quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Mercedes-Benz junta-se ao Projeto Hackatruck para inovar com universitários pelo Brasil

O caminhão Mercedes-Benz Actros, top de linha da marca, pega estrada Brasil afora para levar uma carga preciosa – o conhecimento. A partir de fevereiro, ele irá puxar uma carreta especial, que abriga um laboratório móvel de capacitação de universitários para novas tecnologias, como computação em nuvem e inteligência artificial. O roteiro de 2020 prevê paradas em nove instituições de oito cidades de vários estados.
Com essa iniciativa, a Mercedes-Benz passa a ser parceira do HackaTruck MakerSpace, programa idealizado pelas empresas de tecnologia IBM e Flex e voltado a estudantes de Tecnologia da Informação e Comunicação com ênfase na Internet das Coisas e outros conceitos da Indústria 4.0. A carreta tem capacidade para 56 alunos, que, após uma fase inicial de ensino à distância, são selecionados para 100 horas de aulas presenciais (4 horas por dia, 5 dias da semana), quando materializam suas ideias na forma de aplicativos.
O HackaTruck MakerSpace tem a colaboração da Apple e é executado pelo Instituto Eldorado. Criado em 2015, já atendeu 46 universidades de vários estados. Nesses quatro anos, foram mais de 8.000 alunos nos cursos à distância
e 2.200 nas aulas presenciais no laboratório móvel. A carreta já rodou por mais de 75.000 km e mais de 500 apps e protótipos foram produzidos pelos universitários.

Na carreta laboratório, os participantes dispõem de ferramentas e equipamentos de última geração para desenvolver aplicativos que tragam soluções e benefícios para a sociedade e que sejam efetivamente práticos para o dia a dia das pessoas.
Para 2020, o laboratório já tem agendado projetos em várias regiões brasileiras, incluindo Univille (Joinville, SC), Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ), CEFET (Nova Friburgo, RJ), Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa, PB), Universidade Federal de Itajubá (MG), UFScar (São Carlos, SP), Senac (São Paulo), USP (São Paulo) e Unisep (Maringá, PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário