O velejador britânico Sir
Ben Ainslie elogiou a inteligência artificial (AI) da Land Rover e considerou
que essa tecnologia será uma "virada de jogo" da equipe Land Rover
BAR na America’s Cup em Portsmouth (22-24 de julho).
A Land Rover, parceira em inovação da equipe Land Rover BAR, está aplicando sua
experiência de processamento de dados e tecnologia de learning machine para ajudar a co-projetar o barco
esportivo mais rápido da história da America’s Cup. A intenção da equipe é
trazer o mais antigo troféu esportivo do mundo para o Reino Unido pela primeira
vez.
Engenheiros da Land Rover, incorporados na equipe há mais
de um ano, estão usando inteligência artificial para explorar e encontrar
padrões em dados de desempenho de vela para ajudar a "fazer o barco ir
mais rápido”. Quando estão testando, a equipe de vela recebe mais de 16 GB de
dados não comprimido por dia dos sensores no barco — o equivalente para
preencher a memória de um iPhone. A capacidade de processar e dar sentido a
esse volume de dados é sem precedentes na vela esportiva. Algo que teria levado
semanas pode agora ser alcançada instantaneamente graças à análise de poder de
computação e em tempo real da Land Rover.
Sir Ben Ainslie, Land Rover BAR chefe e capitão da
equipe, disse: "O poder das
máquinas inteligentes é uma área vital em que a divisão de pesquisa e
desenvolvimento da Land Rover está somando uma força considerável ao desafio de
Land Rover BAR para ganhar a 34ª America’s Cup. Essa competição mostrou a
importância em manter o barco estável durante as manobras. A Land Rover está
ajudando a entender o que faz a diferença entre permanecer no ar e ‘pousar’ de
volta nas ondas. Sabemos que as corridas podem ser vencidas ou perdidas por uma
questão de segundos e é aí que AI da Land Rover poderá fazer a diferença".
O machine
learning evoluiu a partir do
estudo de reconhecimento de padrões e teoria da aprendizagem computacional em
AI. A vela é um esporte perfeito para aplicar essas tecnologias, porque há
muitas variáveis — principalmente o vento.
Sensores nos barcos de testes medem mais de 300
variáveis, desde a tensão da fibra ótica até o acelerômetro de seis eixos.
Sensores sonoros medem a distância entre o barco e a água. Richard Hopkirk,
chefe de sistemas e análise do Land Rover BAR, está totalmente consciente da importância
que esses dados têm, oferecendo à equipe uma grande vantagem competitiva.
A Jaguar
Land Rover é pioneira em tecnologias de machine
learning para automóveis. A
empresa está trabalhando no Self
Learning Car para oferecer a
experiência de condução inteligente com conhecimento para usar as preferências
pessoais do condutor.
O equatoriano Maurício Muñoz faz parte da equipe de Self Learning Car e é o engenheiro na Land Rover a
liderar este projeto. Depois de se formar na universidade na Alemanha e
finalizar um mestrado em engenharia de software (Munique) e de machine learning (no MIT, em Boston, EUA) foi recrutado
diretamente pela equipe de Engenharia Avançada da Jaguar Land Rover. Aprimeira
tarefa de Muñoz aos 27 anos de idade foi analisar manobras específicas,
procurando a melhor maneira de navegar o barco. Desde então, ele tem aplicado machine learning para modelar a estabilidade do barco e
melhor sua velocidade.
A equipe Land Rover BAR é a segunda no ranking America’s
Cup World Series na sequência de um pódio em Chicago. A próxima etapa é em
Portsmouth (22-24 de julho), quando eles irão tentar ultrapassar os 10 pontos
dos líderes da série Emirates Team New Zealand.
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