Os motores da FPT Industrial conquistaram o topo do
ranking nos quatro segmentos avaliados: veículos comerciais semileves, leves,
pesados e extrapesados.
O resultado específico sobre motores mostrou que o F1C,
NEF 4, NEF 6 e Cursor 10 conquistaram o primeiro lugar, pois foram os que
apresentaram menores índices de defeitos em relação a concorrência e maior
índice de satisfação em diversos quesitos. Ainda de acordo com os
entrevistados, os produtos se destacam por apresentarem baixo consumo de
combustível, alta confiabilidade, menores custos de manutenção e potência
elevada.
A pesquisa, encomendada por montadoras em todo o País, é
realizada anualmente. A última edição entrevistou mais de 1.500 pessoas entre
frotistas, gestores e motoristas. Eduardo Pimenta, Diretor de Qualidade da FPT
Industrial, explica que “a liderança em quatro categorias, sem dúvida, é
resultado e consequência do trabalho que a FPT Industrial realiza em conjunto
com todas as suas áreas técnicas. Justamente por todas elas se conversarem e
avaliarem a qualidade dos motores constantemente, a marca se mantém no topo”.
Pesquisas como esta influenciam nos negócios e no
desenvolvimento dos produtos. Com base nos dados, a FPT Industrial implanta
ajustes e melhorias para que seus motores sigam como os melhores para os
clientes.
Exemplo disso foram as soluções desenvolvidas nos motores que, em
suas novas versões, equipam os veículos Iveco lançados recentemente. Além
disso, mesmo as outras linhas de motores amplamente reconhecidas por sua
performance, baixo consumo de combustível e baixo custo de manutenção,
receberam ajustes com foco em aumento de potência e eficiência energética.
De acordo com Pimenta, o objetivo é manter a liderança
nas próximas pesquisas, elevando ainda mais os índices de satisfação e
qualidade dos produtos FPT. “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais.
Certamente, nossos clientes ficarão ainda mais satisfeitos com os futuros
desenvolvimentos baseados em resultados de pesquisas como esta”.
No mercado on road, a FPT Industrial fornece seus motores
para a Iveco, os quais equipam a linha Daily (F1C), o leve Vertis (NEF 4), o
pesado Tector (NEF6), e os extrapesados Stralis e Hi-Way (Cursor 13). Já para a
Ford, a produtora de motores fornece o FPT 10,3L que equipa os Cargos 2042 e
2842.
A pesquisa QTS é realizada anualmente e encomendada por
importantes montadoras de caminhões do País. Realizada pela Route, seu objetivo
é avaliar a satisfação dos usuários e a percepção do nível de qualidade dos
veículos disponíveis no mercado com base na ocorrência de problemas durante o
primeiro ano de uso. A mais recente edição obteve os resultados com base nas
análises durante o segundo semestre de 2014 e o primeiro de 2015 e entrevistou
mais de 1.500 pessoas, amostragem que varia conforme o volume de vendas do ano
anterior à sua aplicação.
Apenas caminhões com no mínimo quatro e no máximo 14
meses de uso são selecionados para participar da avaliação. Já o motorista,
para ser escolhido, deve ter no mínimo quatro meses de trabalho com o veículo.
Um dos indicadores utilizados durante a aplicação da
pesquisa é a satisfação do cliente, pontuada de 0 a 100% por meio de entrevista
com o gestor da frota, com o tomador de decisões de compra (gerente comercial)
ou proprietário. O segundo é o índice de TGW (Things Gone Wrong), que são os
defeitos identificados. Neste caso, o entrevistado é o motorista do caminhão,
que responde a cerca de 140 questões que chegam à raiz do problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário