Wagner Gonzalez |
UMA NOVA ESPERANÇA GANHA CORPO
Fotos: Rodrigo Ruiz
Fotos: Rodrigo Ruiz
Praticar automobilismo no Brasil é uma atividade que já
passou por fases das mais variadas, sempre marcadas por sacrifício, paixão e,
em vários momentos, decepção. O empresário Marcos Galassi, pouco conhecido no
meio até poucos anos atrás, parece ter nas mãos e na cabeça as condições para
criar uma nova era positiva no esporte e, se os dirigentes não atrapalharem, e
fazer uma nova esperança ganhar corpo.
Foto: Rodrigo Berton |
Se tudo correr bem, ele vai proporcionar
o surgimento de uma nova geração de pilotos em condição de repetir a era
iniciada pelos irmãos Fittipaldi e José Carlos Pace. Galassi é responsável pela
criação da F-Inter, categoria que pouco a pouco se transforma de semente em
árvore: na semana passada os primeiros monopostos construídos por José Minelli
andaram juntos pela primeira vez durante uma apresentação formal no Autódromo
de Piracicaba, no interior de São Paulo.
Chiquinho Lameirão e Angi Munhoz |
Além de ter seus primeiros monopostos batizados por nomes
como Alfredo Guaraná, Angi Munhoz, Artur Bragantini, Chiquinho Lameirão, Dito
Gianetti, Luciano Zangirolami e Roberto Moreno, cujos currículos e páginas no
automobilismo brasileiro dispensam detalhes, a categoria mostrou que seu fim
não termina na formação de pilotos. Ao lançar sua categoria em Piracicaba, numa
praça construída pela família Gianetti fora da zona de desconforto que
Interlagos representa hoje, e reunir nomes que sempre levantaram a bandeira do
automobilismo de raiz, Galassi mostrou que é um empresário calculista, mas
jamais frio.
Alfredo Guaraná Menezes |
Uma parceria com a Bosch gerou a criação da Academia
Técnica Motorpsort, que vai utilizar a nova fórmula para como plataforma
didática para a formação de técnicos especializados no automobilismo de
competição. O curso será aberto a estudantes de engenharia e profissionais do
setor e deverá ter seu custo subsidiado pela multinacional alemã. Haverá aulas
presenciais no Centro de Treinamento Automotivo da Bosch, em Campinas, e
espera-se uma ampla participação dos alunos nas competições. Paralelamente, a
categoria se encarrega de formar sua própria equipe de manutenção e apoio nas
pistas, abrindo mais postos de trabalho em setores que raramente recebem
atenção dos dirigentes e promotores.
Se a iniciativa junto à Bosch explica o alcance da
proposta da F-Inter, a complexidade da promoção do campeonato traz à tona os
entraves que um promotor enfrenta para criar uma nova categoria no Brasil. Para
evitar a burocracia de ter uma categoria homologada pela Confederação
Brasileira de Automobilismo, o calendário terá caráter regional e será
disputado inicialmente apenas em São Paulo. Como todo o projeto tem um único
dono e administrador e não há vínculo com nenhuma fábrica, nada impede que as
competições sejam de caráter particular usando como circuitos as pistas de
Interlagos, Piracicaba e Velo Città.
De qualquer forma, a Federação de Automobilismo de São
Paulo já aprovou tacitamente o projeto, uma vez que o sucesso do empreendimento
renderá mais pilotos filiados e, consequentemente, maior faturamento à
entidade. Caso um promotor de outra praça tenha interesse em promover a
categoria em outro estado, Galassi admite a possibilidade de faze-lo pelo
sistema de franquia. Não deixa de ser interessante, por exemplo, para os
organizadores do Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG).
Marcos Galassi |
Disputar uma temporada da F-Inter terá o custo aproximado
de R$ 14 mil por etapa em um calendário de 11 provas. Nesse preço estão todos
os custos de preparação, revisão, combustível, pneus, transporte, apoio na
pista, treinamento de mídia, espaço reservado para apoiadores e patrocinadores
e todas as possibilidades de aprendizado na incubadora de pilotos montada por
Galassi, o que inclui até mesmo o uso de um simulador em escala 1:1.
Artur Bragantini |
O carro projetado e construído por José Minelli utiliza
um motor nacional de quatro cilindros e dois litros, com 191 cv de potência e
21 m·kgf de torque, instalado em um chassi tubular e acoplado a um câmbio de
cinco marchas, construído pelo mesmo Minelli, ex-piloto e eterno apaixonado
pelo esporte. As rodas de aro 13 têm tala de 8” (dianteira) e 11” (traseira),
associadas a pneus Pirelli PZero VR 225/40VR13 e 265/540VR13, respectivamente.
Até o momento nove pilotos já confirmaram participação na primeira temporada da
F-Inter, cuja primeira competição deverá se realizar ainda este ano.
CAVALO CORRE ATRÁS DO TOURO
A renovação do contrato de Nico Rosberg com a Mercedes
por mais dois anos — os dois ficam juntos até o final de 2018 —, parece ter
trazido assopros de paz na equipe alemã: ao final do GP da Hungria ele e o
vencedor Lewis Hamilton voltaram a se cumprimentar ao final da corrida. O
australiano Daniel Ricciardo completou o pódio e assistiu, certamente surpreso,
a tal demonstração de estima e consideração, particularmente porque o resultado
inverteu a classificação do campeonato de pilotos, agora liderado pelo inglês.
No andar de baixo da antessala do pódio, porém, a
atmosfera era bem mais agitada, a começar pelo box da Ferrari: mais uma vez os
carros de Maranello não conseguiram superar os da Red Bull. O progresso da
Scuderia não acontece no galope esperado e os touros da RBR mantém as quatro
patas no chão para andar mais rápido. O saldo positivo dessa história foi a boa
briga entre o novato Max Verstappen e o já veterano Kimi Räikkönen. Apesar de
todos os esforços do finlandês, desta vez quem não derreteu foi o jovem
holandês, que soube manter-se à frente do rival até o final da prova.
Decepção por decepção, a Williams (equipe que mais perto
ficou da Scuderia nas duas últimas temporadas), amargou mais uma corrida nas
trevas. Não seria exagero afirmar que nem mesmo a propalada contratação de
Jenson Button, já acertado como sucessor de Felipe Massa segundo a imprensa
inglesa, serviu para amenizar a ressaca de um fim de semana digno de vinho de
garrafão. Na Hungria, até mesmo Fernando Alonso andou à frente dos carros de
Grove.
Interlagos terá menos assentos para o GP
A crise econômica do País, o preço dos ingressos, o
domínio da equipe Mercedes e as poucas chances de Felipe Massa e Felipe Nasr em
disputar as principais posições fizeram diminuir a capacidade de público para o
próximo Grande Prêmio do Brasil. A previsão dos organizadores é de reduzir em
10 mil lugares os assentos das arquibancadas descobertas, onde o ingresso mais
barato custa R$ 570 para os três dias do evento. O ingresso mais caro (R$
2.860) garante lugar na arquibancada premium em frente aos boxes, com direito a
serviço de bar e lanches incluído no preço.
WG
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