segunda-feira, 29 de abril de 2013

MAN Latin America prepara encarroçadores argentinos para transição ao Euro 5



A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, recebeu esta semana, pela primeira vez, em sua fábrica em Resende (RJ) alguns dos principais encarroçadores argentinos para apresentar em detalhes seu portfólio Euro 5. A nova legislação de emissões entra em vigor no país vizinho em 2014 e a ideia é antecipar sinergias e oportunidades de parceria para aumentar a participação dos chassis Volksbus no mercado argentino.
A exemplo do que já realiza no Brasil, a montadora vê esse relacionamento próximo como fator crucial para o sucesso em vendas de seus ônibus, uma vez que amplia o alinhamento dos projetos do chassi ao da futura carroceria, beneficiando o cliente. A estratégia contribui para esse maior intercâmbio de informações e facilita a comercialização de ambos os produtos.

Esse esforço inédito já mostrou seu potencial e expandiu o leque de oportunidades entre a montadora e encarroçadores. “A iniciativa é muito importante e pertinente para que possamos conhecer melhor a operação da MAN Latin Ameirca e de seus produtos, identificando futuras possibilidades de parceria na Argentina. A carroceria não é nada sem o chassi e vice-versa”, ressalta Héctor Rossi, da Carrocerias Lucero SRL e um dos participantes do encontro.

Em 2013, a MAN Latin America comemora 15 anos de presença de produtos Volkswagen e MAN no mercado argentino. E a montadora vem dedicando cada vez mais esforços para continuar a crescer sua participação no país vizinho.

Transição ao Euro 5 exige investimento também nas carrocerias
Pelo texto atual da legislação, os encarroçadores argentinos devem seguir o mesmo modelo adotado no Brasil. Ou seja, para cada novo veículo ou motorização, cumprirão o processo completo de homologação do projeto da carroceria. Esse desenvolvimento requer investimento e planejamento prévio e a parceria com a MAN Latin America vem para somar, suavizando a transição para essas empresas.

Encarroçadores reconhecem diferenciais do chassi VW
Entre as novidades apresentadas da linha Volksbus Euro 5, um dos destaques ficou por conta da motorização própria. O MAN D08, produzido no Brasil pela MAN Latin America, equipa alguns dos novos chassis e traz como grande diferencial o sistema de tratamento de gases EGR (de Recirculação de Gases de Exaustão), no qual não é necessária a adição do Arla 32 e não há interferência no encarroçamento do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário