modular global, a adaptação ideal foi facilmente obtida, e a Cunzolo
não precisou importar o caminhão. Na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo
(SP), o veículo já saiu preparado para receber a carroceria Fassi, com todas as
adequações específicas feitas na longarina, da mesma forma que na Europa.
A Scania cumpriu todas as necessidades apontadas pela
Cunzolo. Instalou duas tomadas de força para propiciar acionamento de todo o
sistema hidráulico, oferecer tecnologia eletrônica para a comunicação e o
gerenciamento remotodo veículo sem a necessidade de entrar na cabine, realizar
pesagens no caminhão durante e depois da finalização do projeto e pintou o
caminhão em sua cor especial padrão. Para finalizar a estrutura externa, a
Scania também permitiu a instalação dos sistemas de patolas na dianteira
(diferencial da marca), intermediária e traseira, também sem a perda da
garantia.
O Scania G 440 8x4 com guindaste F1950 Fassi, da Cunzolo,
é ideal para atender as indústrias da aviação, aeronáutica, química, de papel e
celulose, automotiva, metalúrgica e siderúrgica. Em razão de a economia
brasileira passar por um momento de desaquecimento, Marcos Cunzolo projeta
aumento de 2% a 3% de faturamento com o novo produto de sua frota. “Mas
cresceremos de 5% a 7% assim que o mercado voltar à normalidade. As expectativas
são muito promissoras”, revela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário