quinta-feira, 28 de julho de 2016

Volkswagen divulga finalistas do concurso “Talento Design 2016”

A Volkswagen já definiu os 15 finalistas da 18ª edição do concurso “Talento Design”, que é voltado a estudantes de desenho industrial. O tema deste ano, “Blue Racing”, propõe o desenvolvimento de um carro de competição. O objetivo é que os participantes apliquem a linguagem dos carros Volkswagen em um carro de corrida – que pode ser de uma categoria existente ou criada pelo participante. A data da apresentação final dos temas classificados será divulgada em breve.


Os finalistas da categoria Shape Design são:
Claudio de Andrade Paiva – projeto Volkswagen AirFlow

Daniel David Silva Sakai – projeto Ektrong
Guilherme Neves Araujo – projeto Volkswagen Gravity
Gustavo Cassolari Felix Matias – projeto Aquillon
Gustavo Martins Petito - projeto Exo
Henrique Lima Morato – projeto Volkswagen Ion
Julio Cesar Caetano – projeto Volkswagen E-12
Marco Antonio Lombardi - projeto Eolus
Patrick Ranier Andrade Horta – projeto Volkswagen Mag GT
Raysner Figueira – projeto Volkswagen Gaia


Os finalistas da categoria Color&Trim são:
Amanda Bibiano – projeto Rallye Dakar

David Amorelli Medeiros da Silva – projeto UpHill Racing Team
Juliana Sandaniel Rodrigues – projeto Loose
Lucas Sierra – projeto Volkswagen Senses
Mateus Nogueira Takaki – projeto Plume


Os projetos apresentados tiveram que obedecer aos seguintes critérios: categoria de automobilismo, podendo ser uma inexistente; proporções em relação ao usuário; tipo de trajeto, cenário, propulsão e posicionamento das partes funcionais; ergonomia e número de passageiros; aplicabilidade de novas tecnologias e materiais. 

O “Talento Design” tem duas modalidades: Shape Design e Color&Trim. Os autores dos três melhores trabalhos inscritos na primeira categoria e o melhor classificado da segunda terão oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), vivenciando e participando do dia a dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca. O estágio é remunerado.

O primeiro lugar também ganhará como prêmio um equipamento WACOM Intuos Pro, que é uma mesa digitalizadora, própria para o uso do trabalho de um designer. 

Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Volkswagen Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa.

Shape Design e Color&Trim 

A categoria Shape Design é a área do design que desenvolve novos conceitos estéticos do produto, aliando-os diretamente com sua funcionalidade e a integração com os anseios do consumidor.


Os profissionais de Color&Trim cuidam sobretudo de potencializar a inter-relação de usuário e automóvel. Entre suas atividades estão o desenvolvimento de cores e acabamentos externos e internos, elaborar figurinos para bancos, revestimentos, logotipos e apliques gráficos e texturas para diferentes superfícies. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário