Dois Iveco Stralis estão atualmente em rota para Roterdã,
na Holanda. Diferentemente de sua operação de carga habitual, os veículos
autônomos fazem parte do Desafio Europeu de Caminhões, iniciativa organizada
pela Holanda, país membro da Associação de Comerciantes Europeus de Automóveis
(ACEA), que apoia ativamente o desafio.
A Iveco se junta a outras cinco
fabricantes europeias de caminhão ao viajar em pelotão, que é a conexão de dois
ou três caminhões em um comboio.
Os veículos seguem um ao outro de perto em conjunto, com
uma distância pequena, usando tecnologia de conectividade e sistemas
automáticos de suporte à direção. O caminhão na ponta age como o líder, com os
veículos de trás reagindo e se adaptando às mudanças em seu movimento. Por
exemplo, se o líder frear, todos os outros caminhões também freiam. O pelotão
pode ajudar a tornar o transporte mais seguro, mais limpo e mais eficiente,
além de reduzir o consumo de combustível com práticas de direção melhoradas e,
o mais importante, tem o potencial de reduzir as emissões de CO2 em até
10%.
O objetivo do Desafio é acelerar a introdução de pelotões
de caminhão ao colocar o assunto no topo da agenda dos elaboradores de
políticas da União Europeia (UE). A iniciativa também faz parte de uma
abordagem integrada do setor para reduzir ainda mais as emissões de CO2, que
examina todos os elementos que afetam as emissões ao operar um caminhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário