Em todo o mundo, a população das cidades está crescendo
num ritmo muito rápido e, da mesma forma, aumenta a necessidade de mobilidade.
A resposta para essa demanda não pode ser o transporte individual em todos os
casos, especialmente nas regiões metropolitanas. Os ônibus fazem parte da
solução para os desafios do tráfego.
Nesse sentido, como provedora de
mobilidade, a Daimler fornece mais do que apenas veículos adequados. Uma área
especial da Companhia trabalha com sucesso, ao redor do mundo, no estabelecimento
de sistemas de transporte baseados em ônibus. Uma das maiores ênfases são os
sistemas BRT (Bus Rapid Transit), que possibilitam a ligação com subúrbios
rapidamente, de forma barata e flexível, visando consolidar os fluxos de
tráfego nas cidades e manter a mobilidade nas metrópoles.
Há mais de mil cidades ao redor do mundo com populações
acima de 500 mil habitantes. Entre 20 e 40 milhões de pessoas consideram como
suas casas regiões metropolitanas como as de Tóquio-Yokohama, Cidade do México,
Nova York, Seul, Mumbai, São Paulo e Manila. Desde 2008, mais da metade da
população do mundo vive nas cidades. As Nações Unidas preveem que esta
proporção chegará a cerca de 70% em 2050.
Em todas essas cidades e regiões, as pessoas anseiam por
mobilidade. Elas precisam chegar aos seus trabalhos ou escolas, fazer suas
compras e se movimentar em seu tempo livre. Os desafios das regiões
metropolitanas não podem mais ser resolvidos pelo transporte privado.
Especialistas em tráfego têm registrado dados por meio de medições concretas:
na Holanda, Bélgica e Alemanha, por exemplo, cada habitante gasta, em média,
cerca de 40 horas por ano em engarrafamentos. Na Alemanha, as cidades de
Stuttgart e Colônia são as "capitais do congestionamento", com mais
de 70 horas gastas em engarrafamentos.
Tráfego paralisado – o ônibus
como parte importante da solução
A UITP (União Internacional dos Transportes Públicos)
chegou a um cálculo simples: transportar 10 mil pessoas por uma distância de um
quilômetro exige 2 mil automóveis, ocupando aproximadamente 24 mil metros
quadrados de espaço viário. No caso de um ônibus de 12 metros de comprimento,
como oMercedes-Benz Citaro, são
precisos apenas 100 veículos, ocupando um espaço de 3,2 mil metros quadrados.
Se forem usados ônibus de alta capacidade, como o Mercedes-Benz CapaCity, bastam 50 veículos, ocupando
cerca de 3 mil metros quadrados de via pública.
Nesse contexto, o BRT é uma maneira de evitar a iminente
paralisação do tráfego. Estes sistemas se caracterizam por faixas exclusivas
com paradas de ônibus separadas e livres de barreiras, conjuntos de semáforos
exclusivos e formas especiais de cobrança, com venda antecipada de passagens.
Dependendo da demanda de passageiros projetada, os elementos individuais do BRT
podem variar de tamanho. Na América do Sul, esses sistemas assumiram o papel
dos metrôs subterrâneos e têm mostrado bons resultados amplamente. Já as
soluções europeias têm porte mais semelhante ao modal de bondes.
Sistemas BRT – baratos,
flexíveis e rápidos de implantar
Vantagens dos sistemas BRT: eles são rápidos de
implantar, baratos e flexíveis. Também reduzem a densidade do tráfego, diminuem
as emissões de poluentes e o ruído, aumentam as velocidades de deslocamento e,
de forma geral, elevam a qualidade de vida.
A Daimler Buses foi uma das pioneiras nesses sistemas com
a implantação de um BRT na cidade de Adelaide, na Austrália, há cerca de 30
anos. Especialistas estimam que existam hoje cerca de 180 sistemas BRT em todo
o mundo, empregando em torno de 40 mil ônibus e transportando aproximadamente
30 milhões de passageiros por dia.
Linhas BRT – um sucesso em
todos os continentes
Atualmente, há BRT em todos os continentes, com novas
linhas sendo planejadas e implantadas constantemente. Uma importante região é a
América do Sul, onde cidades com rápido crescimento são servidas por essa
solução. A cidade de Curitiba, no Brasil, por exemplo, foi pioneira nesse
conceito de transporte, com a introdução de um BRT em 1968. Ao longo dos
últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro, sede de mega eventos esportivos, vem
desenvolvendo um sistema que consiste de três corredores BRT, com uma extensão
total de 150 km. Noventa ônibus articulados Mercedes-Benz, todos com quatro eixos
e 23 metros de comprimento, estão em operação na linha "TransOeste",
a primeira a ser aberta. No Brasil eles são conhecidos como
"Ligeirão", isto é, "ônibus grande e rápido".
A linha 34 "Metrobüs", em Istambul, é
igualmente fascinante. Ela é coberta por ônibus operando numa sucessão
extremamente próxima, com mão inglesa. Os números são espetaculares: 52
quilômetros de extensão, 750 mil passageiros por dia. A espinha dorsal desse
sistema são 250 ônibus articuladosMercedes-Benz CapaCity e 250 articulados Mercedes-Benz Citaro e Conecto.
Na Europa Central é comum a utilização de linhas BRT em
sistemas locais, como linhas de alimentação desde os subúrbios de Nantes, Nancy
e Estrasburgo, na França, por exemplo, ou para desviar o tráfego do centro da
cidade em Granada, na Espanha. Na Holanda, a Linha 300 liga a cidade de Haarlem
(155 mil habitantes) com o vizinho aeroporto de Schiphol e a região
metropolitana de Amsterdam.
Especialistas em sistemas de
transporte da Daimler assessoram cidades em todo o mundo
O BRT não é um território inexplorado para a Daimler
Buses. Ao contrário, uma equipe de especialistas da Empresa assessora cidades e
operadores de transporte em todo o mundo durante a introdução e posterior
expansão de seus sistemas. Este serviço sem similar na indústria demonstra,
mais uma vez, que a Daimler Buses é muito mais do que uma fabricante de ônibus.
Além disso, ela acredita numa expertise totalmente abrangente e dá apoio
durante o desenvolvimento de sistemas de transporte completos. A atual equipe
vem trabalhando há pouco menos de dez anos e é formada por especialistas em
planejamento de tráfego e transporte urbano. Estes profissionais atuam em todo
o mundo. A equipe central está localizada na Alemanha e há também grupos no
Brasil, México, África do Sul, Oriente Médio e Ásia. Devido ao seu conhecimento
e experiências, os especialistas locais conhecem muito bem as características
regionais.
Os especialistas em BRT examinam as estruturas de
planejamento urbano e o comportamento da população quanto à mobilidade, além
das vias e sistemas de transporte existentes. Eles utilizam esse conhecimento para
desenvolver recomendações para o estabelecimento de linhas e rotas, paradas de
ônibus, sistemas de pagamento e conceitos de veículos. E vão aos mínimos
detalhes, como, por exemplo, a escolha da pavimentação correta para as vias ou
dos elementos mais adequados do meio fio para os pontos de parada.
Os assessores se beneficiam de sua experiência e do
conhecimento de um amplo espectro de diferentes sistemas BRT. As soluções
resultantes são tão únicas como as próprias cidades. Na França, por exemplo,
existe o sistema BHNS (Bus à Haut Niveau de Service - ônibus com alto padrão de
serviço): são ônibus urbanos com detalhes de alta qualidade usados nas linhas
BRT em Nantes e Estrasburgo. Eles influenciam os motoristas de automóveis a
trocá-los por ônibus. Em outras regiões do mundo, como a América do Sul, Ásia
ou África, as megacidades em rápida expansão exigem uma infraestrutura de
transportes fundamental.
Veículos sob medida para o
BRT com a estrela da Mercedes-Benz
A Daimler Buses atua com sucesso em todos os continentes
como uma das marcas líderes mundiais na fabricação de ônibus. A marca Mercedes-Benz é o elemento central no que diz
respeito a ônibus urbanos para serviço regular. Há um ônibus adequado para cada
mercado e cada sistema BRT.
O elemento principal dessa gama de veículos é o
ônibus com piso baixo Citaro, oferecido em inúmeras variantes, e o ônibus
urbano de maior sucesso no mundo, com mais de 50 mil unidades vendidas até
hoje. O ônibus articulado CapaCity, com quatro eixos e grande capacidade, deriva
dele. E uma opção muito próxima ao Citaro no segmento econômico, o Mercedes-Benz Conecto, atende todas as exigências
para um ônibus de piso baixo funcional e custos reduzidos.
Para os mercados globais de chassis, a Mercedes-Benz também dispõe de numerosos modelos com
motor traseiro ou dianteiro, para ônibus convencionais e articulados. Um bom
exemplo é o OC 500 LE, um chassi de entrada produzido na Espanha. Um
veículo de sucesso fabricado no Brasil e adequado para sistemas BRT, o
superarticulado é um chassi para ônibus articulado com quatro eixos para uma
carroçaria de até 23 metros de comprimento. A Mercedes-Benztrabalha
juntamente com conhecidas encarroçadoras locais e regionais para complementar
os ônibus.
Um exame no mapa-múndi confirma a abrangência global – a Mercedes-Benzproduz o Citaro em
Mannheim e Neu-Ulm, assim como em Ligny, na França, o Conecto em Hosdere, na
Turquia e chassis para ônibus no Brasil, Colômbia, México, Argentina, Espanha,
África do Sul e Indonésia.
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