Começam nesta sexta-feira pela manhã os treinos livres da
sexta etapa da Fórmula Truck. Os pilotos entram nos 3.530 metros do traçado do
Autódromo de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, em busca do melhor acerto
para os caminhões que no domingo, às 13 horas, buscam a vitória na prova, mais
uma que promete ser bastante disputada.
Nesta sexta, das 11h às 12 horas, eles têm o primeiro contato com o traçado do
interior do Rio Grande do Sul. Depois, das 14h às 15 horas, voltam à pista para
o último treino livre do dia. No sábado cedo, das 9h às 9h45 fazem o último
treinamento livre e, a partir das 14 horas, terá início o Grupo A do
classificatório. Logo em seguida, a partir das 14h30 e com os mesmos 15 minutos
da primeira série, entra o segundo grupo. No A estarão os posicionados nas
posições ímpares do último treino livre e no B os que ficarem nos lugares
pares.
Classificam-se os cinco primeiros de cada série e, entre 15h05 e 15h15,
disputam o Top Qualifiyng, que definirá o pole position da sexta etapa da 20ª
temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. O pole
ganha um dos três pontos de bônus distribuídos em todas as corridas. Os outros
dois são dados àqueles que fizerem a melhor volta em cada uma das fases da
corrida. O vencedor de cada parte leva 25 pontos, mas somente os cinco que
terminarem na frente sobem ao pódio. Cada corrida distribui um total de 53
pontos.
Em Goiânia, na etapa anterior, foi a única vez no ano em que houve mudança do
primeiro colocado da fase inicial para a final. Leandro Totti terminou na
frente na abertura e Felipe Giaffone na segunda. Ambos ganharam 25 pontos pelo
resultado, mas Giaffone subiu no pódio.
Os três primeiros colocados serão os pilotos a usar o restritor de potência,
estabelecido no regulamento desta temporada. Felipe Giaffone (Volkswagen
Constellation) tem 197 pontos, Paulo Salustiano (Mercedes-Benz) tem 187 e
Leandro Totti (Volkswagen Constellation), 172. Eles utilizarão,
obrigatoriamente, o restritor, que diminui a força do motor dos caminhões. Este
aparato varia de acordo com a posição. Giaffone usa um restritor de 74
milímetros e perde algo em torno de 70 cavalos, Salustiano o de 76mm e não usa
cerca de 50 HP enquanto que Totti terá em seu caminhão o de 78mm, pelo menos em
tese, o que sente menos com a redução de aproximadamente 30 cavalos.
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