A Jaguar
Land Rover demonstrou hoje uma série de pesquisas sobre tecnologias inovadoras
que permitiu que um futuro carro autônomo estivesse apto para dirigir sobre
qualquer tipo de superfície ou terreno.Chamado de Direção Autônoma em Todos os Terrenos,
o projeto pretende tornar viável que um carro de direção autônoma percorra as
mais amplas situações da vida real, dentro e fora da estrada, mesmo nas mais
adversas condições meteorológicas.
Tony Harper, diretor de Pesquisa da Jaguar Land Rover,
disse: "Nossos estudos sobre
veículos autônomos capazes de transpor todos os tipos de terreno não são apenas
sobre o fato de os carros poderem ser dirigidos sem a necessidade de um
motorista em uma autoestrada ou em situações que incluem off-road extremo. Trata-se, principalmente, de
ajudar um veículo autônomo a percorrer o seu caminho com total segurança por de
qualquer terreno ou situação”.
"Não queremos limitar apenas ao asfalto essas
futuras tecnologias totalmente autônomas. Quando o motorista encontra outro
tipo de terreno, nós queremos também continuar proporcionando a mesma
assistência. Nós estamos trabalhando para que, no futuro, nós também consigamos
garantir que você possa ter toda essa tecnologia em absolutamente qualquer
situação, como em uma complexa pista de cascalho, por exemplo”, completou.
Para tornar possível esse nível de tecnologia autônoma em todos os tipos de
terreno, nosos pesquisadores da Jaguar Land Rover estão desenvolvendo
sistemas de detecção de última geração que serão os olhos do carro autônomo do
futuro. Sensores sempre ativos poderão ver melhor do que o motorista e
proporcionarão ao veículo altos níveis de inteligência artificial, necessários
para que ele atue sem a interferência do condutor, planejando a rota que deve
tomar em qualquer superfície.
IDENTIFICAÇÃO DE SUPERFÍCIE E “PATH 3D SENSING” combina sensores ultrassônicos de
câmera, sensores LIDAR que medem a distância até um obstáculo com o uso de
raios-laser, além de radares, que dão ao veículo uma visão 360° do mundo à sua
volta. Este sistema é tão complexo e avançado que pode determinar as
características da superfície e considerar a largura dos pneus para a melhor
maneira de se trafegar em situação de chuva intensa ou neve, sempre planejando
a melhor rota.
Esses sensores ultrassônicos são capazes de identificar
as condições de piso cinco metros à frente do veículo. Isso possibilita ao sistema Terrain Response mudar automaticamente seu modo de
asfalto para areia, por exemplo, antes de o veículo sair de um piso para outro.
Isso irá otimizar o desempenho off-road,
sem perda de impulso ou controle.
Mais do que o tipo de terreno em que se trafega, essa
tecnologia também deve identificar possíveis obstáculos como galhos pendurados
ou qualquer tipo de barreira que se pode encontrar. Para isso, o modelo é capaz
de usar tecnologia de câmeras para digitalizar antecipadamente o ambiente e
determinar se existe algum tipo de obstrução à frente. O motorista é capaz de
programar a altura de seu veículo, que poderá mudar caso ele carrege no
bagageiro uma bicicleta, por exemplo, e o carro vai alertar o condutor com uma
mensagem simples na tela touchscreen do painel de instrumentos se existir
espaço insuficiente.
Os mesmos sensores também poderão ser utilizados para
verificar qualquer irregularidade na pista que ainda será percorrida e ajustar
automaticamente a velocidade do veículo. O sistema Terrain-Based Speed Adaption (TBSA) usa câmeras para identificar um
terreno acidentado, incluindo superfícies irregulares e onduladas, piso
escorregadio, buracos e até mesmo água parada. Em seguida, ele é inteligente o
suficiente para prever o impacto potencial dessas superfícies no trajeto do
veículo e ajustar automaticamente sua velocidade, de forma a manter os
passageiros confortáveis.
Outro elemento-chave para o sucesso de um sistema de
condução autônoma é a capacidade de comunicação entre diferentes veículos, especialmente
se eles estão em algum ponto cego como em uma curva ou em lados opostos de um
obstáculo fora de estrada.
Em uma demonstração de condução off-road de última geração, a Jaguar Land Rover
conectou dois modelos Range Rover Sport por meio da inovadora tecnologia
Dedicated Short Range Communications (DSRC), criando o “Off-road Connected
Convoy”.
Esse sistema de comunicação sem fio de
veículo-para-veículo (V2V) compartilha informações em tempo real entre os dois
modelos que incluem: suas respectivas localizações, se alguma das rodas está
sem aderência, alterações de altura da suspensão e articulação de cada roda, o
uso do controle de progresso All-Terrain (ATPC) e qual é o modo Terrain Response atual.
Tony Harper também comentou: "Este sistema de
comunicação V2V pode facilmente conectar um comboio de veículos em qualquer
ambiente off-road. Se um veículo
estiver parado, outros veículos do comboio serão alertados — se as rodas caírem
em um buraco, ou talvez deslizarem sobre uma rocha difícil, essa informação é
transmitida para todos os outros carros. No futuro, um grupo de veículos
autônomos poderia usar essa informação para ajustar automaticamente as
configurações ou até mesmo mudar sua rota para ajudá-los a lidar com um
obstáculo.
Em uma experiência de safári, os carros seguiriam em
comboio e receberiam instruções do veículo líder de onde desacelerar e parar,
de modo que os passageiros possam tirar as melhores fotografias".
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