Sustentabilidade, baixa emissão de poluentes e economia de combustível estão entre os principais objetivos da Audi para a criação de novos modelos. Os temas foram destacados pelo presidente mundial da AUDI AG, Rupert Stadler, durante apresentação da marca no 83º Salão do Automóvel de Genebra, nesta terça-feira, dia 5.
O CEO da
companhia subiu ao palco no estande da montadora alemã para apresentar,
mundialmente, os novos modelos que seguem estes conceitos: o Audi A3 Sportback
e-tron (com funcionamento elétrico e a combustão) e o Audi A3 Sportback g-tron
(movido a gás natural). “Estes são os primeiros produtos na categoria de
compactos premium movidos a eletricidade ou gás”, destacou Stadler.
Autonomia também
fez parte do discurso do executivo, que brincou ao falar do A3 g-tron, que pode
rodar até 1.300 km abastecido com gás e gasolina: “Com ele, podemos fazer uma
viagem de Genebra à fábrica de Ingolstadt, na Alemanha, sem precisar
abastecer”.
As baixas
emissões dos modelos também foram enfatizadas pelo CEO. O Audi A3 e-tron
utiliza apenas 1,5 litros de combustível por 100 km, o que corresponde a
emissões de CO2 de 35 gramas por km. Os dois modelos serão comercializados na
Europa ainda em 2013.
A terceira
estreia mundial da Audi no evento foi o Audi RS Q3, primeiro modelo RS da
família de utilitários esportivos da marca. Além dos jornalistas presentes, a
coletiva também pode ser acompanhada ao vivo, pela internet, no site de
imprensa da Audi.
Ainda nesta
terça-feira, a montadora alemã irá apresentar duas atrações para os fãs de
automobilismo: o Audi R8 GRAND AM “Daytona victory car” e o Audi RS 5 DTM.
Audi A3
Sportback e-tron
A montadora dos
quatro anéis apresentou mundialmente no Salão do Automóvel de Genebra o novo
Audi A3 Sportback e-tron, com funcionamento elétrico e à combustão. Com 204 cv
de potência e 350 Nm de torque, o veículo tem desempenho esportivo garantido. A
versão híbrida plug-in do Audi A3 acelera de a 100 km/h em 7,6 segundos e tem
velocidade máxima de 222 km/h. De acordo com a norma ECE (europeia) para
automóveis híbridos do tipo plug-in (abastecidos na tomada), o modelo de cinco
portas consome, em média, apenas 1,5 litros de combustível por 100 km, o que
corresponde a emissões de CO2 de 35 gramas por km. Com o motor elétrico, o Audi
A3 e-tron atinge uma velocidade máxima de 130 km / h e tem autonomia de 50 km.
O motor a
combustão é um 1.4 TFSI modificado, que produz 150 cv de potência. Já o motor
elétrico acrescenta 102 cv de potência. A transmissão e-S tronic de seis
velocidades redesenhada transfere a potência para as rodas dianteiras. Os dois
motores se complementam: o motor elétrico proporciona o seu torque máximo a
partir de 2.000 rpm e a potência máxima do 1.4 TFSI está disponível entre 1.750
e 4.000 rpm. O Audi A3 e-tron pode ser conduzido de três modos distintos:
apenas com o motor a combustão, só com elétrico ou em modo híbrido.
Audi A3
Sportback g-tron
A Audi está
dando um grande passo e direção à mobilidade sustentável com a apresentação do
A3 Sportback g-tron. O carro compacto de cinco portas utiliza gás natural, que
também será produzido pela Audi na instalação de Werltem, na Alemanha
(Audi-e-gas). Com este projeto do e-gas, a Audi é a primeira fabricante
de automóveis a desenvolver a cadeia completa de energia sustentável.
No Audi A3
Sportback g-tron, o GNV (Gás Natural Veicular) é armazenado em dois tanques sob
o assoalho do compartimento de bagagem. O Audi A3 Sportback g-tron é totalmente
bicombustível e os desempenho são idênticos nos modos GNV ou gasolina. A autonomia
a gás é de cerca de 400 km; já a gasolina garante outros 900 km. Dois monitores
no painel de instrumentos mostram o nível de combustível em cada um dos
tanques.
O motor 1.4 TFSI
tem potência de 110 cv e 200 Nm de torque. A velocidade máxima é de 190 km/h e
a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11 segundos. O carro de cinco portas
consome, em média, menos de 3,5 kg por 100 km de GNV ou Audi e-gas - o
combustível que é gerado a partir de eco-eletricidade no projeto da Audi. As
emissões de CO2 são menos de 95 gramas por km no modo gás. A previsão é que os
compradores do Audi A3 Sportback g-tron poderão obter o e-gas em estações de
abastecimento, como ocorre com modelos elétricos. O modelo será vendido na
Europa a partir do segundo semestre.
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