edita@rnasser.com.br -61.3225.5511
Coluna 2313 06.06.2013
|
20 a 30
de junho, el Salón del Automóvil de Buenos Aires
Soma de coragem, capacidade de
entender o corcovear da economia argentina, vendas e perspectivas de
crescimento, a Adefa, associação dos fabricantes, e a empresa AMC de promoções,
farão a sexta edição do Salón Del
Automóvil. Será no espaço multi
eventos, dito La Rural, em Palermo,
beiradas da grande Buenos Aires. Contornaram as dificuldades. em especial as
mais recentes, impostas pelo governo platino que negaceou o uso da área e, ao
final, apesar do pouco tempo entre a certeza e a abertura, a Argentina, segundo
maior mercado da América do Sul terá 40 novidades que interessam ao Brasil,
maior. Mostra-las-á por 24 marcas internacionais, de automóveis e caminhões –
única chinesa, a Chery.
A nós
De maior interesse ao consumidor
brasileiro:
Citroën
C4 Loundge, substituto
do Pallas. Para os argentinos. DS3
conversível, dito Cabrio e um DS5 híbrido;
Chevrolet
Tracker, SUV compacto –
4,25m, motor 1.8, injeção direta, 140 cv, transmissão automática com 6V ou
manual com 5, tração total sob demanda. Mexicano, será importado para o Brasil
com o nome de Traxx;
Chrysler, por sua divisão RAM, de
picapes, repete a ação da Ford com o F 250. Importará o picape grande 1500, posição de tamanho e preço acima
dos líderes de mercado lá produzidos, Toyota HiLux, Ford Ranger e VW Amarok.
Completo, cabine dupla, motor V8 a gasolina, 5.7 litros e 390 cv de potência;
Fiat 500 L – quatro portas. Olhe e veja. Não é apenas um
cinquecento esticado. De sua
plataforma sairá o primeiro degrau da família Jeep, a ser produzido na fábrica
de Goiana, Pe;
Ford Focus, nova edição, aposentando o
modelo atual. E o Evos, visão nublada de conceitos transformadas em soluções
aplicadas e a logo aparecer nos automóveis da marca, nos traços ditos Kinetic
2.0. Mostrado no Salão de Frankfurt 2011. Agora é referência e explicação.
Honda – mão inversa, conhecido no
Brasil, novidade na Argentina. É o Honda
Civic 2013, motor 1.8, 140 cv;
Jaguar, Land – Pretendendo crescer de
importância no volume de vendas de Land Rover e Jaguar, os novos Jaguar XF Turbo – motor Ford, 2.0, injeção
direta, turbo e 240 cv – chegarão primeiro à Argentina. Brasil, depois;
Peugeot – Carros conceito, foco forte sobre o 208, a ser
lançado ao mercado argentino, instigará com o 301, que o país vizinho importará
da Espanha;
Renault
Fluence, retoques
externos e no painel. Versão GT, diz a montadora, não terá mudanças.
Toyota – A montadora no Brasil nega introdução de pequenas – e
necessárias - alterações no picape Hi-Lux como modelia 2014, ante a redução da
participação da marca no mercado ante a concorrência dos novos VW Amarok e Ford
Ranger. Diz também, apresentará o Etios, mas sem as melhorias apresentadas a
fornecedores argentinos, contadas pela Coluna;
Volkswagen – Pequenas alterações no Amarok, como versão cabine dupla com motor diesel 2.0 com apenas um
turbo. Potência era 122 cv foi aumentada a 140 cv, aqui lançada nesta semana.
Também, linha Gol, o Beetle, e o Taigun, visão para o mercado sul
americano do pequeno utilitário esportivo sobre o UP!.
Das Motorrad –
Ou, A Moto. Exibirá as motos Ducati,
marca italiana recém adquirida em nome de sua controlada Audi. Pode anunciar a
produção do modelo Monster 696 no
Brasil, nas facilidades oferecidas pela Zona Franca de Manaus, e projeto de
exportação para a América Latina.
Mais
Haverá pista para testes fora de
estrada, exposição de veículos em escala e, como sempre, culto nacionalista com
exposição das Carreteras – antigos
carros de corrida em estrada, criação argentina; hot rods e no tema, estrela maior, o Bucci Special, projeto do piloto argentino de Fórmula 1 Cleomar
Bucci. E dois protótipos, o Bucci Bestium
e o Bucci Dogo. Bucci é uma lenda.
Criou o Special, construindo-o em
fibra de carbono e materiais argentinos – aos 87 anos !
Reflexos da globalização, o Salón de Buenos Aires, assim como o de S
Paulo, perderam controle nacional. O de lá é da AMC, a mesma do Salão de Paris. Daqui, Reed Exibitions, estadunidense absorvendo a pioneira Alcântara
Machado.
Serviço
20 a 30 de junho - imprensa dia 19; preço 50 pesos – pelo andar da carruagem, uns US$ 6;
pavilhão de La Rural, em Palermo, das
12 às 22h.
Engine of the Year. E
o vencedor é …
Concurso com 87 jornalistas especializados votando em 36 países – no
Brasil, 5 – escolhe anualmente os melhores motores. Coisa técnica, com votação
por pontos em cinco representantes por categoria. Neste, os resultados
indicaram principais e por cilindrada:
International Engine of the Year 2013
Ford 999cc três cilindros turbo
Por categorias
Best Sub
1.0 liter
Ford 999
cc três cilindros turbo
Best New
Engine
Volkswagen 1.4-litre TSI
TwinCharger
Best
Green Engine
Fiat 875cc
two-cylinder turbo CNG
Best
Performance Engine
Ferrari
6.3-liter V12
Lista – indicados em cilindrada
votos
Ford 999 cc três
cilindros turbo
Aplicação - Ford Fiesta, B-Max, Focus, C-Max, Grand
C-Max;
|
479
|
Volkswagen 1.4-litre TSI TwinCharger
aplicação
- Volkswagen Polo, Beetle, Golf Variant, Golf Plus, Golf Cabriolet, Scirocco,
Eos, Jetta, CC, Tiguan, Touran/Cross Touran, Passat, Audi A1, A3, Seat Ibiza
FR, Alhambra, Ibiza Cupra, Škoda Fabia RS
|
408
|
BMW 2-litre twin-turbo quatro cilindros, gasolina
Aplicação
- BMW
125i, 320i, 328i, 520i, 528i, Z4 20i, 28i, X1 20i, 28i, X3 20i
|
247
|
Porsche 2.7-litre diesel
aplicação
- Porsche Boxster, Cayman;
|
245
|
Ferrari 6.3-litre V12
aplicação
- Ferrari
F12 Berlinetta;
|
233
|
BMW/PSA 1.6-litre
turbo gasoline
aplicação - Mini Cooper S, Clubman Cooper S, Countryman Cooper
S, Coupé/Roadster Cooper S, Paceman
Cooper S, Cooper Works, Clubman Cooper Works, Coupé/Roadster Cooper Works, Paceman Cooper Works, Peugeot
207cc, 208, 308, 3008, 508, 208 GTI,
308 GTI, RCZ, Citroën DS3, C4 Picasso/Grand Picasso, C5/DS5,
C4/DS4;
|
197
|
McLaren 3.8-litre V8
aplicação
- McLaren MP4-12C;
|
180
|
Audi 2.5-litre cinco cilindros
aplicação
- Audi
TT RS, RS3, Q3 RS.
|
111
|
Uns camaradas com sangue Rosso Alfa
Melhor que o
calculado, quase o dobro dos presentes entre automóveis e alfisti, o II Encontro Alfa
Romeo em Caxambu, MG, sedimentou-se como evento oficial da marca, agregado
pela prefeitura local e pela Secretaria de Turismo de MG.
Foi no Parque das
Águas, em frente ao Hotel Glória. No primeiro, exposição dos veículos, área de
vendas para peças, e a barraca do Alfa Clube, com artigos da marca, ótimos em
qualidade e design.
No hotel,
programa amplo desde coquetel de boas vindas expondo os carros estelares da
mostra – FNM Timb, Alfa Romeo 2300 com o motor no. 1; protótipo nunca
viabilizado do modelo ’87, nunca enviado à produção. Novidade, Alfa Giulietta
QV importada pelo mineiro Carlos Berqó: palestras do eng Guilherme Sechinel
sobre o uso prático de pneus e óleos lubrificantes de motor, e duas homenagens:
ao recém desaparecido alfista Fábio Steinbruch; a Oswaldo Barros, mecânico e
colecionador da marca desde sempre.O Encontro de
Alfas exibe diferenciada organização de extremo cuidado, e atinge o ideal
antigomobilístico: cenário plano, sem as diferenças notáveis em outros eventos,
isenta de manifestações de desnecessária ou inexistente superioridade. A
sincronia a todos encanta, criando o clima de camaradagem sempre buscado nestas
ocasiões. Caminha para coisa grande pelo crescendo de participantes, qualidade
dos veículos e interesse sobre a marca, retratada pela presença do suíço Axel
Marx, maior colecionador individual e consultor em história da Alfa.
Apoios do Museu
Nacional do Automóvel, do Grupo de Dirigentes de empresas ligadas à Fiat,
Câmara Itália-Brasil, cidade de Caxambu, Estado de Minas, e continência na
distribuição de prêmios para torná-los disputados. Destes, o Troféu Originalidade, pelo Museu, distingue o veículo que resistiu às
novas tecnologias e novos confortos, mantendo intocados os métodos de
construção, peças e partes, transformando-se em referência de originalidade – o
objetivo do antigomobilismo. Levou-o para
Piracicaba, SP, Luiz Fernando Giocondo Teixeira com 2300 TI4 de 1986. Combinaram-se
esforços para festejar os 40 Anos do Alfa Romeo 2300; apoio aos alfisti
que se estruturam para ir às Mil
Millas Sportivas em Bariloche, novembro, esforço para dobrar presença de
colecionadores e veículos em 2015, próximo encontro.
Melhor medida antigomobilista de sucesso? Ninguém deixou Caxambu para ir à grande feira de peças em Lindóia, no
setor o mais importante evento.Paixão explica
tal grupo, curioso, insólito, mantendo a mítica, a lenda de marca desaparecida
do mercado há uma década, levando mecânicos e peças de reposição. Como dizem, o
sangue de seus integrantes é comum – e a cor é Rosso Alfa. Mais ? Não precisa.
Roda-a-Roda
Mais – Enquanto não vence o proceloso mar baiano, que
malha a proa de seu projeto de fazer fábrica, a representação da JAC importa o
J3 e o Turin. Linha 2014, contidas mudanças no interior e linhas frontais.
Calendário – Apresentação à imprensa especializada seria dia
18. Data coincide com Salón portenho
e, para não pagar o mico da ausência
da mídia gratuita, mandou os carros aos revendedores, em pré venda, e entrega
posterior. Teto de 25 mil unidades/ano, no acerto com o projeto Inovar Auto.
Ce Finis – Final de maio Citroën encerrou a
produção do modelo C4 Pallas. Iniciou fazer o novo C4 Loundge no Brasil e L na
Argentina. Apresentação no Salón del
Automóvil – leia acima -, e vendas locais a seguir.
Da Caça – Hora do
consumidor. Concessionários, com bônus e facilidades oferecidas pela montadora,
anunciam unidades finais a R$ 49.900. A
fim ? Chore - desconto adicional
pintará.
De olho - A versão hatch subiu no telhado. Fugaz, espera
sucessão.
Surpresa – Vendas da Ford no EUA em maio, cresceram 14%
em relação ao mês do ano anterior: 246.585, quase colada na GM, com 6.000
unidades mais.
Vai ? – Como o crescimento embute veículos e motores menores, como o
novo Fiesta e os EcoBoost estuda lá produzir o EcoSport, feito sobre esta
plataforma.
Tempo – O Acordo tampão para
negócios entre Brasil e Argentina deverá ser prolongado. Por ele, o Brasil deve
importar 1,95 para cada 1,00B exportado. Clima não é bom para o estabelecimento
de regras pétreas.
Opção – Outra versão do
picape Ranger – versão XL, cabine simples, motor diesel menor, de 2.2 litros e
150 cv @ 3700 rpm e 375 Nm (@ 1500-2500 rpm) de torque. Para trabalho e frotas.
Como a Volkswagen segue o caminho da GM com o S10 – de tudo para todos.
Desacordo – Diretor da Yes Aluguel de Carros conta dificuldade no repor peças como faróis,
máquinas para vidros, lanternas, calotas, pois as concessionárias são duras nos
descontos. Locadoras compram de 8% das vendas das montadoras.
Recorde – Mercedes-Benz fará festa
importante: produção de 2 milhões de veículos comerciais no país. Presença de
relevo, Stefan Buchner,
CEO Mundial de caminhões. E apresentará Philipp Schiemer, novo presidente da MB
Brasil.
História – Exporá
modelos dos caminhões que fizeram sua história no Brasil, a partir do 312.
Triste registro, é a única montadora que preservou seus marcos.
Mercado – A MAN brasileira colocou o pé no
Chile em licitação para fornecer ônibus com tração nas quatro rodas, para apoio
à extração de minério. É o Volksbus 15.190 e caixa de transmissão e eixos são
estadunidenses Marmon Harrington. A representação da MAN no Chile é da Porsche
Holding.
Ecologia - Diz a
Nissan ter atingido os padrões da lei japonesa no reciclar de resíduos e, não
apenas reciclagem dos produtos. Inclui metais, plásticos, air bags. No total, 145 mil toneladas foram processadas.
Antigos – Exemplo ao mercado de reposição para veículos antigos, a gaúcha
Dekabrás tem novidade para DKW Vemag: tapete dianteiro, mais espesso, melhor
vedação termo acústica.
Lembrança – Há 50 anos foi-se Christian Heins,
brasileiro e então nosso único piloto em atuação internacional. Dirigia pela
Alpine nas 24 Heures du Mans, saída
de curva, rodou em óleo perdido por concorrente, achou uma árvore.
Homenagem – Ex articulador da Equipe Vemag, implantador
da Equipe Willys, alavancas para o desenvolvimento tecnológico das auto peças
brasileiras e formar a base dos nossos campeões, brilhante, amigo e orientador
de pilotos e do nascente no ciclo do automobilismo brasileiro, será lembrado em
missa: Igreja S José, r Dinamarca, 32, Jardim Europa, S Paulo, sábado, 15, às
15h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário