terça-feira, 30 de abril de 2013

Mercedes-Benz apresenta nova geração de caminhões Unimog e Econic para o mercado europeu



A Daimler Trucks, maior fabricante de caminhões do mundo, apresenta a nova gama de veículos especiais Mercedes-Benz para o mercado Europeu. Trata-se do Unimog com dez modelos – do Unimog U 216 ao Unimog U 5024 – e versões de 2 e de 3 eixos do Econic, que destaca-se por sua entrada em piso baixo. Esses veículos inauguram a era dos motores Euro 6 no segmento.
As novidades são combinadas com um considerável aumento de desempenho, eficiência e facilidade de operação. A respeito dos desafios relativos ao atendimento à norma de emissões Euro 6, que envolveram a introdução de componentes adicionais, foi possível manter e até aprimorar as vantagens das duas gamas desses caminhões especiais.
Como a legislação Euro 6 entrará em vigor na Europa a partir de 1º de janeiro de 2014, a Mercedes-Benz está completando assim a sua gama de veículos comerciais. Além do Unimog e do Econic, isso inclui também as famílias de caminhões Atego, Antos, Arocs e Actros. Os novos motores geram até 90% menos emissões de gases de escape e de material particulado em relação a seus antecessores.

Novo portfólio do Unimog
Na nova configuração dos caminhões especiais Unimog, os modelos U 216 e U 218 substituíram os antigos Unimog U 20 como veículos compactos com entrada baixa, aproximando-se das versões de motores mais fortes (U 318, U 423, U 430, U 527 e U 530). Nestas identificações, o primeiro número denota o tamanho (por exemplo, 4 corresponde ao atual Unimog U 400), enquanto os dois números seguintes correspondem aos primeiros dois números da potência, por exemplo, 23 para 230 hp.
Todos esses novos modelos Unimog estão sendo lançados com cabina panorâmica totalmente redesenhada e com novos sistemas hidráulicos de operação e força. Outro grande destaque é o sistema de tração sinergética, que permite a mudança da transmissão manual para a transmissão hidrostática durante a condução. Todas essas inovações trazem apreciáveis diferenças quanto à eficiência do Unimog.
O Unimog U 4000 off-road e o U 5000 também apresentam design mais avançado em detalhes importantes e agora são conhecidos pelos números de referência U 4023 e U 5023.
Para o Econic – as versões com chassis de 2 e 3 eixos agora com opções de tração 4x2, 6x4 e 6x2/4 com eixo eletronicamente direcionável para frente e eixos de arraste – o conceito da cabina de entrada baixa recebeu ainda mais recursos, com um grande número de inovações ergonômicas importantes. Além disso, o custo-benefício é claramente melhor, pois seu consumo de combustível e os custos de manutenção e reparo foram reduzidos. A carga útil permanece a mesma, mesmo sendo equipado com itens de maior peso para o atendimento do Euro 6.

Eficiência para enfrentar o futuro – BlueEfficiency Power
Dois motores da série BlueEfficiency Power, com designs radicalmente novos, garantem que o Unimog atenderá à norma de emissões Euro 6, ganhando, ao mesmo tempo, maior potência. O Econic também recebeu dois motores dessa geração: OM 934 e OM 936, com três versões de 4 cilindros e duas de 6 cilindros, cujos desempenhos vão de 115 kW (156 hp) a 260 kW (354 hp), com capacidades de 5,1 litros e 7,7 litros.
Os excelentes propulsores combinam o baixo consumo de combustível com gases de escape extremamente limpos, atendendo ao Euro 6. No caso do Econic foi possível reduzir o consumo em até 4%. Os motores, já utilizados com sucesso nos caminhões Antos e Atego, são muito convincentes, com potências e torques aprimorados e aceleração expressivamente melhorada em todas as marchas da transmissão.

Economia de espaço em chassis compactos
Também foi atribuída grande importância à economia de espaço nos aprimoramentos voltados ao atendimento dos padrões da norma Euro 6. Essa tarefa foi enfrentada pelos engenheiros como grande desafio, devido aos chassis compactos dos veículos Unimog e também ao conceito de entrada em piso baixo do Econic. Além da recirculação dos gases de escape, a solução envolveu um sistema que compreende outros itens, como filtro de material particulado, injeção de AdBlue e um catalisador SCR, entre outros.

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