domingo, 21 de abril de 2013

Mundial de Rally Cross Country



Dizem que Doha significa "á árvore grande". Significado interessante para a capital do único país verdadeiramente desértico do mundo, sem nenhuma água natural de superfície, mas apresentando uma costa de 563km de belas praias e geografia que mescla dunas, areia e pedras.

A "casa" da 3ª etapa do circuito mundial de rally cross country promete uma competição de alto nível. Com grid de 35 carros, o rally honra quem atravessa metade do mundo para conhecer suas trilhas. Serão 1500,91km de trechos cronometrados de um total de 1.525,11 totais, ou seja 98,4% de especiais, quase 100% de cada dia contra o relógio.

Com a palavra, quem escolheu cada km
"Nossa prova é bem diferente da de Abu Dhabi. Teremos areia e dunas e pistas de todo tipo e feito, mas sempre com pedras, muitas pedras. Aqui prevalece a navegação por GPS e basta um descuido para se estar fora da pista, da prova. Some a isso o calor, sempre em volta dos 40 graus e vencerá quem melhor administrar todas estas variáveis em alta velocidade", explica o português Jaime Santos, responsável pelo levantamento da prova e que atua como chefe de segurança da competição. Ele também assina no Brasil a direção de prova do Rally dos Sertões.


Mudança no Cockpit
Especialmente para esta etapa, Marcos Moraes troca de navegador. Kléber Cincea substituirá Du Sachs, que permanece no Brasil para concluir o levantamento da edição 2013 do Rally dos Sertões. Kléber é o navegador atual Vice-Campeão Brasileiro, título conquistado junto a Lucas Moraes quando competia na MEM Motorsport em 2012. "De casa", ele aceitou prontamente o desafio de encarar o Sealine Cross Country Rally.

Expectativa
"Esta é minha estreia no Qatar. Estou muito atento a todas as informações sobre a competição e optei por chegar antes do início das vistorias para melhor observar o que a região tem a oferecer. Ontem dei uma volta de UTV nas dunas, mas estamos falando de cross country, até a largada tudo que vou colher são impressões e informações vindas dos mais experientes aqui. Creio que teremos uma prova dura, bem levantada, na qual teremos a responsabilidade de nos superar e pontuar com eficiência", garante Marcos, que nesta etapa mantém-se competindo a bordo de uma Nissan Patrol.

Programação
Nos dias 21(hoje) e 22 de abril acontecem as vistorias administrativas e técnicas no Losail Circuit.
Dia 22 também acontece a cerimônia de abertura da competição em Al Corniche.
De 23 a 26 de abril teremos 4 etapas, com a seguinte quilometragem em disputa:
23/04 - 405,12 km
24/04 - 413,19 km
25/04 - 407,10 km
26/04 - 275,50 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário