terça-feira, 21 de maio de 2013

NOVO FORD ECOSPORT TRAZ SISTEMA INÉDITO DE CONTROLE DE TRAÇÃO E ESTABILIDADE



O Novo EcoSport é o primeiro utilitário esportivo compacto do Brasil a contar com um sistema inédito de controle eletrônico de tração e estabilidade, chamado Ford AdvanceTrac, que ajuda o motorista a manter o domínio do veículo mesmo em condições adversas, junto com os freios ABS. A Ford disponibilizou nas redes sociais este vídeo que mostra o funcionamento do equipamento.O sistema AdvanceTrac está presente nas versões FreeStyle e Titanium do Novo EcoSport. O controle de tração (TSC) é um recurso que ajuda a manter a aderência dos pneus em pistas escorregadias ou íngremes. Ao primeiro sinal de derrapagem, o sistema entra em ação e administra a distribuição de potência entre as rodas para manter a tração. Ele também freia momentaneamente a roda sem aderência para limitar o seu giro. Nas versões 4x2 a distribuição de força ocorre no eixo dianteiro e nas versões 4x4 em todas as rodas.

"Em caso de atolamento, o controle de tração pode ser desligado para que as rodas possam girar livremente e com maior potência. Nas demais situações, a recomendação é que ele permaneça sempre ligado", diz Luiz Zamorano, supervisor de Integração de Carroceria da Ford.

O controle de estabilidade (ESC) do Novo EcoSport atua de forma semelhante para corrigir a trajetória do veículo e evitar que ele saia do seu curso original. Porém, diferentemente do sistema de tração, ele não pode ser desativado e quando está atuando uma luz pisca no painel para informar o motorista.

Freios ABS e airbags
Os freios ABS de última geração são outro item de segurança do Novo EcoSport que aumenta o controle do veículo em manobras de emergência. O sistema permite que o motorista pise fundo no freio em caso de necessidade, sem que as rodas travem."Sentir uma leve trepidação do pedal do freio em frenagens de emergência é normal, efeito da ação antitravamento do sistema ABS", explica Zamorano. "Com o ABS, o motorista pode frenar e esterçar o volante ao mesmo tempo caso precise desviar de obstáculos, aumentando o controle."

O conjunto de airbags é outro item de segurança high-tech do Novo EcoSport. Além dos airbags dianteiros do motorista e do passageiro, nas versões com banco de couro o Novo EcoSport conta também com airbag lateral no encosto de cada banco dianteiro e dois airbags de cortina acima dos vidros laterais dianteiros e traseiros.Todos esses equipamentos contribuem para aumentar a segurança, mas a direção segura continua sendo a maior proteção contra acidentes. "Nenhum item de segurança, por mais moderno que seja, impede a ocorrência de acidentes quando o motorista não é prudente. Por isso, fazemos questão de recomendar que se dirija sempre com cuidado", afirma o engenheiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário