quarta-feira, 24 de abril de 2013

FORD ABRE CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARAESTUDANTES NA FÁBRICA DE CAMAÇARI



A Ford abriu as portas do seu Centro de Educação Ambiental, na fábrica de Camaçari, na Bahia, para visitas de estudantes de escolas públicas da região. O objetivo é promover aulas de cidadania e meio ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação de Camaçari, que cuida do transporte e do agendamento das escolas interessadas.

A primeira escola a participar do programa foi a Edvaldo Boaventura, com 32 alunos do 6º ano do ensino fundamental. As visitas, realizadas todas as sextas-feiras,  têm parte teórica e prática. Os estudantes podem conhecer técnicas agrícolas, como: construir uma horta, cultivar alimentos orgânicos e ervas medicinais, produzir mudas, fazer compostagem de resíduos orgânicos, aproveitar água da chuva e construir brinquedos.

No final, os professores recebem uma cartilha de orientação de práticas sustentáveis nas escolas e os alunos ganham um boton "Sou um amigo da natureza". Cerca de 10 pessoas trabalham na área, que conta ainda com objetos como sofás e horta feitos com garrafas PET.

Mudas para florestamento
O Centro de Educação Ambiental da Ford em Camaçari ocupa uma área de 18 mil metros quadrados. Ele faz parte do projeto original da fábrica, inaugurada em 2001, e já produziu mais de 185.000 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como arueira, ingá, urucum, sucupira, ipê e pau-brasil, para o florestamento de uma área de 26 hectares no entorno da fábrica, além de plantas ornamentais para os jardins e doação. 

Todo ano, geralmente no Dia da Árvore, 21 de setembro, são doadas cerca de 2.000 mudas para os empregados, além de prefeituras e escolas. Desde 2005, o centro utiliza as sobras dos restaurantes para compostagem.

"Esse é um projeto totalmente novo e diferente do que já fizemos no município, desde que chegamos aqui. A proposta é que as crianças entendam o que foi ensinado e possam ser multiplicadores na escola, na família e na comunidade", diz Cristiane Silva, coordenadora ambiental da fábrica. Segundo ela, essa iniciativa fortalece a atuação ambiental da Ford, que busca continuamente implementar novas ações de sustentabilidade em seus processos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário