Alta Roda nº848/198– 06/08/2015
Fernando Calmon |
Quando
apresentou em 2008 sua estratégia mundial One Ford (Uma só Ford, em português)
de fabricar os mesmos produtos em todos os países em que possui fábricas
arrebanhou alguns céticos. Sete anos depois o objetivo foi alcançado, inclusive
no Brasil, com a chegada, intercalados de um mês dos novos Focus hatch e sedã
vindos da Argentina. Não se trata de rigidez absoluta. Afinal pode haver uma ou
outra exceção, como o Escort chinês, além de leves adaptações locais.
Sob esse prisma, a empresa é a primeira entre as chamadas Quatro Grandes a
alcançar esse objetivo. A GM está mais próxima do padrão, mas ao se comparar
sua linha atual com a europeia, por exemplo, as diferenças são grandes. Há
clara divergência entre as duas empresas sobre o melhor, mas o consumidor é
soberano para decidir.
Os Focus de quarta geração chegam menos de dois anos depois da terceira, por
isso foram oferecidas algumas vantagens para consumidores recentes, como um
desconto de 15% na compra do novo modelo, mas limitado a lotes, o que causou
ruídos de comunicação.
Numa inesperada estratégia, a Ford mudou o nome da versão sedã para Fastback,
que tem estilo, de fato, convincente. Isso em razão do encolhimento da
participação dos hatches médios-compactos, nos últimos tempos, como reflexo dos
avanços dos próprios sedãs e dos SUVs/crossovers compactos. O sedã representa,
hoje, pouco mais de um terço das vendas do Focus e para alterar esse cenário
começou pelo preço. São apenas R$ 1.000 de diferença para as quatro versões
equivalentes: R$ 79.900 a R$ 96.900. Apenas o Fastback terá revisões grátis por
três anos para os primeiros dois mil compradores de varejo.
Em termos reais, no entanto, os Focus ficaram mais baratos por agregar novos
equipamentos pelo mesmo preço. A relação é bem extensa e inclui rodas de liga
leve de 17 pol, limitador de velocidade, ar-condicional digital de duas zonas e
controle do câmbio automatizado de duas embreagens por borboletas no volante.
Versão de topo Titanium Plus traz assistente de estacionamento para vagas
paralelas e perpendiculares, faróis bixenônio adaptativos, câmera de ré e
sistema multimídia com tela tátil de 8 pol com navegador e comando por voz,
entre outros destaques, como teto solar.
O modelo se destaca também nos requisitos de segurança ativa. Inclui uma
evolução do controle eletrônico de estabilidade, além do de torque diferenciado
em curvas. Em segurança passiva, conta com seis bolsas de ar ganhou cinco
estrelas no Latin NCAP. Destaque na versão superior para o assistente de
frenagem autônomo que mira em placas e lanternas ds veículos à frente para
evitar acidente (até 20 km/h) ou diminuir os estragos até 50 km/h. O seguro,
neste caso, diminuiu de preço.
Dinamicamente o Focus também evoluiu. Assistência à direção melhorada,
suspensões de respostas sempre previsíveis e silenciosas, bons freios, além de
suavidade e rapidez nas trocas de marchas. Motor 2 L/178 cv (8% mais econômico
com etanol e 4% com gasolina) só perde para o Jetta TSI (turbo). Acabamentos e
materiais de ótimo nível, mas espaço para pernas no banco traseiro perde para a
maioria dos seus 12 concorrentes diretos.
RODA VIVA
ENTRE os aspectos relevantes das pesquisas frenéticas em torno
da tecnologia de carros autônomos ou mesmo semiautônomos está a diminuição de
prejuízos em acidentes. Nos EUA, com frota gigantesca de mais de 255 milhões de
veículos, ocorrem 6 milhões de acidente por ano ao custo de US$ 160 bilhões.
Redução de 10% (potencial é bem maior) traria grande impacto econômico.
APESAR de ter assumido a liderança de vendas
mundiais de veículos leves neste primeiro semestre, ao superar a Toyota por
apenas 20.000 unidades (em um total de 5 milhões), a Volkswagen só conseguirá
oferecer uma linha de carros básicos de baixo preço em 2018, na China. Ainda
assim será 50% mais cara que a do indiano Kwid, da Renault. Desafio nada fácil.
VEÍCULO de baixo custo no Brasil sofre
resistências. Indiano Tata Nano, um dos mais baratos do mundo, poderia ser
vendido aqui, caso produzido localmente e com os impostos escorchantes de
sempre, em torno de R$ 12.000. Como convencer as pessoas de que se trata de um
carro de verdade? Percepção de qualidade estaria abaixo desse preço. Até no
país de origem...
FCA cumpriu o prometido. Já oferece Renegade
básico, motor 1,8 flex e câmbio manual de cinco marchas por R$ 68.900. Saíram
alarme, comandos de som do volante, faróis de neblina e sensores de
estacionamento. Substituíram-se rodas de liga leve pelas de aço com calotas. No
Honda HR-V, básico é só 1% das vendas do modelo. Pode alcançar pelo menos 5% no
caso do Jeep.
QUANDO a gasolina com aditivação básica chegar
(após segundo adiamento, daqui a dois anos), não eliminará as gasolinas
aditivadas atuais que contém também redutores de atrito. São produtos
diferentes, a exemplo de aditivos vendidos em frascos. Em muitos países é um
mercado tradicional, aqui representado por Bardahl, STP, Wynn’s e outros.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br),
jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos
técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna
automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede
nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do
site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:
www.twitter.com/fernandocalmon
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