Automóvel: Canela, RS,
ganha o Museu dos Azambuja
Conhecidos pela melhor
coleção de automóveis nacionais, os irmãos Rogério e Róberson Azambuja,
empresário e advogado, tomaram coragem e instalaram o Museu do Automóvel no
limite entre as turísticas Gramado e Canela. Noticiou a Coluna em 01.outubro.2014, adquiriram o
fechado Museu do Automóvel, Arte e Cultura, do também gaúcho Carlos Eduardo
Warlich, ampliaram o espaço museal a 1.700 m2 para exposição.
Proposta é exibir acervo
próprio, alternando com estoque mantido em Passo Fundo no Museu do Transporte
Nacional; fomentar o interesse e o turismo antigomobilístico; incrementando a
realização de eventos com clubes de marca. O de Simca – www.simca.com.br -, por exemplo, antecedendo
a inauguração,
intenta
fazer, próximo ano, seu III Encontro Nacional junto com o novo Museu.
Vizinha Gramado tem a
mais movimentada exposição de veículos antigos, pelo Hollywood Dreams,
exposição majoritária em Cadillacs e conversíveis, além de motocicletas
Harley-Davidson, atraindo cerca de 1.000 visitantes diários.
O foco dos Azambuja é
efetivamente de história e cultura fomentados pelo museu. Seus iniciais 40
veículos são expostos em alas temáticas, alguns em Dioramas – entorno
localizando o veículo em cenário de época, ou reproduzindo foto de época. O
IBAP Democrata – um dos dois exemplares remanescentes dentre quatro produzidos
– está à frente de grande reprodução de foto tomada na praia de Copacabana.
Na primeira exposição, a
partir de 15 de julho, muitas marcas representando dos anos ’20 aos ‘80:
Clássico Marmon, Cadillac, Chevrolets Chevelle e Corvette, Buick, Pontiac,
Rolls-Royce, Ferrari, e nacionais Puma, Simca, Brasinca 4200GT, Karmann-Ghia,
citado Democrata e quase tão raro Lafer LL.
Há memorabilia exposta,
bombas antigas de gasolina, projeção de filmes, mais de 600 miniaturas, além de
espaço infantil e loja de souvenirs.
Se as prefeituras de
Gramado, Canela e São Francisco do Sul se entrosarem poderão fomentar turismo
específico pela exposição em Gramado, o novo Museu em Canela, e pelo Museu em
São Francisco de Paula – a 70 km.
Espelhos retrovisores,
coisa do passado?
O órgão japonês de
trânsito autorizou, a partir de 2017, licenciamento e circulação de veículos
sem espelhos retrovisores internos e externos. Decisão se baseia na efetividade
de resultados do desenvolvimento de tecnologia, e na segurança operacional de
câmeras e monitores de TV. Apesar de ser requerimento antigo dos designers – afinal os espelhos são
obstáculos à livre circulação do ar, aumentando consumo e emissões -, o
argumento de maior peso foi incremento em segurança: a eliminação dos pontos
cegos. Outro, a eliminação da influência das situações de claro e escuro
variando de acordo com a iluminação do dia. Sistemas experimentais haviam sido
tentados, o incremento das câmeras de ré e laterais deram a base tecnológica, e
a busca mundial pela redução de consumo e emissões auxiliaram na decisão, a
espraiar-se mundialmente. A tecnologia já existe.
Não é moda, mas
tendência, e fabricantes de equipamentos eletrônicos e de automóveis disputam
tecnologias e prazos para aplicação. Primeira variação, em caminhões, câmeras
iriam num mastro. Telas grandes, aplicadas próximas ao volante – ou como no
caso de Mercedes e Audi, onde se aplicam os instrumentos virtuais.
Roda-a-Roda
Marketing – Reveladas primeiras imagens da Aperta, versão conversível La Ferrari. Produção limitada, preço
elevado, grande lucro unitário. Não é ferramenta de deslocamento, apenas
marketing sobre rodas. Mecânica idêntica ao GT: V12, 800 cv, mais motor
elétrico de 163 cv. Quantidade não revelada; pré vendida a colecionadores; US$
3,7M – o mais caro dos Ferrari.
P’ra Que? – Brabus, preparadora alemã de veículos Mercedes-Benz tem nova
versão, o utilitário esportivo GLE 63 Brabus 850. Evolução sobre o anterior
pico de desenvolvimento, com 700 cv, 960 Nm de torque, atinge 300 km/h.
... ?, 2 – Ao 700 agregaram-se elementos de decoração
em fibra de carbono e rodas em aro 23”. 850 cv é a potência, 1.450 Nm de torque,
indo aos 100 km/h em 3,8 s – tempo para esportivos sérios. Tivesse etiqueta de
preços, Stille, representante, marcaria R$ 2,7M. Dúvida irrefreável, quem dispõe de
tanta capacidade econômica, terá competência proporcional para conduzir?
Vizinhos – Maurício Macri, presidente da Argentina, foi à Alemanha fomentar
parcerias com Volkswagen e Mercedes. Pré anunciou novo produto VW – desmentido
pela administração continental através da Coluna.
Terá investimentos para revisão de linhas no picape Amarok; versão com motor
diesel V6; e reformulação do Suran, o SpaceFox.
Sem dúvida – Coluna antecipou produção de picape
Mercedes-Benz GLT compartindo chassis e parte rolante com Nissan e Renault, em
Córdoba, na antiga e pioneira fábrica da IKA e seus Jeeps, picapes e Rurais,
depois comprada pela Renault, agora com espaço cedido à sócia operação Nissan.
Teorias – Órgãos da imprensa nacional indicaram produção do picape
Mercedes na Espanha e exportação ao Brasil, maior comprador sul americano. Tese
desacorçoada por perda de competitividade. Em 2018, e motor próprio.
Evolução – Renaults Duster e o picape Oroch aditivados em versão 2017: equipamento
regenerador de energia para aumentar a economia do motor 2,0 em mais de 11%, e
transmissão automática de 4 velocidades.
Insólito – FAC, Fiat Chrysler Automobiles, mandou mensagem ao mundo:
precisa da ajuda de Hackers. Depois de ver a condução de um Cherokee assumida
via note book, chegou a vez de furtos
de Jeeps pelo mesmo sistema. Pagará de US$ 150 a 1.500 por indicação de
vulnerabilidade de seus sistemas.
Saída – Toyota
já envia o Etios ao Peru, após Argentina, Paraguai e Uruguai.
Quer compensar
queda do mercado interno.
Ocasião – Quem
deseja trocar de veículo, vento a favor. Para limpar pátios ante reduzir
estoque, chegada dos modelos 2017, ou fazer recursos, revendas, fábricas e
importadores oferecem descontos sensíveis sobre preços sugeridos.
Cautela - Confira ano de produção dos veículos – alguns ainda são 2015, flexibilizando
negócios. Se você vai colocar usado no negócio, veja quem o aceita pela tabela
Fipe.
Pesquise – Quase todas as marcas em promoção. Maior agressividade, Ford com
sensíveis descontos; Subaru idem para modelos do ano passado; na Mitsubishi
sedã Lancer 2.0 2016 a atrativos R$ 70 mil.
Utilidade – Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, mostra face
social: campanha para enfatizar segurança veicular. Julho, mês das férias, foca
nas crianças para educar os pais a não utilizar o celular ao dirigir e a
importância do uso dos cintos de segurança no banco traseiro.
Público – Em postos de combustível nas estradas paulistas, com
profissionais caracterizados como patrulheiros, convidam as crianças a assistir
vídeo educativo e ganhar um kit de Patrulheiro Mirim, incluindo talão de
multas.
Varejo – Grupo PSA – Peugeot-Citroën, em recuperação econômica,
entrará no mercado de Pós Vendas Multi Marcas, fornecendo peças, 9.000 itens
para diversas marcas. Oficinas em 13 países, 1M de clientes.
Quase – ZF de caixas de marchas fará no Brasil mecanismo automatizador
para transmissão manual Ecomid 9 marchas. Atende à crescente demanda por
transmissões automáticas a menor custo e facilidade de manutenção.
Invenção – Engenheiros da Cummins Brasil,
fábrica de motores diesel, criaram sala de testes de polias. Reduz tempo de
avaliação de 12 peças / 50 dias para 16 peças / 25 dias.
Atração – Ferrari 365 GT 2+2, carroceria Pininfarina, primeiro civilizado
para público extra corridas, atração no leilão Russo and Steele, nas festas da semana santa antigomobilística, os eventos de
Pebble Beach, California,18 a 20 agosto.
Quase – Atração adicional ao automóvel contendo direção hidráulica,
suspensão auto ajustável, motor V 12, 4,4 litros, 320 cv, três carburadores
duplos Weber, é proximidade com o agente 007: foi de Albert Broccoli, diretor
da franquia, e apesar da direção à esquerda, tem licença inglesa, ARB 007.
Retífica RN – Coluna passada falou da
exportação dos BMW X1 catarinense aos EUA. Digitação errada: 10 mil unidades.
Registro – 11 de julho marcou 20 anos do fim da produção do VW sedan, ou
Fusca. Renascido para se integrar ao plano do então presidente Itamar Franco em
criar carros baratos para fomentar mercado, teve períodos distintos no país.
Como foi – Montagem de 1950 a 1956 pela Brasmotor, então representante
exclusiva; 1953 a 1958 pela Volkswagen em modestas instalações no bairro do
Ipiranga; 1959 a 1986 pela VW na fábrica de São Bernardo; 1993 a 1996, VW, nas
antigas instalações da Vemag, no Ipiranga. No total, crê-se em 3,3 milhões de
unidades nos três endereços e nas três séries.
Gente – Marcos De Bari,
53, fotógrafo de automóveis da revista 4 Rodas, passou. OOOO Queda do equipamento de
iluminação no estúdio onde fazia fotos. OOOO Marcio Stefani, jornalista,
adequação. OOOO Novo
editor de AutoData, com a saída dos outros sócios fundadores, seu irmão
S. Stéfani e Vicente Alessi. OOOO José
Roberto Generoso, academicamente preparado, novo Secretário de
Transporte e Mobilidade Urbana, Ministério das Cidades. OOOO Domingos Boragina, diretor
comercial da Peugeot, mudança. OOOO Diretor de Desenvolvimento de Rede da PSA.
Tem experiência. Fazia isto na rede Citroën. Trabalho duplo. OOOO
Depurar rede e atrair interessados é o desafio do cenário. OOOO Frederico
Bataglia, diretor de marketing na Peugeot, novo titular comercial da marca.
OOOO
Mercedes fará centro de vans e picapes na Argentina
Fábrica alemã informou a
Maurício Macri, presidente da Argentina, grandes planos para operar nesse país
o Centro de Competência Regional, 9º em atividade no mundo e primeiro na
América do Sul. Considera a capacidade do mercado continental, e quer fazer
desenvolvimento, produção e distribuição. Mercedes já produziu na Argentina
mais de 280 mil Sprinter; desde julho de 2015 iniciou fazer o versátil Vito; e
Volker Mornhinweg, presidente da Mercedes-Benz Vans informou, em 2018 a
operação incluirá picape da marca.
Operação será liderada
por Roland Zey, executivo, ex-diretor
de vendas, implantador da operação Sprinter na Argentina, depois presidente da
Mercedes local. Transferido à Alemanha para planificar e desenvolver o
negócio de vans, retorna à Argentina como Diretor Gerente do Centro, e
missão específica de superintender desenvolvimento, ampliar mercados e garantir
serviços de pós venda para América do Sul, Latina, Caribe, reportando-se
diretamente à divisão na Alemanha. Joachin Maier continua presidente e
encarregado de caminhões e ônibus.
A
operação Mercedes na Argentina foi a primeira da empresa fora do país de
origem, e sua ligação com o país é densa, incluindo a presidência ter sido
exercida pelo ídolo Juan Manuel Fangio, penta campeão mundial, e manter-se como
principal patrocinadora do Museu montado pelo automobilista em Balcarce, sua
terra natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário