quinta-feira, 21 de julho de 2016

Mercedes-Benz inova com impressão de peças em 3D para caminhões

A Mercedes-Benz Trucks deu mais um passo a frente dos concorrentes e está realizando processos de impressão 3D mais recentes do mercado para fabricação de peças de reposição de plástico como método de produção padrão no setor de Serviços e Peças para os clientes. 

A partir de setembro, 30 itens sobressalentes genuínos poderão ser encomendados e fornecidos ao toque de um botão, a partir da impressora 3D. Rápida, econômica e em qualquer quantidade, a impressora produzirá sempre em um nível de qualidade consistente como o das peças genuínas da marca ("demanda de peça única").

Com o uso da impressora 3D como um processo de produção e inovador de Pós-Venda, a Mercedes-Benz está assumindo um papel de pioneira e líder em tecnologia entre os produtores de caminhões no mundo.

"Mantendo a promessa da nossa marca ‘Trucks you can trust’, estabelecemos os mesmos padrões de confiabilidade, funcionalidade, durabilidade e economia das peças produzidas em 3D em relação aos itens produzidos de modo convencional", afirma Andreas Deuschle, chefe de Marketing & Operações da área de Serviços e Peças aos Clientes da divisão Mercedes-Benz Trucks. "Entretanto, a impressão em 3D oferece muitas possibilidades, e é por isso que estamos rapidamente ampliando a produção das peças com essa tecnologia."

Hoje na Daimler, mais de 100.000 protótipos de peças impressas em 3D são fabricados para as divisões do Grupo todo ano.

As peças "impressas" são criadas com tecnologia de ponta, baseadas no processo de impressão por sinterização a laser (Selective Laser Sintering  - SLS). Para os altos padrões de qualidade da Mercedes-Benz Trucks, os parâmetros do processo foram otimizados e determinados pelas divisões de pesquisa e desenvolvimento da Daimler. Cada peça 3D pode ser encomendada pelo cliente por meio do número do item especial, o qual está registrado nas listas de códigos de encomenda e nos catálogos de peças de reposição da Mercedes-BenzTrucks. Assim, mesmo após várias décadas, o rápido fornecimento ao cliente fica garantido por meio da Cadeia de Logística da Mercedes-Benz em todos os estágios vendas – no mundo todo.

O processo de impressão em 3D, que é ecologicamente correto e contribui para a economia de recursos, está desempenhando um papel pioneiro no Pós-Venda. O desafio destas peças de reposição reside em garantir o fornecimento também para séries de modelos que não são mais produzidos. Isso significa que o portfólio também inclui itens para os quais não há demanda em grande quantidade.


A impressão ocorre dentro de um prazo muito curto após o recebimento da definição do design e encomenda, agilizando consideravelmente a produção e o fornecimento das peças 3D. Como as peças de reposição podem ainda ser facilmente "reimpressas" mesmo depois de longo prazo, usando dados armazenados e fornecidos, as peças dispensam um sistema de estocagem e armazenagem complexo. Ao mesmo tempo, fica reduzido impacto dos custos, recursos e meio ambiente, pois não há excedentes de materiais, cuja disposição pode ser bastante complexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário