sábado, 23 de julho de 2016

LAND ROVER USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA SIR BEN AINSLIE FAZER HISTÓRIA NA VELA MUNDIAL

O velejador britânico Sir Ben Ainslie elogiou a inteligência artificial (AI) da Land Rover e considerou que essa tecnologia será uma "virada de jogo" da equipe Land Rover BAR na America’s Cup em Portsmouth (22-24 de julho).

A Land Rover, parceira em inovação da equipe Land Rover BAR, está aplicando sua experiência de processamento de dados e tecnologia de learning machine para ajudar a co-projetar o barco esportivo mais rápido da história da America’s Cup. A intenção da equipe é trazer o mais antigo troféu esportivo do mundo para o Reino Unido pela primeira vez.

Engenheiros da Land Rover, incorporados na equipe há mais de um ano, estão usando inteligência artificial para explorar e encontrar padrões em dados de desempenho de vela para ajudar a "fazer o barco ir mais rápido”. Quando estão testando, a equipe de vela recebe mais de 16 GB de dados não comprimido por dia dos sensores no barco — o equivalente para preencher a memória de um iPhone. A capacidade de processar e dar sentido a esse volume de dados é sem precedentes na vela esportiva. Algo que teria levado semanas pode agora ser alcançada instantaneamente graças à análise de poder de computação e em tempo real da Land Rover.

Sir Ben Ainslie, Land Rover BAR chefe e capitão da equipe, disse: "O poder das máquinas inteligentes é uma área vital em que a divisão de pesquisa e desenvolvimento da Land Rover está somando uma força considerável ao desafio de Land Rover BAR para ganhar a 34ª America’s Cup. Essa competição mostrou a importância em manter o barco estável durante as manobras. A Land Rover está ajudando a entender o que faz a diferença entre permanecer no ar e ‘pousar’ de volta nas ondas. Sabemos que as corridas podem ser vencidas ou perdidas por uma questão de segundos e é aí que AI da Land Rover poderá fazer a diferença".

O machine learning evoluiu a partir do estudo de reconhecimento de padrões e teoria da aprendizagem computacional em AI. A vela é um esporte perfeito para aplicar essas tecnologias, porque há muitas variáveis — principalmente o vento.

Sensores nos barcos de testes medem mais de 300 variáveis, desde a tensão da fibra ótica até o acelerômetro de seis eixos. Sensores sonoros medem a distância entre o barco e a água. Richard Hopkirk, chefe de sistemas e análise do Land Rover BAR, está totalmente consciente da importância que esses dados têm, oferecendo à equipe uma grande vantagem competitiva.

A Jaguar Land Rover é pioneira em tecnologias de machine learning para automóveis. A empresa está trabalhando no Self Learning Car para oferecer a experiência de condução inteligente com conhecimento para usar as preferências pessoais do condutor.

O equatoriano Maurício Muñoz faz parte da equipe de Self Learning Car e é o engenheiro na Land Rover a liderar este projeto. Depois de se formar na universidade na Alemanha e finalizar um mestrado em engenharia de software (Munique) e de machine learning (no MIT, em Boston, EUA) foi recrutado diretamente pela equipe de Engenharia Avançada da Jaguar Land Rover. Aprimeira tarefa de Muñoz aos 27 anos de idade foi analisar manobras específicas, procurando a melhor maneira de navegar o barco. Desde então, ele tem aplicado machine learning para modelar a estabilidade do barco e melhor sua velocidade.

A equipe Land Rover BAR é a segunda no ranking America’s Cup World Series na sequência de um pódio em Chicago. A próxima etapa é em Portsmouth (22-24 de julho), quando eles irão tentar ultrapassar os 10 pontos dos líderes da série Emirates Team New Zealand.


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