domingo, 26 de maio de 2013

Driver Cup: Pilotos batem dez recordes brasileiros e exaltam pista da Embraer


A Driver Cup 2013 esteve no último final de semana na pista que seus competidores consideram a melhor de todas as seis etapas que compõem o calendário do evento: a da Embraer Gavião Peixoto, em Araraquara (distante cerca de 290 km da capital paulista). Mais uma vez, houve quebra de recordes de velocidade na competição - somente na categoria Standing Mile, em distância de 1.609 metros, foram dez novas marcas em 16 categorias homologadas pela FIA/CBA -, e cerca de 105 veículos participaram das 18 que fizeram parte do evento.Todos os carros e pilotos inscritos passaram dos duzentos quilômetros por hora em um verdadeiro salão do automóvel a céu aberto - com modelos BMW, Lamborghini, Ferrari, Mercedes, Porsche e outros carros superpreparados. 

A maior velocidade obtida no dia foi de Alejandro Sanchez, com 350,674 km/h em um Porsche 911 TT. A disputa na categoria P1 foi acirrada e Sanchez venceu justamente sobre outro favorito à melhor marca: Luis Fernando Baptista, que correu com um Ford Mustang Shelby GT500 e atingiu 324,809 km/h, na aferição oficial. Desempenho que impressionou a todos os que acompanhavam o evento.

Essa disputa era percebida também pelos modelos favoritos dentre os utilizados pelos pilotos. As Ferraris 458 Italia eram as mais requisitadas para fotos, mas quem tinha uma câmera procurava o grupo de Mustangs Shelby, levados a Gavião Peixoto pela equipe BTS, de São Paulo.

Foram 13 carros preparados especialmente para essa disputa. Uma preparação mecânica e também psicológica. "Sim, o carro é importante, mas o piloto tem de ter concentração, senão sai 'derretendo' na largada e perde no final. Nossos carros tem um estudo grande para que sejam mais rápidos ainda e quase sempre batemos as metas", contou Marcelo Bini, um dos participantes da prova.


PISTA
É praticamente consenso que a pista particular para testes de pousos e decolagens da empresa brasileira - a quinta maior do mundo em comprimento, com 4.967 m -, é a melhor para esse tipo de evento por permitir que todos os participantes extraiam o máximo de seus carros com total segurança. 

"Esta é uma pista que permite para a gente conhecer a essência do carro, e por isso é a melhor do ano. Várias marcas são batidas aqui e corremos sem toda aquele preocupação de 'estragar' o carro", afirmou Tom B., que correu com um Porsche 993 Carrera 2. "Fora que, pela distância de São Paulo, tem a viagem e no hotel sempre encontramos um grande grupo de amigos. É a família Driver Cup", completou.


DESAFIOS
O empenho e o trabalho para ter sucesso nas 18 categorias da Driver Cup são metas que todos os participantes buscam. Com a regulamentação específica de cada categoria e a disputa concentrada no evento, não é simples definir parâmetros. Assim, entram na pista as apostas entre os amigos, pagas com churrascos. 

Um exemplo disso foram Luciano Neto e Sérgio Valente. "Apostamos que, quem ficasse para trás pagava um churrasco. E eu não perco para ele não", brincou Luciano, comemorando ao ver o resultado final no painel depois de ter registrado 285,215 km/h e bater o recorde da Classe 16. Mas a marca não foi suficiente e ele perdeu a aposta. Sérgio fez 285,679 km/h.


TREINO
A etapa da Embraer Gavião Peixoto teve ainda um treino em clima de total descontração para a nova categoria RS3000 (Rolling Start 3000). Neste formato, os participantes largaram com o carro parado, percorreram a distância de 300 m mantendo a velocidade em 90 km/h (com aferição nos últimos 25 m deste trecho) e, em seguida, tiveram mais 2.700 m de aceleração plena. 

Ao final do percurso, foi aferida a velocidade alcançada. A "brincadeira" serviu para testar um novo equipamento com sensores, sinaleira de largada e painéis de visualização de resultados adquirido pela Driver.


CALENDÁRIO
A temporada 2013 da Driver Cup segue e o próximo evento é no dia 29 de julho, com treino da Track Night no Autodrómo de Interlagos, em São Paulo (SP).

O calendário tem as seguintes etapas: Campo de Provas da TRW (Limeira), Unidade Embraer Gavião Peixoto (já realizadas), Aeroporto de São Joaquim da Barra, Autódromo de Interlagos (2 etapas) e Autódromo Velo Città (Mogi-Guaçu).

Em 2012, 259 pilotos já participaram da competição.

RECORDES

Foram superados dez recordes nesta segunda etapa da Driver Cup. Confira os números:

Grupo 1 (para motores com sobrealimentação)

Classe 9 (motores de 1.601 cm3 a 2.000 cm3)
Golf GTi (Everson de Camargo)
311,271 km/h

Classe 10 (2.001 cm3 a 2.500 cm3)
Mitsubishi Lancer EVO VII (Décio de Faria Lima Filho)
304,966 km/h

Classe 11 (2.501 cm3 a 3.000 cm3)
Mitsubishi 3.000 GT VR-4 (José Ruette Filho)
268,781 km/h

Classe 12 (3.001 cm3 a 3.500 cm3)
Maserati 3.200 GT (Marcelo Pires Pinheiro)
275,574 km/h

Casse 14 (4.001 cm3 a 4.500 cm3)
BMW M5 F10 (Hugo Cagno Filho)
276,898 km/h.

Grupo 2 (para motores sem sobrealimentação)
Classe 11 (2.501 cm3 a 3.000 cm3)
BMW M3 E36 (José Fernando Abreu)
222,763 km/h

Classe 13 (3.501 cm3 a 4.000 cm3)
Porsche 911 GT3 (Marco Pellucio)
271,627 km/h

Classe 14
Audi RS5 (José Franco Junior)
250,264 km/h

Classe 16 (5.001 cm3 a 5.500 cm3)
Audi R8 V10 (Luciano Simões Neto)
285,215 km/h

Classe 18 (6.000 cm3 acima)
Chevrolet Corvette Z06 (Marcelo Ponte Brandão)
277,937 km/h.

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