O Grupo Audi mantém sua rota de crescimento: de janeiro a
junho, a empresa entregou, pela primeira vez, mais de 900 mil automóveis para
clientes do mundo todo. Ao mesmo tempo, a montadora aumentou suas receitas para
€ 30 bilhões e o lucro operacional para € 2,9 bilhões. Além disso, obteve um
retorno operacional sobre as vendas de 9,8%, valor acima de sua meta
estratégica de 8% a 10%.
Durante
a apresentação do relatório semestral provisório, o Presidente do Conselho
Administrativo da AUDI AG, Rupert Stadler, declarou que “nos primeiros seis
meses deste ano, o Grupo Audi demonstrou mais uma vez sua solidez”. Apesar das
altas despesas antecipadas para novos modelos, tecnologias e a expansão da sua
rede de produção mundial, a marca não perdeu de vista suas metas de
lucratividade.
A
Audi não ficou imune ao desenvolvimento heterogêneo dos mercados mundiais, mas
o número recorde de carros entregues confirma a solidez da empresa e de todo o
Grupo. Além disso, foi mantida a forte demanda pelos produtos da marca, mesmo
que modelos importantes do portfólio já tenham lançamentos das próximas
gerações programados. Esses carros representam aproximadamente 40% das vendas
unitárias. Luca de Meo, Membro do Conselho Administrativo da AUDI AG para
Vendas e Marketing, afirmou: “Pretendemos crescer o ano todo e continuaremos a
superar com sucesso os muitos desafios que enfrentamos”. Devido à alta
volatilidade dos mercados e aos custos para desenvolvimento e lançamento de
novos modelos, operações corporativas cautelosas são fundamentais.
Com
um aumento das vendas unitárias de 3,8% na primeira metade de 2015, a Audi está
em vias de estabelecer um novo recorde para o ano. Foram 902.389 carros
entregues, enquanto no mesmo período de 2014 foram 869.357. A família A3 e os
SUVs Q3 e Q5 são particularmente populares junto aos clientes do mundo todo.
Além
disso, de janeiro a junho, o Grupo Audi gerou receitas totais de € 29.784
milhões (2014: € 26,690 milhões) – um aumento de 11,6%. Durante o mesmo
período, a empresa aumentou seu lucro operacional em cerca de 9,1% para € 2,914
milhões (2014: € 2,671 milhões) – antes da renovação de modelos
importantes, como o Audi A4.
Já o custo das vendas do Grupo
Audi teve alta de cerca de 8,1% para € 23,636 milhões (2014: € 21,870 milhões),
devido ao forte crescimento dos negócios. Ao mesmo tempo, as despesas com as
vendas de automóveis subiram para € 2,592 milhões (2014: € 2,419 milhões).
O
retorno operacional sobre as vendas foi de 9,8% (2014: 10%) no período, mais
uma vez acima da meta estratégica de 8% a 10%. Além disso, o Grupo Audi obteve
um lucro antes dos impostos de € 3,15 milhões no primeiro semestre de 2015
(2014: € 3,102 milhões), representando retorno sobre as vendas de 10,6% (2014:
11,6%). O lucro com impostos somou € 2,429 milhões (2013: € 2,323 milhões).
Axel
Strotbek, Membro do Conselho Administrativo da AUDI AG para Finanças e
Organização, declarou: “Estamos realizando grandes investimentos em novos
modelos, tecnologias e instalações de produção, com retornos no médio e longo
prazos”. Neste sentido, a Audi iniciou o maior programa de investimentos na
história da empresa e até 2019, um total de € 24 bilhões serão aplicados em
novos modelos, tecnologias e no crescimento contínuo da rede de produção
mundial. Apenas de janeiro a junho de 2015, a Audi investiu € 2,001 milhões em
suas operações comerciais (2014: € 1,552 milhão) – quase 30% a mais do
que no mesmo período do ano passado.
Apesar
dos custos, a Audi está financiando com o seu fluxo de caixa, que aumentou para
€ 3,86 milhões nos primeiros seis meses deste ano (2014: € 3,712 milhões) todos
os investimentos e atividades operacionais. Já a liquidez aumentou cerca de
8,8% para € 16,668 milhões no dia 30 de junho de 2015 (30 de junho de 2014: €
15,324 milhões).
Neste
ano, a Audi já contratou mais de 2.000 novos funcionários e planeja recrutar
aproximadamente 4.000 pessoas apenas na Alemanha até o final de 2015. A empresa
busca especialistas em sistemas de transmissão alternativos e em digitalização
que ajudem a marca a obter progressos nos campos do Audi connect e nas fábricas
inteligentes. No mundo todo, a companhia pretende expandir sua força de
trabalho com aproximadamente 6.000 novos funcionários até o final deste ano.
Para 2015, a empresa planeja ainda
entregar mais automóveis que em 2014, um desafio diante do ambiente econômico
que se apresenta. Ao mesmo tempo, as despesas antecipadas estão crescendo com
novas instalações de produção, tecnologias inovadoras e novidades no portfólio.
Soma-se a isso, a grande competitividade do segmento premium em mercados-chave
e a transformação tecnológica na indústria automotiva relacionada a sistemas de
direção alternativos, além de questões relacionadas ao limite de emissões de CO2 no mundo todo.
Com
o crescimento almejado do volume de negócios, as receitas do Grupo Audi também
crescerão, com a taxa de expansão dependendo das condições econômicas em geral.
Além disso, a empresa espera obter um retorno operacional sobre as vendas
dentro da sua meta estratégica de 8% a 10%.
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