sexta-feira, 31 de maio de 2013

NOVO FORD FUSION GLOBALIZA O USO DE TECIDOS FEITOS DE MATERIAL RECICLADO


O Novo Ford Fusion é o primeiro veículo global a usar fios de material reciclado no tecido de revestimento dos bancos, feitos a partir de garrafas plásticas e resíduos industriais, em uma quantidade equivalente a 1,3 milhão de metros de tecido por ano.Este é mais um exemplo do compromisso da Ford em avançar no uso de materiais recicláveis. Na América do Norte, por exemplo, o uso de fios feitos de materiais reciclados era praticamente nulo em 2007 e este ano está presente em 66% dos programas de veículos. Globalmente, a Ford usa 41 tipos de tecidos em 15 linhas de veículos, que vão do New Fiesta e Mustang às picapes Ranger e F-150.

"O tecido usado no Fusion mostra o verdadeiro compromisso da Ford com a sustentabilidade, independentemente das fronteiras geográficas", diz Robert Brown, vice-presidente de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Engenharia de Segurança da Ford. "Sempre que temos a oportunidade de conectar nossos suprimentos e fornecedores à sustentabilidade, estamos na direção certa do compromisso de criar um mundo melhor".

"O uso de tecidos sustentáveis na Ford tem aumentado com o avanço dos programas de veículos globais, com a adoção de novos padrões e desenvolvimento de novos fornecedores de fios reciclados com qualidade global", acrescenta Carol Kordich, líder de Design e Materiais Sustentáveis da Ford. Segundo ela, o plano é que um dia todos os tecidos usados na Ford sejam feitos de material reciclado.

O lançamento do Novo Fusion mostra que esse objetivo é possível e que a Ford está totalmente comprometida com as práticas sustentáveis de fazer negócios. Desde o ano modelo 2009, todo novo tecido usado nos veículos Ford devem conter pelo menos 25% de material reciclado.Com o surgimento de novas ideias e tecnologias, evolução dos processos e aumento dos volumes - e outras montadoras seguindo o exemplo da Ford -, os custos de desenvolvimento de tecidos sustentáveis tendem a cair. Quando isso ocorrer, a Ford provavelmente exigirá uma porcentagem maior de material reciclado em seus veículos, segundo Carol Kordich. Alguns veículos, como o Fusion Hybrid e o Focus Electric, já utilizam tecidos 100% feitos de material reciclado.

"A Ford é definitivamente uma líder e a única no mercado automotivo a estabelecer metas ousadas nessa área", diz Dan Russian, gerente de negócios da Sage Automotive Interiors, maior fornecedor de tecidos da Ford na América do Norte. "É estimulante ver a Ford assumir a liderança no uso de materiais sustentáveis, com apoio dos nossos times de design e desenvolvimento."Segundo ele, as mudanças comandadas pela Ford aceleraram os planos do fornecedor de aumentar a oferta de materiais com conteúdo reciclado - disponibilizando esses tecidos para toda a indústria automotiva cinco anos antes do planejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário