O dia final de testes dos
pneus de 2017 trouxe três carros adaptados, preparados pela
Mercedes, Red Bull e Ferrari, para o circuito de Yas Marina. No total, foram 24 dias de
testes acumulados desde agosto deste ano. Estes modelos de 2015
modificados foram feitos para simular o novo regulamento técnico da Fórmula 1, que deixará os carros até
cinco segundos mais rápidos por volta, se comparados aos usados em
2016.
Para criar pneus mais bem
preparados para suportarem estas cargas, a Pirelli vem testando vários tipos
diferentes de compostos e estruturas, com o trabalho de desenvolvimento tendo
continuado até esta terça-feira, em Yas Marina, entre 9h e 18h, com pista seca e calor.
Os três carros usados,
juntos, completaram 331 voltas, o equivalente a cerca de 1.839 quilômetros ou
seis Grandes Prêmios de Abu Dhabi combinados. Aproximadamente, cerca de 96 protótipos foram
avaliados, com todos os times usando uma variedade de especificações, com o
objetivo de maximizar a coleta de informações.
Kimi Raikkonen pilotou a
Ferrari, enquanto Lewis Hamilton e Pascal
Wehrlein representaram a Mercedes. Daniel Ricciardo e Max
Verstappen participaram pela Red Bull.
Paul Hembery, diretor de
motorsport da Pirelli, comentou: “Para o último teste do ano, tivemos cinco
pilotos de Fórmula 1 utilizando as unidades disponíveis dos protótipos de 2017, enquanto completamos o nosso
programa de desenvolvimento com os três carros ao mesmo tempo.
Agora que o
trabalho duro começa, coletando e analisando os resultados dos nossos
24 dias e aproximadamente 12 mil quilômetros de testes para definir os pneus
que usaremos no próximo ano. Estes serão usados nos carros de 2017 de verdade
pela primeira vez durante os testes coletivos em fevereiro. O nosso último
treino em Abu Dhabi ocorreu de acordo com o plano e nós conseguimos coletar
todas as informações necessárias graças aos carros adaptados pela Mercedes, Red
Bull e Ferrari. Sem eles, seria impossível fazer este programa de avaliação
intensivo. ”
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