quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Treinos da Truck começam nesta sexta em Santa Cruz

Começam nesta sexta-feira pela manhã os treinos livres da sexta etapa da Fórmula Truck. Os pilotos entram nos 3.530 metros do traçado do Autódromo de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, em busca do melhor acerto para os caminhões que no domingo, às 13 horas, buscam a vitória na prova, mais uma que promete ser bastante disputada.

Nesta sexta, das 11h às 12 horas, eles têm o primeiro contato com o traçado do interior do Rio Grande do Sul. Depois, das 14h às 15 horas, voltam à pista para o último treino livre do dia. No sábado cedo, das 9h às 9h45 fazem o último treinamento livre e, a partir das 14 horas, terá início o Grupo A do classificatório. Logo em seguida, a partir das 14h30 e com os mesmos 15 minutos da primeira série, entra o segundo grupo. No A estarão os posicionados nas posições ímpares do último treino livre e no B os que ficarem nos lugares pares. 

Classificam-se os cinco primeiros de cada série e, entre 15h05 e 15h15, disputam o Top Qualifiyng, que definirá o pole position da sexta etapa da 20ª temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. O pole ganha um dos três pontos de bônus distribuídos em todas as corridas. Os outros dois são dados àqueles que fizerem a melhor volta em cada uma das fases da corrida. O vencedor de cada parte leva 25 pontos, mas somente os cinco que terminarem na frente sobem ao pódio. Cada corrida distribui um total de 53 pontos.

Em Goiânia, na etapa anterior, foi a única vez no ano em que houve mudança do primeiro colocado da fase inicial para a final. Leandro Totti terminou na frente na abertura e Felipe Giaffone na segunda. Ambos ganharam 25 pontos pelo resultado, mas Giaffone subiu no pódio.



Os três primeiros colocados serão os pilotos a usar o restritor de potência, estabelecido no regulamento desta temporada. Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation) tem 197 pontos, Paulo Salustiano (Mercedes-Benz) tem 187 e Leandro Totti (Volkswagen Constellation), 172. Eles utilizarão, obrigatoriamente, o restritor, que diminui a força do motor dos caminhões. Este aparato varia de acordo com a posição. Giaffone usa um restritor de 74 milímetros e perde algo em torno de 70 cavalos, Salustiano o de 76mm e não usa cerca de 50 HP enquanto que Totti terá em seu caminhão o de 78mm, pelo menos em tese, o que sente menos com a redução de aproximadamente 30 cavalos.

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